Planejamento de vendas para sua videoaula

Planejamento de vendas para sua vídeo aula

Organizar o planejamento de vendas da sua vídeo aula é essencial para que você consiga desenvolver um crescimento sustentável neste mercado. Esta área normalmente é um mistério a ser desvendado pelos novos produtores, que possuem a habilidade de gravar o seu próprio conteúdo.

Aprender a vender o seu curso online não é muito difícil, basta ter foco e a mentalidade de um empreendedor.

Ter um planejamento de vendas é tão importante quanto planejar o seu conteúdo que vai constar em seu curso. O planejamento é de extrema importância para prever algumas dificuldades que você pode encontrar no caminho e traçar estratégias para agir rápido e não perder dinheiro por conta de uma variação de mercado, por exemplo.

Uma falha no planejamento ou desatenção nos números pode acabar com o seu sonho nesta terra fértil do ensino à distância.

Planejando as vendas da sua vídeo aula

Um planejamento é um conjunto de ações voltadas para atingir um determinado resultado. Um planejamento de vendas é composto por alguns tópicos importantes que devem ser levados em consideração, são eles: definição de metas, melhor discurso a ser empregado, ferramentas a serem contratadas e vertente de mercado a ser atacada.
Responder estes tópicos é relativamente fácil.

Definir as metas é saber onde, quando e como você vai chegar. O discurso a ser empregado será o de autoridade no assunto que você está propondo a falar. As ferramentas a serem contratadas vão ser o e-mail marketing e uma plataforma de hospedagem das suas vídeo aulas que melhor atenda as suas necessidades, podendo expandir para a terceirização do marketing de conteúdo e edição. E a vertente do mercado é o seu nicho, seu público-alvo.

Saber o tamanho do nicho que você está trabalhando é importante para compreender se o seu curso é viável (se existem pessoas dispostas a comprá-lo), e quanto tempo será a sua “vida útil”. Imagine que a sua vídeo aula é sobre algo muito técnico, como “aplicações da física quântica na teoria da incerteza”.

A quantidade de pessoas interessadas em consumir o seu curso é pequena, pelo conteúdo e seu conhecimento serem bem específicos o curso pode até custar mais, mas você também vai precisar de muito mais tempo para converter os seus prospects em uma venda. Ou seja, o ciclo de vendas deste curso em específico é pequeno.

Você precisa descobrir se o seu curso possui uma cauda longa, ou seja, se daqui a um ano ainda vão existir novos interessados na compra do seu conhecimento , ou se ele é voltado para um mercado de nicho muito específico, com um público pequeno.

Veja também: Planeje e tire sua vídeo aula do papel.

Ajuste o funil de vendas

Partindo do princípio que o jeito mais fácil de vender a sua vídeo aula é através do marketing de conteúdo ter um funil de vendas bem definido fará com que você faça o seu público-alvo percorrer toda a jornada do cliente da maneira mais rápida possível.

Desenvolver textos para os seus prospects que estão começando a conhecer o seu trabalho é essencial. Chamamos isso de topo de funil, nele você atingirá o maior número de pessoas possível para fazer com que você se torne conhecido e as pessoas comecem a acessar o seu site.

Após despertar o interesse, você precisa gerar a necessidade, estes seriam os textos do meio do funil de vendas. A partir daqui, você precisará começar a investir em remarketing para fazer com que as pessoas se lembrem de você, trazendo um reforço de marca.

Com isso você irá continuar atraindo elas para o seu site, com conteúdos mais aprofundados. Você pode fazer isso com campanhas patrocinadas no Facebook ou em AdWords.

Trabalhar com e-books e ferramentas de e-mail marketing para manter o contato direto com este prospect vai fazer a diferença em seu planejamento de vendas, pois este possível aluno já conhece o seu site e o seu conteúdo. E-books e webinars são ótimas ferramentas para captação de leads qualificados.

Possuir uma plataforma de hospedagem que ofereça diversas opções de compra e parcelamento para os seus alunos é fundamental. A plataforma EadBox, além disso, ainda lhe permite gerar cupons de desconto com data de validade e até mesmo por quantidade.

Clique no link abaixo e ganhe quinze dias grátis para testar essa ferramenta que vai ajudar a tornar o seu planejamento de vendas um sucesso.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

Análise de estratégia

Em vídeo aulas, o marketing de conteúdo é essencial para fazer com que suas vendas aumentem significativamente. Se você está começando separe uma verba inicial para investir em AdWords e publicações patrocinadas no Facebook.

Aprender as técnicas básicas de SEO para ranquear melhor o seu site também é importante.

Uma maneira eficaz de manter o seu planejamento de vendas alinhado é ficar sempre de olho nas métricas que o marketing digital lhe proporciona, por exemplo: se determinado post teve muito mais acessos do que os outros e um tempo de permanência maior em sua página, observe o que ele possui de diferente e aplique em seus próximos textos.

Pode ser desde o título chamativo, o conteúdo abordado e até a maneira com que ele foi redigido.

Nunca utilize títulos clickbaits, que são aqueles títulos feitos apenas para atrair público, mas que nada tem a ver com o conteúdo do texto. Além de diminuírem a relevância da sua página, prejudicando o SEO, você não vai entregar o conteúdo que o público deseja, e conteúdo é a alma da sua vídeo aula.

Manter a sua estratégia de investimento em no Facebook e AdWords é de extrema importância para conquistar resultados. Não invista dinheiro em campanhas que não dão o retorno esperado, faça testes A B para identificar qual é a estratégia com o melhor custo-benefício.

Principais erros em um planejamento de vendas

O pior erro que você pode cometer quando começa com o planejamento de vendas é definir metas que são impossíveis de bater. Isso pode acabar com a sua vídeo aula, pois projetar algo inatingível vai fazer com que você desanime do projeto, podendo até ficar no prejuízo.

Outro erro comum é traçar metas para não entrar no prejuízo. Lógico que evitar ficar no vermelho é importante, mas você precisa pensar em ter uma verba sobressalente para eventuais despesas que podem surgir. Declaração de impostos e reparos em seus equipamentos são exemplos de gastos inesperados que podem escapar do planejamento financeiro.

Ter sobra de caixa é importante não apenas para imprevistos, mas também para melhorar os seus processos, como a edição por exemplo.

Siga a EadBox nas redes sociais e receba dicas para fazer com que a sua vídeo aula fique cada vez melhor, transformando você em um ícone do EAD.

CTA Demonstração 1

Banner_Demonstração_Eadbox_2

Categorias