Ead: conheça oportunidades por trás dessa tendencia

EAD: Conheça as oportunidades por trás dessa tendência

O mercado de EAD cresce cada vez mais no Brasil, principalmente por conta da crise financeira que finalmente chegou às terras tupiniquins. O baixo valor do tíquete médio em comparação com os cursos presenciais fez com que esta modalidade se tornasse uma tendência cada vez maior.

Mas não são apenas os alunos que se beneficiam com o EAD, as empresas também se utilizam desta ferramenta para solucionar problemas internos.

O ensino à distância também democratiza o conhecimento, pois com uma infraestrutura mínima você também pode produzir conteúdo e disseminar o seu conhecimento. Quem possui um espírito empreendedor encontrou aí uma brecha de mercado para compartilhar o seu conteúdo e ainda ganhar dinheiro.

EAD para empresas

As plataformas de EAD são bem versáteis e podem fazer com que a sua empresa tenha um novo horizonte para desenvolver a sua comunicação interna. Aproximar o colaborador da empresa e cortar gastos com treinamentos são algumas das oportunidades que você pode se aproveitar. Expandir o seu mercado para áreas que antes você não conseguir alcançar também fazem parte deste pacote de vantagens do universo do Ensino à Distância.

Uma empresa com muitos funcionários e departamentos tende a ter problemas com a troca de informações dentro da sua estrutura. Se você já trabalhou em uma empresa de grande porte certamente já ouviu falar da “rádio peão”, não é verdade? Estes boatos surgem por conta de uma falha na comunicação, no qual o superintendente passa a mensagem para os gerentes, e os gerentes têm a missão de transmiti-las para os outros colaboradores.

E nesta parte que vira uma brincadeira de criança, você já brincou de telefone sem fio? O primeiro da fila cochicha no ouvido do amigo mais próximo uma palavra ou frase, que deve fazer o mesmo com o seguinte, e assim por diante até todos participarem. O último geralmente vai receber uma mensagem completamente diferente da original.

Com o EAD você corta os intermediários e faz com que o representante da empresa, com toda a autoridade possível, transmita a mensagem de maneira uníssona. Além de cortar o telefone sem fio e a “rádio peão”, o gestor vai ter a empatia do olho no olho que o vídeo proporciona. Com a plataforma certa você consegue até mesmo transmitir mensagens direcionadas para grupos determinados, tornando ela segmentada e customizada para um público-alvo específico.

Esta ação vai manter os seus colaboradores atualizados com o que ocorre tanto no macro, quanto no microuniverso empresarial. Com isso eles vão passar a se sentir parte fundamental da empresa, se sentindo a vontade para empreender internamente, dando sugestões para melhoria de processos.

Treinamento empresarial com EAD

Não importa se você trabalha com produtos ou serviços, possuir funcionários bem treinados vai fazer toda a diferença para o seu consumidor final. Um colaborador que saiba utilizar os softwares e compreenda como funciona o organograma da empresa pode propor melhorias e identificar gargalos, melhorando os resultados. Entretanto, para que estes colaboradores sejam treinados é necessária uma educação continuada e isso custava tempo, dinheiro e produtividade da empresa.

Leve em consideração que as pessoas que podem treinar são aquelas que melhor sabem utilizar as ferramentas, certo? Ou seja, enquanto estiverem dando aplicando o treinamento, elas não estarão em seus postos de trabalho, comprometendo a produtividade.

E é nessa parte que o EAD se destaca. Basta gravar uma única vez o treinamento que todos os colaboradores que entrarem na empresa vão poder ter acesso a todo o conteúdo. Esta estratégia é perfeita para empresas que possuem alta rotatividade de funcionários ou que desejam trabalhar uma educação continuada. Além disso, algumas ferramentas ainda contam com opções de transmissão ao vivo, ideais para ampliar o mercado da sua empresa, abrindo franquias sem perder a qualidade.

Clique no link abaixo e ganhe 15 gratuitos na plataforma EAD Box e confira os benefícios que o ensino à distância podem trazer para a sua empresa.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

Produtores de conteúdo

Você é especialista em algum assunto e acredita que possui um conteúdo de valor para transmitir, agora é a hora de investir no EAD. O mercado brasileiro está em uma curva ascendente e os consumidores estão dispostos a adquirir um conteúdo de qualidade, que agregue valor às suas rotinas do dia a dia. Vale lembrar que os alunos deste método de ensino são extremamente rigorosos quanto ao conteúdo, pois sabem bem o que querem.

O lado bom para começar a produzir uma vídeo aula é que você não necessita de equipamentos caros ou de um investimento gigantesco para começar. Uma câmera de celular e criatividade já são o suficiente para você começar a produzir as suas vídeo aulas. E aí sim, conforme o seu público for aumentando, você compra novos equipamentos e melhora a qualidade do seu produto.

Veja também: Como produzir vídeo aulas gastando pouco.

A edição dos vídeos é um ponto que você deve se atentar, pois nela você consegue reparar alguns defeitos na captação e ajustar o ritmo e o dinamismo de sua vídeo aula. É um processo complicado de aprender para quem nunca trabalhou com isso antes, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças.

Quanto mais rebuscada for a edição, melhor será o seu produto final. Ao invés de passar horas editando algo que você não possui aptidão, experimente terceirizar a edição e utilize este tempo para produzir ainda mais conteúdo.

Lembre-se que nas vídeo aulas o seu conteúdo é o mais importante de tudo, portanto o maior investimento está em seu intelecto. Quanto melhor for a sua aula, mais você vai vender; quanto mais vendas, melhores conteúdos. É uma roda que gira a seu favor, pois o que importa é a experiência do aluno.

Para garantir isso a ele, como várias opções de compra e uma interface amigável você precisa hospedar as suas aulas na plataforma EadBox.

CTA Aluno ideal

criar persona do aluno ideal e planejamento digital

Categorias