organização pessoal

Aprenda a fazer sua organização pessoal e melhore a produtividade

Ter uma boa organização pessoal é item essencial para viver com tranquilidade, alcançar mais objetivos e dedicar tempo e atenção para ações que realmente o merecem. Assim como vários outros hábitos do dia a dia, ser uma pessoa organizada consiste na união de várias pequenas ações que podem ser feitas de forma cotidiana.

Uma pessoa organizada também tem uma melhor produtividade e qualidade em relação ao trabalho desempenhado, o que influencia no aspecto e imagem profissional. Alguns dos principais itens que atrapalham a vida de uma pessoa desorganizada é a procrastinação, acúmulo de tarefas e a falta de tempo. Colocando isso tudo no papel, investindo na organização pessoal é possível melhorar a vida em todos os quesitos.

Se você tem dúvidas e não sabe por onde começar a ser uma pessoa mais organizada, com certeza te ajudaremos com esse artigo. Confira.

Veja também: Gestão do tempo e produtividade no trabalho: potencialize seus resultados

organização pessoal

Como ser uma pessoa mais organizada?

Primeiramente, para ter uma boa organização pessoal, você precisa saber o que está te impedindo disso. Por exemplo:

  • Você é uma pessoa que se atrasa com frequência? Então tente acordar/começar a se arrumar um pouco antes;
  • Você chega ao final do mês e não consegue pagar todas as contas? Faça um levantamento e veja onde pode economizar – ou o que está consumindo em excesso;
  • Sua produtividade no trabalho está deixando a desejar? Analise a si mesmo – e ao seu redor – para descobrir o que está causando isso. É falta de conhecimento sobre a sua função? O clima na empresa está ruim? Está desmotivado?
  • Está se sentindo sem tempo para nada? Otimize suas ações e verá que sobra tempo, sim, para ações da sua vida pessoal.

Esses são apenas alguns exemplos da falta de organização pessoal que podem levar a maiores consequências.

O que vale ressaltar é que, independentemente do seu problema causado pela falta de organização, você deve parar, pensar com calma e identificar a principal causa.

A partir de então, cabe à você tomar as rédeas da situação e colocar as suas ações nos trilhos, aderir novos hábitos à sua rotina e ter força de vontade para colocá-los em prática com frequência.

Você também pode se interessar por: Checklist: organize suas tarefas e aumente a produtividade

Dificuldades com a organização financeira pessoal

Muitas pessoas sofrem para se organizar de acordo com seus ganhos e despesas. São várias aquelas que falam: “quanto mais você ganha, mais você gasta”. Mas essa máxima não precisa ser real. É claro que todos temos o direito de, de vez em quando, investir em produtos e/ou serviços pensando apenas no nosso lazer. Porém, para fazer isso de maneira tranquila e sem prejudicar o orçamento das outras áreas, existem algumas atitudes básicas a serem feitas. Citamos três que merecem destaque:

1. Conheça a sua receita e suas despesas

É preciso acompanhar, mensalmente, os seus ganhos e seus gastos. Para fazer isso, anote. Você pode anotar em uma agenda ou usar aplicativos no celular que auxiliam neste controle. Não importa como, mas tome nota do que gastar.

Pode não parecer tão importante mas ao final, com certeza, você perceberá que vários pequenos gastos fazem uma grande mudança no orçamento geral. Assim, terá mais consciência do que economizar para um próximo mês.

2. Sempre compare os preços

Não importa se você vai comprar online ou em lojas físicas: tire um tempo para comparar os preços. Nessa “brincadeira” você pode economizar bastante dinheiro – e conhecer novas lojas e/ou prestadoras de serviço que apresentem melhores condições financeiras para você.

3. Cuidado com o consumo desenfreado

Apenas compre aquilo que você precisa. Anote quais são as suas necessidades para um próximo período e foque nelas. Caracterize-as em ordem de prioridade e sempre comece pelo mais necessário.

Evite cair em tentações e promoções. Já saia de casa sabendo exatamente do que você precisa.

4 Dicas de organização pessoal

Além de se preocupar com a questão financeira, também existem outros tópicos que são exponencialmente melhorados quando há organização pessoal. Entre eles, a produtividade nos trabalhos/estudos, otimização do tempo e menor estresse causado devido à desorganização e despreparo.

Confira algumas dicas que podem ajudar a sua vida melhorar para melhor no quesito da organização pessoal:

1. Faça listas / checklists

Podem ser diários, semanais, mensais, trimestrais, semestrais, anuais… Nunca são demais. É importante listar e documentar os seus objetivos em todos os âmbitos da sua vida. Eles te auxiliam a saber qual caminho seguir e quais as suas prioridades para determinado período.

Você pode saber mais sobre o assunto e fazer com que o seu próximo mês renda ainda mais dando uma olhada nesse modelo Checklist – Abril 2018, por exemplo.

2. Tenha uma agenda e um calendário sempre por perto

Por mais que haja toda a inovação tecnológica para auxiliar, existem pessoas que ainda funcionam melhor com o papel e caneta. Por isso, em sua mesa de trabalho, tenha sempre um calendário e uma agenda. Use-os para anotar os seus compromissos e lembrar de datas importantes com antecedência. Assim, poderá se organizar caso precise sair um dia mais cedo do trabalho ou se preparar para uma reunião importante.

3. Use e abuse das facilidades que a tecnologia oferece

Além do papel e caneta, a tecnologia também é de grande auxílio para a organização. Você pode baixar aplicativos que auxiliem a tomar notas e se organizar, por exemplo. Dois aplicativos muito legais nesse quesito são:

  • O Evernote – uma espécie de bloco de notas, porém, muito mais completo. Esse aplicativo é ótimo para pessoas que precisam trabalhar com um grande número de informações.
  • O Smartr Contacts – ideal para pessoas que trabalham diariamente com muitas pessoas e contatos: clientes, fornecedores, investidores, colegas em outras localizações, etc.

Esses são apenas dois dos inúmeros aplicativos disponíveis no mercado. Vale a pesquisa e encontrar os que melhor se adaptam ao seu dia a dia.

4. Tenha prioridades e foque em uma tarefa de cada vez

Organize sua lista de prioridades e só passe para a próxima tarefa no momento que terminar a anterior. Veja quais são as demandas urgentes (que devem ser feitas de maneira imediata), as importantes (que podem ser resolvidas até o final da semana, por exemplo), e as circunstâncias, que precisam ser desenvolvidas, mas sem pressa.

Comece a se organizar

Agora que você já sabe por onde começar, não perca tempo e comece a sua organização pessoal ainda hoje. Com certeza, ao final do dia – da semana, ou do mês – você agradecerá por isso.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias