canvas da proposta de valor

Conheça o canvas da proposta de valor e defina a sua agora mesmo!6 min read

Você sabe o que é canvas da proposta de valor e como utilizá-lo a seu favor?

Se você nunca ouviu falar dessa ferramenta de gestão empresarial, deve saber que esse é um modelo de organização que auxilia as empresas a desenvolver soluções de acordo com a demanda do seu público.

Ou seja: quando bem feito e seguido pela corporação, o canvas da proposta de valor faz com que sejam criados ou comercializados os serviços e produtos que os clientes realmente desejam.

Nesse artigo você poderá conhecer um pouco mais sobre as vantagens de apostar no canvas – e como fazer um modelo ideal para a sua empresa.

Veja também: Veja como definir uma proposta de valor e criá-la em seu negócio

canvas da proposta de valor

Business model canvas: o estudo que deu origem ao canvas da proposta de valor

Para entender o que é o canvas de proposta de valor, é interessante conhecer o estudo que deu origem a ele. Ele é conhecido como business model canvas – ou quadro de modelo de negócios.

Esse estudo é dividido em nove blocos que exemplificam como funciona o modelo de negócios ideal. Ou seja: funciona como um passo a passo que os empreendedores deveriam seguir na hora de criar ou dimensionar a sua empresa.

Os blocos que compõem o business model canvas são:

  • Segmento de clientes;
  • Oferta de valor;
  • Canais;
  • Relacionamento;
  • Fontes de renda;
  • Recursos-chave;
  • Atividades-chave;
  • Parcerias-chave;
  • Estrutura de custos.

A partir desse estudo foi criado o canvas da proposta de valor. Ele é um detalhamento de dois blocos do quadro de modelo de negócios: o de “proposta de valor” e o de “segmentos de clientes”.

Como surgiu o canvas da proposta de valor?

Esse formato de estudo auxilia a empresa a compreender melhor o seu cliente. Por unir os blocos de “proposta de valor” e “segmentos de clientes”, o canvas da proposta de valor responde às duas principais questões propostas por esses blocos, são elas:

  • O que a empresa cria/faz/comercializa?
  • Para quem a empresa cria/faz/comercializa?

Por serem questões de tamanha importância, elas foram separadas do resto dos blocos e ganharam um estudo específico sobre elas – o canvas da proposta de valor.

Confira este vídeo (em inglês –  acione as legendas!) de como montar um canvas da proposta de valor:

Quando a empresa deve fazer e usar o canvas?

O estudo deve ser feito no momento em que a empresa está começando a deixar de ser uma ideia e se tornando um negócio real.

Também pode ser utilizada uma empresa que já atua no mercado, mas que deseja entender melhor os seus clientes.

Ele é ideal para quem quer construir propostas de valor inovadoras.

Assim, produzirá produtos que atenderão com mais efetividade as necessidades deles – e, com isso, aumentará o seu rendimento.

Vale lembrar que esse canvas funciona – e é extremamente útil, – para empresas de todas as áreas e tamanhos.

As principais vantagens em investir nesse formato de estudo é desenvolver os serviços e produtos de acordo com o desejo e necessidade do público. Assim, a empresa economiza tempo, dinheiro e recursos. Além disso, passa a entender quais são as suas falhas atuais e pode melhorar seu desempenho futuro.

Como fazer o canvas da proposta de valor?

A ferramenta possui dois lados distintos: o lado do cliente e o lado do mapa de valor. Nesse sentido, a empresa deve uni-las e fazer com que fiquem em harmonia.

Confira como fazer isso:

Bloco do cliente

Aqui é o momento de fazer o perfil do seu cliente. Quais suas tarefas, quais suas dores/problemas e quais seus ganhos:

  • Tarefas: O que os clientes fazem/precisam fazer no seu dia a dia – tanto no trabalho quanto na sua vida pessoal? Que necessidades estão querendo suprir? Quais são suas atividades
  • Dores/problemas: o que incomoda esse cliente? O que ele deseja resolver? O problema que será resolvido é financeiro ou emocional?
  • Ganhos: quais os objetivos/resultados que esse cliente deseja para a sua vida? Quais você conseguirá resolver com os seus produtos/serviços? Em quanto tempo você conseguirá auxiliar o seu cliente?

Bloco do mapa de valor

Esse bloco também se divide em três grandes partes, são elas:

  • Produtos e serviços: o que a sua empresa oferecerá aos clientes? Quais os seus diferenciais? Qual a frequência em que o cliente fará uso do seu serviço/produto?
  • Analgésicos/alívio das dores: quais problemas o seu serviço/produto resolverá para aqueles que o consumirem? Reduzirá os custos do seu cliente? É um bom custo-benefício para ele?
  • Criadores de ganhos: quais os benefícios que os clientes terão ao consumir os seus serviços/produtos? Você conseguirá superar as expectativas do seu público?

Tendo esses dados em mãos, a empresa tem um panorama detalhado de como a sua proposta de valor irá transformar a vida de seu cliente.

Complemente a leitura com: Encontre oportunidades de negócios para empreender com nossas dicas

Após o estudo é hora de colocá-lo em prática e transformá-lo em realidade

Um bom estudo é essencial para que uma empresa tenha sucesso no mercado. Porém, ele sozinho, não é garantia de nada. Isso porque uma empresa que prospera precisa de inúmeros fatores para alcançar suas metas.

Um negócio precisa ser economicamente viável, com fontes de receita factíveis, se adaptar à realidade – que muda com frequência, – e, é claro, que possuir clientes fiéis.

Uma dica é ir além do canvas da proposta de valor e produzir todo o estudo do business model canvas que. Dessa forma, você terá um modelo mais detalhado, o que também auxilia o empreendedor a investir e entender de forma mais eficaz todo o mercado, seus clientes, as parcerias a serem feitas, entre outros.

Sua empresa já produziu um canvas da proposta de valor?

Esse material é de extrema importância para conhecer melhor o seu público e entregar soluções mais adequadas a ele. Exige, sim, um momento grande e específico de pesquisa, porém, é de grande valia para a empresa.

Isso porque a empresa pode ser maravilhosa e oferecer produtos e/ou serviços de muita qualidade. Mas de nada adianta isso se não há um público interessado em consumir o que é oferecido.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre esse estudo, já pode começar a produzir o canvas da sua empresa.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco!

Já pensou em fazer o canvas de um negócio de cursos online? Com a Eadbox você cria cursos, divulga, vende e ainda administra tudo isso!

Aproveite e baixe nosso e-book para saber como deixar sua empresa mais produtiva:

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias