exemplos de metas SMART

5 exemplos de metas SMART e como alcançar seus objetivos7 min read

Neste artigos veremos o que significa metas SMART, como alcançar seus objetivos por meio da aplicação dessa técnica, entendendo porque cada vez mais empresas estão colocando em prática na sua gestão. Além, é claro de apresentar exemplos de metas SMART.

Definir metas e objetivos antes de tomar qualquer ação é uma atitude importante para saber como alcançar seus objetivos. No cenário empresarial, ganha espaço os exemplos de objetivos SMART.

O que significa metas SMART

Basicamente as metas SMART são uma ferramenta que auxilia na definição de metas e a entender como alcançar seus objetivos de forma clara.

Esse método possui esse nome porque vem da inicial de 5 palavras em inglês. São elas:

S = specific (específico)

M = measurable (mensurável)

A = attainable (atingível)

R = relevant (relevante)

T = time based (ou temporal)

Veja também: Definição de metas para seu curso online

meta smart

Colocando a meta SMART em prática

Para continuar entendendo o que significa objetivos SMART, apenas citar o significado de cada letra não explica de forma didática o que eles podem fazer por seu negócio.

Por isso, apresentaremos exemplos de metas SMART, o que é cada letra e, aí sim, você começará a entender como alcançar seus objetivos:

S – Specific, ou específica

Uma meta, para ser considerada específica, deve responder algumas perguntas. São elas:

  • O que eu quero alcançar com essa meta?
  • Como ela será alcançada?
  • Onde ela será realizada?
  • Quem serão os responsáveis por ela?
  • Qual o motivo que faz ela ser seguida?

Assim sendo, fica claro que: para definir um exemplo de meta SMART, o primeiro passo é entender e saber como responder a essas questões básicas. A partir de então, é possível seguir em frente para a próxima letra.

M – Measurable, ou mensurável

Todos os exemplos de metas SMART devem permitir a mensuração. É isso que o “M” de “SMART” significa. Para uma meta ser mensurada, ela precisa responder as perguntas:

  • Quanto tempo será necessário para alcançá-la?
  • Qual o resultado que quero obter?

A partir dessa definição no momento da construção da meta, você poderá acompanhar os resultados e entender se você está próximo, ou não, de alcançá-la.

A – Attainable, ou atingível

A meta foi criada para ser atingida. Ou seja, antes de traçar um objetivo, é preciso avaliar, principalmente, o ponto a seguir:

  • É possível atingir a meta?

Para saber dessa resposta, avalia-se o histórico da empresa e, se necessário, se faz uma pesquisa com os colaboradores da instituição.

É preciso que as respostas sejam positivas para que você saiba como alcançar seus objetivos como desejado.

R – Relevant, ou relevante

  • A meta a ser conquistada é relevante?

Para saber se ela responde a essa questão, deve-se observar os principais números da empresa – número de clientes, faturamento e lucro. Quanto mais relevante for a meta, mais ela impactará nesses números.

T – Time based, ou temporal

O “T” na meta SMART ressalta a importância de estabelecer o tempo que será necessário para alcançar o objetivo traçado.

Se você deseja aprender a como definir metas dentro de uma período de tempo alcançável, sugerimos a leitura do artigo exclusivo; Gestão de tempo: aumente a produtividade e os resultados.

5 exemplos de metas SMART: aplicando na sua realidade

De forma a facilitar o entendimento, vamos ver alguns exemplos de metas SMART para que você possa relacionar com sua realidade e aprender como alcançar seus objetivos.

Agora que você já sabe o que significa metas SMART é hora de colocá-la em prática. Por isso, veja alguns exemplos de objetivos SMART:

1. Aumento de vendas

Meta: Aumentar 25% (mensurável) das vendas no setor masculino da loja de departamentos (específica) até novembro de 2018 (tempo definido).

O exemplo de objetivo SMART acima, pode ser entendido como mensurável, específico e com tempo definido. Ele também é relevante, pois impacta nos lucros da empresa de forma direta. A capacidade da meta ser atingida varia da empresa para empresa, uma vez que, um crescimento de 25% pode ser real para algumas empresas enquanto que para outras não.

2. Implantação de um processo

Meta: Instituir uma ação voluntária para os colaboradores da empresa até outubro de 2018 (temporal). O objetivo é de arrecadar brinquedos para o dia das crianças (específica), que é comemorado em 12 de outubro.

As metas SMART não precisam estar relacionadas apenas a capacidade de gerar lucro de uma empresa. Qualquer objetivo deve ser construído com a mesma linha de pensamento.

A meta acima está relacionada a ações de endomarketing, à responsabilidade social da empresa e ao envolvimento dos funcionários na ação. Além de temporal e específica, ela também pode ser considerada mensurável (basta analisar se a ação foi ou não realizada) e relevante (afinal, a responsabilidade social, de acordo com a empresa, é um valor importante). Por fim, ela também é atingível por natureza.

3. Contratação de equipe para setor estratégico

Meta: Efetivar 10 funcionários (mensurável) para a equipe de marketing (específica) até dezembro de 2018 (temporal).

Novamente apresentam-se os 5 tópicos que constróem o que significa objetivos SMART. De forma clara, podemos destacar que trata-se de uma meta mensurável, específica e temporal. A relevância e a capacidade de atingir é individual de cada empresa e deve estar alinhada às demais políticas do negócio e à cultura organizacional.

4. Crescimento da empresa

Meta: Abrir uma filial em uma nova cidade (específica) até o segundo semestre de 2019 (temporal).

Este exemplo de meta SMART está relacionado a todo o planejamento estratégico da empresa e por isso deve também estar previsto neste documento mais amplo. Outras metas de curto, médio e longo prazo podem estar associadas a esse objetivo, tais como ampliação do lucro da empresa e desenvolvimento de uma estrutura do balanço patrimonial, para a real capacidade financeira de abrir uma filial.

5. Redução de custos

Meta: Reduzir os custos da empresa em 10% (mensurável) até o final do ano (temporal).

Mais um exemplo de objetivo SMART que possui as características necessárias. Além de mensurável e temporal, também é possível dizer que se trata de uma meta relevante, uma vez que a redução de custos é importante para qualquer negócio. A sua capacidade de ser atingida varia de acordo com a empresa em questão e sua capacidade de gestão de tempo e produtividade.

Resumindo, por que essas metas podem ser consideradas metas SMART?

Porque são específicas, possuem resultados mensuráveis, são possíveis de ter atingidas, são relevantes para os objetivos da empresa e possuem um período para serem concluídas.

Toda empresa deve seguir uma meta SMART

Agora que você viu o que significa metas e objetivos SMART, independentemente do setor, do número de clientes e colaboradores, do lucro, etc., pode perceber que toda instituição deve ter suas metas traçadas e anotadas.

Dessa forma, quando chegar o momento da conquista, será mais fácil mensurar e analisar o crescimento da instituição. Facilitando assim a forma como alcançar seus objetivos.

Não espere o tempo passar para traçar novas metas: comece hoje a traçá-las – e, assim que possível, corra atrás dos objetivos.

Este conteúdo foi produzido pela Eadbox. Somos uma plataforma de ensino a distância completa e intuitiva, que pode ajudar o seu trabalho em prol da disseminação de políticas empresariais. Fale com um consultor e saiba como nosso negócio pode ajudar você a alcançar suas metas.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias