Proposta de valor

Veja como definir uma proposta de valor e criá-la em seu negócio

Para ser um ótimo empreendedor é necessário saber criar muitas coisas e uma delas é a proposta de valor. Se você está perdido e nem sabe o que isso significa direito, basta continuar lendo nosso post para se tornar um especialista!

Pode ser do seu interesse – Use a abordagem de vendas certa com nossas 7 dicas

Proposta de valor

 

O que é Canvas?

Um pouco antes de explicarmos sobre a proposta de valor no seu negócio é preciso saber sobre o Business Model Canvas, que é onde este item está inserido.

O Business Model Canvas nada mais é do que uma ferramenta de planejamento que facilita os empreendedores a visualizarem de maneira estratégica se suas ideias de negócios são de fato viáveis.

Esta ferramenta consiste em um mapa visual pré-formatado, com nove blocos:

  • Principais parcerias;
  • Recursos principais;
  • Atividade – chave;
  • Proposta de valor;
  • Estrutura dos custos;
  • Canais;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Fonte de receita;
  • Segmento de clientes.

O que é uma proposta de valor?

Agora que você já sabe como surgiu a proposta de valor, vamos finalmente tratar de entendê-la.

Em uma explicação muito breve a proposta de valor é o motivo pelo qual o possível cliente deve consumir seu produto e não o do concorrente.

É necessário estar muito atento com o que vai escrever. Não adianta criar respostas genéricas a fim de preencher o campo, pois ele de fato pode fazer a diferença no seu negócio.

Para tornar sua vida de empreendedor um pouquinho mais fácil, nós separamos para você essas 4 diretrizes:

Excepcionalidade

A palavra pode até ser um pouco rebuscada, mas seu objetivo é bem simples. Busque uma proposta de valor que seja excepcional, ou seja, original ao que o mercado já conhece.

Excelência

Existe um ditado que diz “Não importa o que você faça, mas faça bem feito”, e ele é perfeito para este caso. Certifique-se que sua proposta de valor se sobressaia e não seja apenas um ideal, mas sim uma meta que se cumpre ano após ano.

Exclusiva

É extremamente importante que perante aos seus concorrentes a sua proposta de valor seja única. Ela é responsável por distinguir pelo menos uma das suas maiores características perante aos outros.

A importância da exclusividade é devido ao apelo que isso leva aos seus consumidores, que geralmente escolhem as marcas que possam proporcionar o que as outras não podem.

Desejável

O desejo vem da necessidade, não se pode criar a necessidade por algo, mas o desejo sim. Certifique-se de que sua proposta de valor cumpra uma necessidade e se torne um desejo.

É importante levar em consideração os tipos de de clientes que possui e que tipo de desejos pode aguçar neles, sendo que quanto mais desejos instigar e for capaz de suprir mais eles irão comprar seu produto ou serviços.

Depois dessas diretrizes com certeza se tornou bem mais fácil criar a sua proposta de valor, lembre-se de ser: único, desejável, excepcional e excelente e no final vai colher grandes resultados.

Leia também – Valuation: entenda o que é e descubra o valor da sua empresa

Restou alguma dúvida que não foi esclarecida? Não se preocupe, basta deixá-la abaixo e nós responderemos para você!

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias