satisfação do cliente

Satisfação do cliente: como conquistar fãs para sua marca

Existe uma velha crença que diz que é muito mais fácil e barato manter um cliente do que conseguir novos. Mas como as marcas conseguem manter a satisfação do cliente para que eles continuem a consumir?

Esse questionamento é muito importante, principalmente para quem está começando um negócio. Ter clientes satisfeitos é sinônimo de boas vendas. E, para conseguir isso, é necessário entender o que faz com que eles se sintam satisfeitos. Será só o bom atendimento, a qualidade ou o preço? A percepção do consumidor vai além da compra física e existem níveis de satisfação do cliente. Por isso a preocupação em manter um cliente sempre satisfeito deve sim existir. Para que isso aconteça, veja algumas dicas que preparamos sobre o tema.

 

satisfação do cliente

 

Satisfação do cliente em primeiro lugar

Além de um bom produto ou serviço e um excelente gestor para seu negócio, é necessário que o seu cliente torne-se um fã da sua marca.

Dê atenção ao consumidor

De nada adianta ter o melhor produto com o valor justo, se seus clientes não estão satisfeitos. Imagine a seguinte situação: as equipes de desenvolvimento e de marketing fizeram um trabalho sensacional, mas no momento do lançamento houveram algumas críticas ao produto. Isso não quer dizer que todo o planejamento foi por água abaixo, mas sim que seus clientes querem falar com você. E é necessário ouvi-los, pois eles são o canal mais forte e confiável de divulgação da sua marca.

Dessa forma, deixe os canais de comunicação acessíveis a eles, caso precisem entrar em contato com você. E, obviamente, sua equipe deve estar preparada para ouvir, atender e – caso necessário – atender aos pedidos.

Veja também: como webinars podem ajudar sua empresa a melhorar o relacionamento com cliente

O negativo pode ser positivo!

Nem toda experiência de compra é totalmente positiva. Mas por que, mesmo com experiências negativas, alguns clientes voltam?

Se um cliente chega a uma loja e compra um suco natural e recebe tudo do jeito certo e no tempo certo é provável que ele saia de lá satisfeito. Essa é uma ótima experiência, mas a probabilidade do cliente lembrar-se da loja é pequena. Agora, caso esse mesmo cliente vá a outra loja de doces e tem seu pedido entregue errado, já imaginamos que a experiência foi péssima. Contudo, se nesse meio tempo o vendedor consegue solucionar e contornar a situação, a probabilidade do cliente lembrar-se da loja é muito grande.

Ter experiências negativas não é o fim do mundo, mas saber ouvir o outro lado é muito importante. Então, esteja aberto aos feedbacks, eles farão a diferença na forma como sua marca será lembrada.

O contato é importante

Quando você fica insatisfeito com alguma coisa, você entra em contato com a empresa ou fala com os amigos? A não ser que seja uma coisa extraordinária, a primeira coisa que fazemos é comentar com amigos sobre a péssima experiência com a empresa X.

Mas se o cliente insatisfeito não entra em contato com a minha empresa, como devo proceder? É muito mais simples do que imaginamos. É necessário manter contato e perguntar. Se o cliente não vier reclamar, cabe a você não esperar por uma reclamação e ir atrás de uma resposta para conseguir manter um bom nível de atendimento e entrega. Portanto, fique atento a forma como seu consumidor se comporta, dessa forma, a imagem da sua marca tende continuar positiva no mercado.

Prestando atenção a essas dicas, atingir e manter a satisfação do cliente será um processo muito mais fácil para a sua empresa ou marca.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias