o que é SaaS

Entenda o que é SaaS, seus benefícios e como usar

O mundo digital está ficando cada dia mais presente no nosso cotidiano, e com isso surgem diversas palavras e siglas que deixam os novatos super confusos.

Se este é o seu caso com SaaS, continue esta leitura e entenda tudo o que você precisa para mergulhar de cabeça em algo tão fundamental atualmente.

Leia também – DRM: entenda o que é essa tecnologia

o que é SaaS

O que é SaaS?

Software como serviço, popularmente chamado por SaaS, é a maneira pela qual são disponibilizadas, via internet, soluções tecnológicas que visam facilitar a utilização dos usuários.

Sua principal característica é o fácil acesso, já que estes softwares e hardwares são online, com necessidade apenas da conexão com a internet.

As ferramentas que utilizam este sistema também podem ser chamados de softwares baseados na Web, sob demanda ou hospedados, sendo executados nos servidores das empresas que provém este serviço e são de suas responsabilidade e não da organização que o utiliza.

Um excelente exemplo é o Google Drive, que está hospedado no Google e é de sua responsabilidade as possíveis falhas e melhorias, não de quem o utiliza.

Outros exemplos são:

  • Email;
  • Calendários;
  • Armazenadores.

Quais são os benefícios do SaaS?

Muitas empresas que oferecem ferramentas deste modelo estão conquistando cada vez mais as organizações. Isso ocorre devido aos benefícios que eles apresentam para as empresas, como:

Fácil acesso

Por não se tratar de um aplicativo específico, que só é possível o acesso depois de passar por várias burocracia. É possível trabalhar de onde for necessário, já que a ferramenta está hospedada na nuvem e só é preciso a internet para começar a trabalhar.

Melhorias constantes

Por se tratarem de produtos digitais e em nuvem, é necessário que esses aplicativos estejam sempre atendendo às novas demandas de rede. Com isso, quem sai ganhando é o usuário, que desfruta sempre das mais recentes melhorias.

Menor custo

Usufruir de boas ferramentas e pagar pouco é o sonho de todo empreendedor e com SaaS isso é completamente possível.

Acontece que o SaaS não exige os custos contínuos de manutenção e atualização, já que são baseados na web e de responsabilidade das suas provedoras.

Como usar corretamente o SaaS?

Agora que você já sabe o que é SaaS, é preciso saber como usá-lo corretamente. Para seu uso ser eficaz atente-se para os seguintes fatores:

Analise os dados

Independente das ferramentas que você utilizar na sua organização, é sempre recomendado estar atento aos resultados que elas estão gerando. Para isso, analise os dados e monitore a sua utilização.

Busque sempre o melhor

Se os aplicativos de SaaS que você usa pararam de atualizar ou já não atendem mais às suas demandas, não se prenda a eles. Busque sempre o melhor para o desenvolvimento da sua empresa.

Agora que você já sabe o que é SaaS, já passou da hora de trazer este conceito para sua empresa, chega de perder tempo!

Complemente com – 10 razões para mover o seu treinamento para a nuvem

Ainda está com alguma dúvida? Então nos conte abaixo, nós teremos o maior prazer em te ajudar!

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias