aprendizagem-movel

Aprendizagem móvel: conheça as vantagens dessa ferramenta pedagógica5 min read

Quando mencionamos aprendizagem móvel é comum que muitas pessoas confundam com a educação a distância.

A aprendizagem móvel ou m-learning é um sistema via internet ou rede, usando dispositivos móveis pessoais como notebooks, tablets e smartphones que visa melhorar o aprendizado dos estudantes. É flexível, permitindo que os alunos acessem materiais educacionais em qualquer lugar, a qualquer hora.

Se você está curioso para saber como a aprendizagem móvel pode trazer uma nova perspectiva ao seu negócio, continue lendo este post!

o-que-e-mlearning-aprendizagem-movel

O que é m-learning?

A aprendizagem móvel, também conhecida por m-learning (mobile learning) é um sistema educacional, onde a principal característica se dá por meio do suporte de dispositivos móveis a educação.

Um exemplo do uso deste sistema é a quantidade de escolas que cada vez mais utilizam notebooks e tablets no processo de aprendizagem. Afinal as crianças já nasceram em plena era digital e se interessam ainda mais por este sistema de educação.

O aprendizado móvel fornece um meio para as instituições educacionais fornecerem conhecimento e conteúdo educacional aos alunos em qualquer plataforma, em qualquer lugar e no momento da necessidade.

Os alunos usam ferramentas e aplicativos para concluir e fazer upload de tarefas para professores, baixar instruções do curso e trabalhar em grupos sociais online para concluir tarefas.

Entender o que é m-learning e, principalmente, as possibilidades que esse sistema pode abrir no seu negócio é fundamental. Pois o aprendizado é constante desde o início do ciclo educacional até os treinamentos de atualização profissional.

Outros exemplos de aplicação do sistema de aprendizagem móvel são:

Interação

Se existe algo que sempre auxiliou a manter o foco nas aulas é a participação dos alunos. Contudo, atualmente os professores não competem mais somente com a falta de atenção, e sim com os smartphones. Com a popularização da internet, eles se tornaram uma janela para um mundo com apenas alguns cliques.

Uma boa ideia para dar a volta por cima é que muitos professores continuam fazendo suas questões oralmente enquanto os alunos respondem através do celular.

Com isso é mais fácil para os alunos de conseguirem manter o foco e o professor ainda consegue sanar dúvidas que anteriormente só apareciam em testes, devido a vergonha que muitos alunos possuem.

Pré e pós-aula

Uma excelente forma de usar a aprendizagem móvel é disponibilizar conteúdos para estudo antes e após as aulas.

Por exemplo, se aula vai tratar de poesia é possível disponibilizar textos, vídeos e áudios que tratem previamente do tema para o estudante chegar com alguma profundidade para a aula. O mesmo vale para o pós-aula, como complemento dos temas abordados.

Jogos de Aprendizagem

Jogos estão entre os aplicativos mais populares em uso hoje. Eles são uma ótima maneira de matar alguns minutos e, muitas vezes, sua natureza viciante significa que eles podem ser jogados por horas a fio.

Eles não são apenas criadores de tempo sem sentido – a mecânica que suporta a jogabilidade pode realmente melhorar a experiência de aprendizagem, melhorar a retenção e incentivar visitas repetidas.

O campo da aprendizagem baseada em jogos é um negócio sério e muitos desenvolvedores de jogos de aprendizagem estão focados na criação de conteúdo especificamente para dispositivos móveis.

Leia também: Como fazer um workshop online com a melhor experiência para o participante.

Vantagens da aprendizagem móvel

O principal benefício da aprendizagem móvel é obviamente a vantagem de conseguir estudar de qualquer aparelho com acesso a internet. Afinal, além de proporcionar comodidade isso resulta em uma grande economia de tempo.

Outras vantagens da aprendizagem móvel que se destacam são:

Motivação

Entre ‘’peguem seus cadernos” e “liguem seus celulares’’ é claro que a segunda opção se torna muito mais motivadora. A tecnologia cria um incentivo extra para o estudo, pois insere na realidade do grupo novos recursos que vão auxiliar o aprendizado.

Conteúdo mais completo

Uma das maiores reclamações dos educadores é a curta carga horário que possuem para passarem seus ensinamentos adiante.

Bom, com o sistema de aprendizagem móvel essa frase pode estar com os dias contados. Afinal, é mais fácil de passar conteúdos como pdf’s ou vídeos que complementam a aula, disponibilizando aulas mais completas aos estudantes.

Complemente sua leitura com: Tecnologia na educação: uma ferramenta de engajamento.

Aprendizagem Informal

O aprendizado informal é o aprendizado sem script que acontece fora do programa de treinamento oficial e acredita-se que ele inclua 90% de tudo que aprendemos.

Muitos departamentos de treinamento agora buscam maneiras de explorar o potencial da aprendizagem informal e usá-la para capturar o conhecimento organizacional.

Como quase todos têm uma câmera no telefone, há muitas formas de os alunos compartilharem suas próprias experiências e enviá-las para o sistema de gestão da aprendizagem da empresa.

O papel do departamento de treinamento e aprendizado neste caso é criar o ambiente certo e iniciar as conversas que podem gerar tipos de conteúdo de aprendizagem informal.

Como você pode ver, a aprendizagem móvel libera um novo e brilhante universo de oportunidades de treinamento. Já teve alguma experiência com esse sistema? Então deixe seu comentário abaixo que vamos adorar saber como foi sua história.

Planejamento de cursos online

Planejamento de curso

A Eadbox é a sua escola online personalizada. A plataforma possui um sistema avançado de personalização de layout. Você mesmo pode criar, ou se preferir, entregamos tudo pronto para você.

Entre em contato com a nossa equipe e solicite uma consultoria gratuita.


Categorias