Tecnologia na educação

Tecnologia na educação: uma ferramenta de engajamento

A tecnologia está em constantes avanços transformando a maneira com que as pessoas lidam com o cotidiano. Muitos destes avanços trazem facilidades, otimizando o tempo e agregando informação. Há quem use a tecnologia como somente uma fonte de lazer e passatempo. Contudo, está cada vez mais comum o uso da tecnologia na educação. Essa novidade está moldando a experiência de aprendizado dos alunos.

Tal mudança vem acontecendo pelo hábito de consumo de informação e aprendizado estar se transformando. A tecnologia faz parte do dia a dia de todos e excluí-la da experiência de aprendizagem pode representar um atraso. Complementar a metodologia de ensino com a tecnologia disponível faz com que a forma do aluno se relacionar com o conhecimento também mude. Portanto, saiba como a tecnologia na educação está transformando essa realidade.

Veja também: a importância da tecnologia educacional na aprendizagem.

 

 

Como a tecnologia na educação funciona?

A relação das pessoas com a forma com que buscam informação está mudando. Alguns anos atrás era comum procurar algum tipo de informação em atlas e na barca. Gastava-se horas folheando as páginas até, de fato, encontrar o que você estava buscando. Atualmente, essa busca já não é tão trabalhosa. Basta fazer uma pesquisa rápida no Google para ter a resposta completa do que procura.

Essa nova relação entre conhecimento e tecnologia fez com que o dinamismo, interatividade e objetividade se tornassem prioridade para os alunos. Dessa forma, o modelo tradicional de educação está se tornando defasado e pouco engajador. Todavia, moldar um curso tradicional para a modalidade de educação a distância, por exemplo, sem trazer nada de novo não é exatamente uma solução. Os alunos estão cada vez mais autônomos, sendo protagonistas de seu próprio aprendizado. Assim, é necessário que você traga novas maneiras de transferir conhecimento de forma com que o aluno se sinta engajado.

Leia também: educação a distância: o que é e qual sua importância.

Como engajar os alunos através da tecnologia?

A tecnologia é uma ferramenta que pode ser utilizada no ensino para que os alunos se sintam mais engajados durante o aprendizado. Para que a experiência do aluno seja mais proveitosa é possível utilizar algumas estratégias.

Veja algumas que separamos para você:

  • Gamificação – a gamificação é uma estratégia que estimula os alunos a buscarem cada vez mais conhecimento. Sua metodologia engloba a utilização de elementos de jogos durante a aprendizagem. Por exemplo, de acordo com a evolução do aluno ele vai pontuando, fazendo com que ele se torne mais engajado;
  • Aprendizagem móvel – a aprendizagem móvel pode ser utilizada dentro da modalidade tradicional e presencial. Dessa forma, ao invés dos alunos terem que esperar voltarem para casa para fazer suas pesquisas, eles podem usar a tecnologia disponível para aprimorar o aprendizado;
  • Aprendizagem adaptativa – esse é o método de ensino a distância que está sendo muito bem aceito pelos alunos. Com ele cada aluno consegue personalizar sua forma de aprendizagem, trabalhando questões específicas de cada um e tornando a experiência de aprendizagem melhor e mais dinâmica;
  • Ensino híbrido – essa modalidade mistura as duas formas de ensino: a presencial e a distância.

Agora que você sabe como usar a tecnologia na educação, comece a planejar seus próximos passos.

CTA Demonstração 2

demonstração eadbox


Categorias