aprendizagem autônoma

O que é aprendizagem autônoma: como será o aluno do futuro4 min read

Desde pequeno você conhece um modelo de educação. Esse método tradicional de ensino, em que o aluno é quase que 100% dependente do professor está dando espaço para outras formas de aprender. Você já ouviu falar sobre o que é aprendizagem autônoma?

A busca do mercado por profissionais capacitados, que se especializam constantemente demandou uma necessidade de ampliar o leque de opções de métodos de aprendizagem e aumentou a importância da educação a distância. Com isso, a aprendizagem autônoma se tornou a principal ferramenta para quem busca ser protagonista do seu próprio conhecimento.

Devido às limitações do ensino tradicional, outros métodos de estudo foram sendo criados, entre eles a aprendizagem autônoma por meio dos benefícios da educação a distância, como por exemplo a autossuficiência dos alunos. A educação autônoma foi se transformando conforme o progresso social e tecnológico também evoluíram.

Leia também: a importância da tecnologia educacional na aprendizagem.

aprendizagem autônoma

 

Mas afinal … o que é aprendizagem autônoma?

Aprendizagem autônoma é o processo de ensino que o aluno passa, sendo totalmente – ou a maior parte dele – feito de forma independente. Essa educação autônoma hoje é mediada pela tecnologia, potencializando a aprendizagem.

Por mais que exista a mediação da tecnologia, o aluno consegue ser ativo em sua própria aprendizagem, sendo o principal agente de transformação.

Aprendizagem autônoma na educação à distância

O que é aprendizagem autônoma na educação a distância (EAD)? A metodologia de treinamento a distância traz aumenta a liberdade do aluno, pois proporciona a ele uma maior flexibilidade e horário e organização, por exemplo.

Além disso, a ideia central da aprendizagem autônoma na EAD é que as aulas sejam apenas um suporte e suas pesquisas atuem como principal base.

Algumas dicas de desenvolvimento pessoal, entretanto, são fundamentais para quem deseja construir conhecimento de verdade por meio da educação autônoma. Muito se fala sobre o aluno autônomo em sua aprendizagem, mas pouco se sabe como chegar nesse estágio de educação. Pensando nisso, separamos alguns pontos importantes para que você saiba como se comporta um aluno com aprendizagem autônoma.

3 dicas para iniciar seu processo de aprendizagem autônoma

Desejo por aprender

Evoluir é uma exigência contínua na sociedade em que vivemos. Portanto, o aluno que tem sede por aprender consegue implementar com mais facilidade a aprendizagem autônoma em seu dia a dia.

De nada adianta o aluno ter todas as ferramentas disponíveis se ele não tem vontade de aprender. A autonomia depende desse desejo pois, dessa forma, o aluno vai além daquilo que o professor transmite em aula, independente se a aula é presencial ou a distância.

Planejamento é essencial

Na aprendizagem autônoma o aluno precisa focar seus esforços totalmente nos estudos, contudo, é sabido que essa realidade nem sempre é possível. Dessa forma, o planejamento pessoal é essencial. Portanto, o aluno precisa entender seus horários e planejar seus estudos, para que seja, de fato, efetivo e faça parte de seu dia a dia.

Disciplina e comprometimento são fundamentais nesse quesito, uma vez que na educação autônoma o desenvolvimento depende exclusivamente de você.

Autonomia não é solidão

É comum imaginar que na educação autônoma o aluno seja uma pessoa que busque conhecimento de forma solitária. Contudo, essa ideia é errada, é possível, sim, que o aluno tenha aprendizagem autônoma na EAD de forma colaborativa.

Quando o aluno compartilha seus conhecimentos e experiências com outros alunos, a aprendizagem se torna mais fluida e facilitada, trazendo à tona outros questionamentos e pontos de vista que agregam na aprendizagem.

Portanto, a aprendizagem de forma autônoma pode ser feita sozinha. Contudo, tem o efeito potencializado quando é compartilhada. Agora que você sabe o que é aprendizagem autônoma, como ele acontece e como um aluno autônomo deve se comportar, comece a se preparar para essa mudança na forma de aprender e de ensinar.

Pensando na evolução do mercado da educação e da necessidade cada vez maior de profissionais se manterem atualizados, criamos a Eadbox, uma plataforma para treinamento online.  Crie cursos para sua equipe de colaboradores ou construa cursos para atender às demandas dos mais variados setores, iniciando sua carreira e ganhando dinheiro com cursos online à distância. Solicite uma demonstração gratuita.

Gostou da ideia? Acesse nosso conteúdo exclusivo:  Monetização do conhecimento: saiba como dar aula pela internet e ganhar dinheiro

Se você deseja saber mais sobre  treinamentos corporativos nas empresas: conheça os benefícios, acesse esse material exclusivo.

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias