comunicacao-assertiva

6 dicas para sua empresa ter uma comunicação assertiva eficiente4 min read

Empresas com falhas na comunicação são mais comuns do que parece. É normal que essa questão se torne uma bola de neve e faça o problema parecer maior do que é.

Mas o mais frustrante é: a situação poderia ter sido resolvida de maneira fácil com uma comunicação assertiva.

Informações cruzadas, omissão e compartilhamento de ideias inadequadas podem gerar desentendimentos na execução dos processos empresariais. Como consequência, tem-se uma piora no clima empresarial e, por fim, uma produtividade menor.

Mas como resolver essas questões? A seguir falamos mais sobre comunicação no ambiente de trabalho e algumas dicas de comunicação assertiva.

dicas-comunicação-assertiva-eficiente

O que é comunicação assertiva?

Segundo o dicionário, assertivo é aquele que: “expressa segurança ao agir; que se comporta de maneira firme; que demonstra decisão nas palavras”. Ou seja, é mais do que um simples orador: é um bom comunicador.

Mas como ter uma comunicação assertiva? Para as empresas, é essencial contar com profissionais que desenvolvam uma boa capacidade de assertividade na comunicação. São pessoas que conseguem se expressar de forma honesta, clara e concisa. Porém, sem ferir os direitos e individualidades dos outros.

Além disso, a comunicação assertiva nas empresas está diretamente ligada com a inteligência social de uma pessoa. Ou seja: a capacidade que ela tem se de se relacionar com os outros, conquistando a confiança e colaboração da equipe.

Complemente a leitura com este outro post do nosso blog: Comunicação 360: saiba como se conectar com os funcionários.

6 dicas de comunicação assertiva para aplicar na sua empresa

Agora que você já sabe o que é comunicação assertiva, saiba que ela é conquistada com bastante treino. Para isso, algumas dicas de como ter uma comunicação assertiva são:

1. A importância da empatia

Entender e se colocar no lugar do outro. Assim, o profissional compreende melhor a maneira de pensar das pessoas ao seu redor.

O objetivo é enxergar os outros como seres humanos, independentemente da sua função na empresa. Quando sincera, a empatia conquista a confiança das pessoas – passo importante para facilitar a comunicação assertiva nas empresas.

2. Tenha domínio do assunto

Pesquise, tenha bons argumentos e saiba aquilo que está sendo comunicado. Ao abordar um tema pouco conhecido, os argumentos perdem credibilidade.

Caso aconteça de ser pego desprevenido: seja humilde. Se não souber responder, é preferível falar que não possui esse conhecimento e irá estudar sobre o assunto. Se o ouvinte souber mais sobre o tema, pode inclusive pedir sugestões criação um momento de aprendizado em conjunto.

3. Cuidado com as palavras

É preciso prestar muita atenção no que é dito quando o objetivo é aprender como ter uma comunicação assertiva.

Sem o cuidado necessário, é possível que críticas e frases com duplo sentido sejam interpretadas de maneira errada. Atenção com o tom, pontuação e palavras escolhidas.

Seja claro e objetivo. Evite trocar a ordem das palavras para parecerem mais rebuscadas. Foque no conteúdo que deseja transmitir e faça-o de forma concisa, sem ser grosseiro.

4. A comunicação assertiva não se resume à fala

Apesar do item anterior ser de extrema importância, uma dica comunicação assertiva importante é que assertividade engloba mais do que palavras.

A expressão corporal é complemento essencial. Isso significa: prestar atenção aos gestos, expressões faciais, postura e olhares. Sempre mantenha a calma.

5. Timing é tudo!

De nada adianta saber o que falar e ter um bom conteúdo se não o fizer no momento certo e para as pessoas interessadas.

Analise com calma e espere pelo melhor momento para expressar suas opiniões. Use da sensibilidade e conhecimento para saber quando é a hora perfeita para investir na comunicação assertiva.

6. Auxilie aqueles que possuem dificuldade em se comunicar

Todos possuem opinião, mas são vários os profissionais que encontram barreiras na hora de se expor. Seja solícito e atue como um intermediador. Escute aqueles que precisam de ajuda, os auxilie da forma que estiver ao seu alcance e incentive-os.

A confiança em um líder no ambiente de trabalho se dá muito devido à essa disponibilidade de ajudar e a inspirar. A comunicação assertiva oferece a possibilidade de ser a voz daqueles que não se sentem confortáveis para tomar essa atitude.

Leia também: Como melhorar a comunicação interna nas empresas com o EAD

Colocando a comunicação assertiva em prática!

Quando funciona em harmonia, a comunicação assertiva nas empresas cria um canal que permite o diálogo honesto entre todos os colaboradores.

Sabendo da importância da comunicação assertiva, uma sugestão é buscar por capacitação na área, seja com cursos (presenciais ou online), livros, artigos, vídeos, entre outros.

E você, já coloca alguma dessas dicas de comunicação assertiva em prática na sua empresa?

CTA Produtividade

banner ebook produtividade

Quando o assunto é criar meios eficientes de comunicação, a Eadbox é especialista! Você pode criar cursos online, ter seu portal e controlar sua marca, dados de alunos, relatórios, e muito mais em um único lugar.

Assista a uma demonstração gratuita da nossa plataforma e saiba como nossos recursos podem te ajudar.


Categorias