Comunicação 360: aprenda agora como se conectar com seu funcionário

Comunicação 360: aprenda agora como se conectar com seu funcionário

A comunicação 360 é uma das maneiras de engajar os seus colaboradores. Já faz tempo que as empresas perceberam a importância da comunicação para o seu sucesso. Porém, essa é uma área que está em constante evolução e o que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado é a chamada “comunicação 360 graus”, que nada mais é do que a união de todos os processos da comunicação abrangendo todas as áreas da organização.

Em teoria, a comunicação 360 graus, quando funciona, é a perfeição. Ela realiza a distribuição das informações sobre a companhia de forma integrada, que garante resultados positivos no tanto para o ambiente interno da empresa como no externo, refletindo para os clientes.

Porém, colocá-la em prática exige esforço. Não por ser algo que precise de grande investimento financeiro ou conhecimento técnico, mas sim por envolver todas as áreas dentro da empresa e exigir um trabalho de negociação e ajuste dentro da organização.

Veja também: como o EAD melhora a comunicação interna empresarial.

O que é a comunicação 360 graus

A comunicação 360 graus c em torno de uma ideia coerente com a estratégia da empresa. Partindo dela, é preciso desenvolver o entendimento, compromisso e sincronia de calendário e movimento comum a todos. Isso requer liderança, capacidade de negociação, criatividade e velocidade. Ou seja: para que funcione com perfeição, é preciso que haja uma espiral de movimentos sincronizados, envolvendo todas as áreas da empresa.

Além disso, a comunicação 360 graus exige coragem. Afinal, para colocá-la em prática, é preciso pensar fora da caixa. E, mais do que isso, investir constantemente na comunicação entre setores.

A importância da comunicação dentro da empresa

O Gallup fez, em 2016, uma pesquisa sobre o engajamento em empresas de 142 países diferentes. E os dados finais apresentados são preocupantes. Dentre os milhões de colaboradores entrevistados:

  1. 13% estão efetivamente engajados com seu trabalho, fazendo contribuições positivas para a empresa;
  2. 63% estão desmotivados e menos interessados em se esforçar para atingir objetivos estratégicos da empresa e melhorar seus resultados.
  3. 24% estão ativamente desinteressados com seus trabalhos.
  4. O grau de insatisfação na América Latina só perde para o da África e Oriente Médio.
  5. Qual a lição que se aprende com esses dados? Que, para melhorar os índices, é preciso melhorar o ambiente de trabalho. Como fazer isso? Investindo no engajamento dos colaboradores.

Veja também: como escalar o treinamento da equipe de vendas via ead.

Por onde começar?

É comprovado que os gestores podem melhorar o engajamento da equipe por meio da comunicação. Uma boa forma para colocar em prática a comunicação 360° é utilizar a tecnologia a favor da empresa. Investir em uma plataforma de ensino a distância pode ser uma solução eficaz e com custo relativamente baixo. Com esse material é possível repassar treinamentos; reforçar os objetivos da empresa; investir em novos conhecimentos para os colaboradores; entre outras milhares de oportunidades oferecidas pelas plataformas EAD.

Investir na área de comunicação representa um ganho tanto para a empresa quanto para os funcionários. Porém, além de investir em uma plataforma EAD que pode facilitar a relação entre os colaboradores, existem também outras dicas que podem ser seguidas. Explicamos abaixo:

Investindo e aperfeiçoando a comunicação da empresa

Profissionais bem-informados e trabalhando de maneira coerente com os objetivos do negócio rendem muito mais. Para alcançar esse objetivo, é preciso saber por onde começar a investir quando se trata de comunicação 360. Algumas dicas são:

  1. Saiba lidar com as individualidades: apesar dos objetivos da empresa serem padrão, cada pessoa funciona de uma forma. Não é possível generalizar. Quando for se comunicar com alguém, entenda que cada um absorve a informação de maneira diferente. Conheça e explore todos os meios disponíveis e adote o melhor modo de comunicação para cada colaborador.
  2. Clareza: se o gestor não comunica de forma clara o que deseja, não pode cobrar o colaborador pelo resultado do trabalho. Para aperfeiçoar essa questão, seja claro e realize reuniões regulares. Essa é a chance de criar laços com o seu time. Uma pesquisa do Gallup aponta que quando o colaborador tem reuniões frequentes com seu gerente, ele é três vezes mais feliz no trabalho. A pesquisa também mostra que…
  3. Seja acessível: funcionários que podem abordar seus chefes com qualquer tipo de questionamento são 54% mais engajados no trabalho. Ou seja: mostrar interesse e disponibilidade para tirar dúvidas e conversar com os colaboradores é importante para a produtividade;
  4. Mantenha a calma: quando o tom de voz aumenta, a comunicação e a conversa acabam. Nunca há um momento em que gritar seja aceitável. O grito desmoraliza e deixa o colaborador sem vontade ou incapaz de executar seu trabalho de maneira eficaz;
  5. Reforce os elogios: todos querem se sentir valorizados. Ambientes de trabalho positivos criam uma força de trabalho mais engajada. Quando você se comunica com positividade e elogios sinceros, os colaboradores se sentem apoiados e farão o máximo para realizar o melhor trabalho possível.

Veja também: como construir um clima organizacional estável e de sucesso.

Resultados refletem no ambiente externo

Com uma comunicação 360 graus funcionando, os bons resultados provenientes dela também são percebidos pelos clientes. Isso acontece porque profissionais bem informados que trabalham de maneira coerente com os objetivos do negócio rendem muito mais. Assim, os resultados finais também são melhores.

Ao perceber que o posicionamento da companhia é bem estruturado, o consumidor se sente seguro. Além disso, o cliente, quando satisfeito, divulga, em sua rede de contatos, a experiência positiva com a marca.

Espírito de equipe

Oferecemos dicas importantes para que a comunicação 360 graus seja implementada em qualquer empresa. Porém, para ela funcionar de forma, é preciso muito mais que haja uma mentalidade cooperativa do que uma ação prática. De nada adianta a empresa investir em uma boa plataforma EAD se ela não for efetivamente utilizada, por exemplo. Para isso, cada trabalhador deve estar ciente da importância que possui para a empresa. Como a sua relação com os outros colaboradores também é importante para garantir o sucesso da companhia.

Resumidamente, quando é praticada de forma eficaz, a comunicação 360 graus é o conjunto articulado de esforços, ações, estratégias visando sempre o bem maior: o sucesso da empresa e a satisfação, tanto dos funcionários quanto dos clientes.

CTA Ebook produtividade

banner ebook produtividade


Categorias