Aprenda hoje a criar treinamentos com pedagogia empresarial

Aprenda hoje a criar treinamentos com pedagogia empresarial

Criar treinamentos com pedagogia empresarial é a forma como as empresas estão treinando e capacitando seus colaboradores. Atribuir atividades e promover o desenvolvimento pessoal e profissional de seus funcionários através de palestras, cursos, atividades e dinâmicas de grupo são ferramentas utilizadas para implantar um aculturamento organizacional e aprimorar o desempenho das pessoas em suas atividades rotineiras.

Uma das maiores dificuldades que as companhias encontram quando buscam promover esta prática é o alto custo de manutenção. Uma estrutura que possibilite a educação continuada e favoreça o desenvolvimento dos colaboradores tem o seu preço. Manter profissionais de educação específicos para aplicar treinamentos e cursos em uma organização é custoso. Este custo independe do tamanho e área de atuação, mas cresce de maneira escalonada. Quanto mais funcionários e sedes, maior será o custo para manter um treinamento efetivo.

Entretanto, com o desenvolvimento da tecnologia e das plataformas de ensino a distância, as empresas têm buscado estas soluções. As ferramentas de ensino a distância ampliam os recursos na área educacional e promovem a pedagogia empresarial. É uma forma continuada de desenvolvimento das pessoas que formam as cadeias produtivas na empresa.

Neste âmbito, graças ao ambiente virtual, desenvolver a pedagogia empresarial ficou mais barato e eficiente. Diferentes funcionários, em diferentes locais, podem receber treinamentos padronizados. Isso eleva ao máximo a capacidade de disseminação de conteúdos e práticas.

Veja também: Por que devo ter uma universidade corporativa online.

Ponto zero dos treinamentos com pedagogia empresarial

Existem ponderações a serem feitas para utilizar treinamentos com pedagogia empresarial como uma parte estratégica. Os primeiros a se determinar são: que treinamento são necessários; quem precisa ser treinado; qual a melhor forma de treinar os colaboradores; quem são as pessoas que serão treinadas. Este é principal segredo deste post.

Tais questões servem de base para se definir quais são os pontos a serem considerados quando do desenvolvimento do plano educacional a ser implementado. Até pela flexibilidade e gama de possibilidades hoje disponíveis no ensino a distância, é necessário traçar um perfil pedagógico condizente com os alvos da educação empresarial, a fim de maximizar os resultados que serão obtidos com o aumento do nível de conhecimento das pessoas.

Objetivos dos treinamentos empresariais

O setor corporativo precisa, pela velocidade do mercado, se manter atualizado o tempo todo. Para isso, as empresas estão se voltando para a formação e o desenvolvimento de novas habilidades em seus funcionários. Isso provém da formação dos colaboradores para que eles enfrentem novos desafios. Aprendizagem e desenvolvimento são os pontos focais para as empresas. Os programas com este fim promovem o conhecimento e despertam habilidades.

Alguns pontos são destacados por especialistas da área de administração como objetivos para a criação de treinamentos com pedagogia empresarial e programas educacionais, visando à otimização da organização como um todo.

Performance

Os empregados que fazem parte da pedagogia empresarial executam seu trabalho de maneira mais eficiente. Eles se tornam mais competentes sobre procedimentos adequados e práticas da empresa para as tarefas diárias. Tornar os colaboradores capazes de compreender a finalidade e as responsabilidades de sua atividade  na empresa traz confiança para eles. Isso passa para o colaborador o seu papel na cadeia produtiva. Como consequência, cria um ambiente em que a inovação é promovida.

Os funcionários são os ativos mais importantes das corporações, segundo a nova visão holística da administração. Por isso, o investimento em treinamentos com pedagogia empresarial garantem a consistência dos funcionários, para que eles tenham experiência suficiente e conhecimento para desempenhar suas atividades. A consistência deve ser especificamente relevante para as políticas e procedimentos básicos da corporação, pois dependem de cada pessoa estar atenta e ciente dos procedimentos e expectativas da empresa.

Aumento dos padrões de produtividade e qualidade

Produtividade e qualidade são as principais buscas das companhias atualmente. A reputação da corporação se baseia nas duas coisas. É muito importante para as empresas manter seus padrões de qualidade e produtividade. Um baixo padrão pode danificar a imagem da organização. Por isso, a pedagogia empresarial tem buscado assegurar a eficiência do trabalho e o sucesso das ações da organização.

Programas de aprendizagem e treinamento aumentam o grau de conhecimento dos colaboradores. Isso fomenta o pensamento crítico dos funcionários. Com isso, dá-se a oportunidade da criação de ideias, o que ajuda os funcionários a traçarem estratégias eficazes para alcançar objetivos e metas.

Desenvolvimento de treinamentos com pedagogia empresarial

Além de promover o ensino e desenvolvimento pessoal e profissional, a pedagogia empresarial também agrega valor ao ser humano. Ensinar os funcionários sobre o desenvolvimento de sua carreira é parte do programa educacional do método.

Ensinar os funcionários sobre sua carreira pode desempenhar um papel importante na sua aprendizagem e desenvolvimento. O mundo está mudando, tudo precisa ser atualizado a todo tempo. A perícia, o conhecimento e as habilidades podem tornar-se obsoletas dentro de semanas. Para as empresas, é preciso pensar sobre como programas de desenvolvimento de aprendizagem podem ser eficazes para seus funcionários

Para tal, é preciso conhecer o perfil de quem se quer ensinar e fornecer opções de aprendizagem. Programas tradicionais da área tendem a criar uma sobrecarga sobre os funcionários e torná-los insatisfeitos. Nestes casos o sentimento é de mais imposição do que de promoção.

A solução nem sempre é apontar a necessidade de algum aprendizado e desenvolvimento. O empregador, neste caso, pode motivar seus colaboradores e convencê-los a abraçar a pedagogia corporativa. Isso promove opções de aprendizado, explicitando o investimento na melhoria da capacidade intelectual dos funcionários. Desta maneira os colaboradores podem ver facilmente o desenvolvimento que vão ter em sua vida profissional.

Aprendizagem e desenvolvimento corporativo significa garantir que o empregado tenha um conhecimento de atualização e experiência em seus campos relacionados. Por isso a pedagogia empresarial é essencial para que os funcionários se tornem cada vez mais competentes, eficientes e eficazes.

Um exemplo prático

Por exemplo, um colaborador que trabalha em uma área de produção, precisa saber lidar com equipamentos e dispositivos técnicos. Ele deve ter conhecimento sobre estas questões para desempenhar sua atividade da melhor maneira. Assim, a empresa obtém um resultado mais eficaz de seu ativo.

No caso acima você já sabe quem vai ser treinado e qual treinamento será realizado. Agora você precisa realizar o treinamento, que dê ferramentas para os seus colaboradores. O treinamento precisa ser conciso e efetivo e o microlearning pode ser uma boa saída para este caso. Se a sua empresa possui muitos funcionários, você pode escalonar o seu treinamento e ampliar o alcance através de uma plataforma ead.

Veja também: 10 razões pelo qual você precisa do microlearning em 2017.

Aprendizagem e desenvolvimento são necessários para o bom andamento dos negócios. Elas aumentam a confiança das pessoas em suas capacidades e motiva a trabalhar para suas corporações. Algo maior até mesmo que o dinheiro que vem como pagamento por sua atividade.

Porém, para chegar em tal resultado de eficácia produtiva e bem-estar pessoal, é preciso que a organização saiba quais são os objetivos que tem, quais as formas de se alcançar tal sucesso, e quem pode impulsionar a organização nesta direção. Conhecer, planejar e dirigir o estudo à educação continuada é uma forma de criar treinamentos que evidenciam não só o benefício que a qualificação gera para a empresa, bem como mostram a importância de tal processo na vida pessoal e profissional do colaborador.


Categorias