Como o ead vai melhorar sua comunicação interna

Como o EAD melhora a comunicação interna empresarial

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é a comunicação interna, podemos resumir em apenas uma frase: é o marketing para os seus funcionários. E, se você se importa com a visão que os seus consumidores têm da sua empresa, é imprescindível ter ainda mais cuidado quando se trata da sua equipe, afinal, seus funcionários são os divulgadores de marca mais dedicados que você irá conhecer. São eles que vão conversar com outras pessoas sobre a empresa e escrever sobre a sua rotina de emprego na internet. Todo esse “buzz” influencia a percepção do público sobre uma marca, mesmo que, normalmente, os gestores só se preocupem com os resultados das campanhas externas.

 

Comunicação
Atualmente, as estratégias de comunicação interna se tornam mais sofisticadas e complexas. Com a evolução do mundo digital, as plataformas de ensino a distância tornaram possível uma comunicação clara e efetiva com o público que você mais deve impactar: o seu colaborador.

 

Por que investir em comunicação interna?

Lembre-se: são as pessoas dentro da sua organização que tornam a existência do seu negócio possível e, a menos que eles estejam se comunicando de maneira eficaz e alinhada aos princípios estabelecidos, o resultado poderá ser desastroso: trabalho mal executado e funcionários frustrados.
Não pense que apenas grandes companhias precisam se preocupar com a mensagem que passam a cada um de seus colaboradores. Todos nós temos a necessidade de colocar tais práticas em dia e nos dedicar a apresentar as informações de maneira clara e objetiva. Um negócio não poderá gerar valor e ter crescimento sem que os colaboradores compreendam os objetivos, o porquê e que é necessário que cada um faça a sua parte para que todos tenham êxito.

 

Como melhorar a comunicação interna da sua empresa

 

  • Estimular a política de portas abertas

Se você deseja ter uma equipe participativa e que se envolva com a empresa, incentivar o compartilhamento de opiniões é uma das maneiras mais eficazes de melhorar a comunicação no local de trabalho e evitar “fofocas” no corredor.
Não se contente apenas com o que a equipe de gerenciamento ou a de RH lhe diz: é preciso ouvir e dar o feedback a toda a organização. Desta forma, você mostrará a cada colaborador que ele é importante dentro da empresa.

 

  • Inclua vídeos na sua estratégia de comunicação

Dependendo do tamanho da sua empresa, é natural que você não consiga conversar diretamente com cada um dos funcionários. Sabe uma boa solução para isso? Vídeos! Para manter a sua equipe atualizada sobre mudanças dentro da organização, o vídeo é a solução perfeita, já que envolve muito mais o seu funcionário do que um longo e-mail.
Com uma plataforma de ensino a distância este processo fica ainda fácil e prático, já que você pode criar vídeos, animações apresentações e até mesmo realizar transmissões ao vivo utilizando um ambiente de aprendizagem virtual. É um jeito simples, fácil e de baixo custo para atingir da melhor maneira os seus colaboradores.

 

  • Segmentação de grupos

Não é muito comum que você ouça o termo “segmentação” quando se trata de comunicação interna, porém, tratando o assunto como “marketing tradicional”, quanto mais direcionada for a mensagem para os seus colaboradores, mais eficaz ela será.
Pense nas diferentes áreas que existem na sua empresa. Algumas informações serão mais úteis para determinados grupos, enquanto não terão serventia para outros. Sendo assim, pode ser útil direcionar algumas novidades e poupar o tempo dos seus trabalhadores. Uma plataforma ead profissional consegue fazer com excelência, e de uma maneira fácil.

 

  • Não seja um “publicitário corporativo”

Ok, agora você sofisticou a comunicação na empresa e as informações chegam da maneira correta para os seus colaboradores através da plataforma ead. Lá você também aplicou questionários e conversou com alguns grupos a fim de descobrir o grau de satisfação e o que eles mudariam na rotina de trabalho. Se você se deparar com um problema organizacional, certifique-se de que realmente tomará medidas para resolvê-lo.

 

comunicação interna
Imagine o seguinte cenário: os dados da sua pesquisa interna indicaram que alguns colaboradores ficariam mais motivados se vissem reais possibilidades de crescimento. Em um mundo hipotético, seria ótimo promover aqueles que se esforçam para tal, mas, em momentos de crise, é preciso encontrar outras alternativas. Para fazer parte da solução é preciso recuar e olhar a situação de maneira ampla, inspirando soluções a médio e longo prazo, e não focar apenas em soluções temporárias.
Esta mesma situação aconteceu com os funcionários da Aflac, empresa de seguros norte-americana. Ao diagnosticarem que muitos colaboradores não estavam satisfeitos com o crescimento em suas carreiras, sua equipe de comunicação avaliou quais índices eram mais relevantes para os funcionários, criando um “centro de sucesso da carreira”. Lá, uma equipe de profissionais de recursos humanos tinha como missão ajudar os colaboradores a entenderem o processo de promoção, dando dicas de qualificação, de como refinar o currículo e até mesmo ensinando todos a se expressarem melhor durante as entrevistas.
Desde então, 35% dos funcionários foram promovidos ou transferidos para trabalhos que se adequam mais às suas habilidades.

 

  • Crie uma base de conhecimento

Os processos dentro da sua empresa vão mudar? Máquinas novas estão chegando? A tecnologia envolvida na produção é outra? Treine os seus funcionários. Você não precisa nem se preocupar em enviar especialistas para cada unidade da sua empresa. Com o ensino a distância, você cria cursos de maneira rápida, possibilitando que o seu colaborar aprenda e compartilhe a informação, criando uma base de conhecimento sólida. Desta forma, você não vai precisar buscar especialistas para o seu negócio: você mesmo vai formá-los!

 

  • Esqueça os antigos formatos de comunicação

Na maioria das organizações, a comunicação acontece de cima para baixo. Assim, é a equipe de gerenciamento que se sente responsável em repassar as informações, sem que os assuntos sejam diretamente discutidos com as outras áreas.
No entanto, se você busca eficiência, é preciso discutir os assuntos abertamente com todos os colaboradores. Envolver toda a equipe na tomada de decisões pode parecer impossível, mas, trará soluções criativas e inesperadas para a sua empresa, além de melhorar o apreço de todos pela administração do negócio.
Para fazer isso, abra a comunicação: depois de passar a notícia ou atualização, permita que os seus colaboradores respondam. A Eadbox tem uma ferramenta precisa para que você consiga interagir e ouvir a opinião de quem realmente importa. Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis para você testar a plataforma Eadbox.

CTA Trial

trial

 

  • Seja sempre transparente sobre os objetivos

Agora que você já compreendeu a importância da comunicação interna para o sucesso da sua organização e já sabe como melhorar o fluxo de informações entre os colaboradores, só está faltando uma última dica: seja sempre transparente quando for passar informações sobre a empresa.
A transparência das metas, por exemplo, impulsiona o desempenho, já que cria um senso de urgência e compromisso, mostrando ao funcionário o que ele precisa fazer para crescer em sua carreira. Ao deixar claro para todos os objetivos do seu negócio, você também estará mostrando comprometimento no cumprimento destas metas.
Atualizar os colaboradores sobre o progresso, sucessos e fracassos, também ajuda a dar um novo significado aos objetivos propostos. Ajuda cada um a perceber o resultado dos seus esforços e como ele é peça fundamental deste processo.
Quando a comunicação interna funciona bem, os funcionários ficam em sintonia e sentem orgulho de fazer parte da empresa.


Categorias