Aumentar a produtividade da sua empresa através do ead

Aumente a produtividade da sua empresa através do EAD

Produtividade é o segredo do sucesso de uma empresa, fazer menos com mais, mas sem perder a qualidade. Uma das maneiras de fazer isso é através de uma mão de obra qualificada, o problema é que este profissional custa caro, assim o ead pode ser o seu melhor amigo.

Outros pontos necessários para fazer com que a sua empresa entregue melhores números com maior qualidade é saber utilizar da melhor maneira possível o que você já possui. Otimizar o fluxo de trabalho e, principalmente, fazer com que os seus colaboradores conheçam as ferramentas que estão à sua disposição.

Está pronto para saber como uma plataforma ead vai ajudar você a melhorar a produtividade da sua empresa?

Papel e caneta na mão? Então vamos lá.

Como planejar o ead em sua empresa?

Antes de começar a desenhar vários cursos diferentes e trazer novidades para os seus colaboradores, é importante saber se a sua equipe já está confortável e utilizando ao máximo as ferramentas que elas possuem à sua disposição. Quando estamos iniciando um novo projeto em nossa empresa, normalmente pensamos em inovar, trazer novas ações e ferramentas para melhorar a produtividade. Antes de trazer as novas tecnologias, tenha certeza de que o seu colaborador extrai toda a capacidade dos softwares que vocês possuem, por exemplo.

Veja também: Plataforma Ead: tudo o que sua empresa precisa

Uma maneira simples de identificar eventuais problemas de fluxo e até mesmo da falta de treinamento para utilização da ferramenta é através de um questionário, no qual você faz perguntas específicas sobre a utilização da ferramenta,  ou até mesmo do fluxo de trabalho que a sua empresa possui, avaliando assim qual a produtividade que ele está alcançando.

Aumentar produtividade da empresa com ead

Digamos que você trabalha em uma livraria, qual é o fluxo para a devolução de um livro? Todos os colaboradores que fazem este trabalho sabem qual é o caminho que o livro deve percorrer até entrar no estoque novamente? Como é realizada a devolução para o cliente, é com outro livro, dinheiro ou vale compra? Estas são as perguntas que você deve fazer. Pergunte também qual é o caminho que deve ser percorrido no sistema, sempre deixando alternativas como “não sei” ou “não faz parte da minha alçada”.

Estas perguntas podem ser realizadas através de uma plataforma ead, na qual os seus colaboradores vão poder responder o questionário de uma maneira rápida e efetiva. O melhor de tudo é que você pode ter esse resultado de maneira individualizada ou em grupo, direto em sua dashboard, gerando um conteúdo personalizado para a sua empresa, diretamente onde ela precisa mais.

Por onde começar a melhorar a produtividade?

Para quem já possui uma área dentro da sua empresa que faz treinamento é mais fácil, pois você pode utilizar a mesma equipe para fazer os cursos online. Através de uma plataforma ead você pode disponibilizar o questionário para os seus colaboradores para que você possa descobrir onde aplicar os seus esforços, mas esta não é a primeira parte deste projeto.

Antes de tudo você precisa de um local para gravação. Se você vai gravar vídeo aulas é essencial que você consiga um local onde não haja trânsito de pessoas e seja o mais silencioso possível. Isso vai ajudar na qualidade da captação de som e até mesmo de imagem. O ideal seria montar um estúdio, ou até mesmo alugar um deles. Entretanto, esta medida custa muito dinheiro, e você não precisa de um investimento tão grande assim para começar, é provável que nunca venha a precisar também.

Existem muitas maneiras de fazer com que os vídeos fiquem com uma aparência profissional gastando pouco, ao invés de investir muito dinheiro em uma estrutura que será pouco utilizada. Tendo uma boa iluminação, que você mesmo pode fazer, e uma sala silenciosa, até mesmo a câmera de um celular pode ser utilizada para captar as imagens. Aí fica por conta de a edição trabalhar em cima do material, dando ritmo para as vídeo aulas.

Você também vai precisar de um local para que os seus colaboradores vejam as vídeos aulas. Se você trabalha em um escritório e os seus funcionários já possuem computadores, fica mais fácil, mas se você está trabalhando em uma empresa que possui muitos vendedores que atendem frente a frente o consumidor, ou em uma fábrica que possui muitos trabalhadores braçais, lembre-se que você vai precisar investir em um local para que eles façam estes treinamentos.

CTA ebook cursos online

ebookcursos-online

A plataforma ead ideal para a sua empresa

Existem diversas plataformas ead no mercado, mas você precisa de uma que seja completa e que se desenhe perfeitamente para as necessidades da sua empresa. Uma plataforma ead vai ser capaz de fazer com que você melhore não apenas os números dos colaboradores, mas também pode fazer com que ela seja um fator determinante para a comunicação interna da sua empresa, e até mesmo da expansão para novas cidades.

Através das transmissões ao vivo você pode colocar o presidente da empresa para conversar com os diretores em outras sedes, encurtando a distância entre elas e abrindo novas oportunidades para os negócios da sua empresa. Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis para testar todas as funcionalidades da plataforma eadBox e veja como ela vai se adaptar na sua empresa.

CTA Trial

trial

Como produzir conteúdo ead?

Agora que você já sabe que tem que lançar a pesquisa antes de começar e vai experimentar a plataforma ead, é hora de começar a produzir. Lembre-se que os treinamentos realizados através do ensino a distância podem ser utilizados quantas vezes forem necessárias, mas fique atento para que os seus cursos online não fiquem obsoletos.

Você pode utilizar a mesma equipe que faz os treinamentos presenciais para gravar as vídeo aulas, mas fique atento, pois uma coisa é fazer um treinamento para 10, 15 pessoas novas que estão entrando na empresa, outra completamente diferente é fazer isso na frente de uma câmera. Então, caso as pessoas que façam o treinamento não estejam acostumadas, vale a pena investir no treinamento delas em frente às câmeras. Isso vai ajudar a fazer com que o seu curso online fique mais natural, consequentemente, mais fácil de assistir.

Gostou das dicas deste texto? Então fique atento no blog da eadBox e confira as nossas dicas para ajudar você a melhorar cada vez mais a sua empresa através do ensino a distância. Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário que nossa equipe vai te ajudar.

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias