Porque sua empresa precisa de cursos ead

Porque que a sua empresa precisa de cursos EAD

Ter cursos ead é uma nova maneira de capacitar os seus profissionais de uma maneira mais em conta. Através do e-learning você é capaz de treinar várias pessoas, de diferentes áreas, e ainda assim manter um padrão de qualidade. Tudo isso através de uma plataforma para cursos ead. Mas a sua empresa precisa entrar de cabeça nesse mundo tecnológico?

O ensino a distância é uma modalidade que vem crescendo no Brasil devido facilidade tecnológica de ter uma internet banda larga em sua residência. Com a internet, a democratização da informação ganhou força nas instituições de ensino superior (IES), que estão aumentando o número de cursos licenciados pelo MEC. Agora é a hora das empresas se aproveitarem desta plataforma para capacitar os seus funcionários e alcançar os melhores resultados em seus balancetes no final do ano.

Seja para empresas multinacionais com milhares de funcionários, ou para empresas que estão alcançando agora sua primeira centena, o ensino a distância pode lhe ajudar a manter um padrão na qualidade do seu produto e prestação de serviços. O ead também pode fazer com que os seus colaboradores passem a se sentir parte da empresa, diminuindo as demissões e aumentando o tempo médio de permanência de funcionários em seu negócio.

Confira neste texto alguns motivos para sua empresa entrar de cabeça neste mundo ead, e como implantar este modelo de maneira eficiente cursos online.

CTA Ebook produtividade

banner ebook produtividade

Cursos ead na comunicação interna

Um dos grandes desafios da equipe de comunicação de uma multinacional é possuir uma linearidade no discurso aplicado pela empresa. Quanto mais sedes e mais funcionários por sede a empresa tem, mais difícil é deixar a mensagem uniforme para todos os colaboradores. Um dos principais motivos é a maneira como estes informativos são transmitidos para os funcionários.

Se você que está lendo este texto possui mais de 30 anos, certamente já ouviu falar da brincadeira “telefone sem fio”. Para os mais jovens, essa brincadeira consistia em uma pessoa que falava uma frase no ouvido da pessoa ao lado sem que os outros participantes pudessem ouvi-la. Então, a pessoa que ouviu a frase (segredo), repassava o que havia entendido para a pessoa ao seu lado e assim por diante, até que o último participante ouvisse a frase. Este, por sua vez, revelava o segredo em voz alta. O resultado, você já pode imaginar: dificilmente a frase dita pelo primeiro participante era repetida da mesma maneira pelo último participante.

E é isso que acontece nas grandes empresas. O comunicado sai do presidente para o diretor, para o gerente, para o coordenador, supervisor, analista… Até chegar ao “chão de fábrica”, a mensagem já perdeu muita informação que era primordial. Na comunicação, chamamos esta perda de informação de “ruído”.

Através de uma plataforma ead, você consegue realizar transmissões ao vivo e fazer com que a mesma mensagem chegue a todos os seus colaboradores de maneira simultânea, eliminando os intermediários e cortando o ruído do processo de comunicação. Isso ainda traz uma outra vantagem: o vídeo permite contato visual, o olho no olho. Pode não parecer, mas para um colaborador do “chão de fábrica”, ter o presidente da sua empresa falando “diretamente” para ele, mesmo que entre aspas, vale muito. Isso ajuda a criar um senso de pertencimento à empresa. Com longo do tempo, a evasão dos funcionários tende a diminuir pela conexão que ele irá fazer com a diretoria da empresa, pois ele vai se sentir parte da organização.

Como implantar cursos ead em sua empresa?

Antes de tudo, você precisa estabelecer os objetivos e as metas desta ação. Defina e registre o objetivo principal. Descreva qual a situação atual da sua empresa e como você deseja que o ensino a distância impacte nos resultados em um curto, médio e longo prazo. É interessante também refletir sobre o que não está funcionando, e como a implementação de uma plataforma de cursos ead vai fazer com que esses problemas sejam resolvidos. Trace também pequenas metas que você possa mensurar durante o processo e que, quando somadas, completem o objetivo inicial.

Você também pode realizar treinamentos e capacitação dos seus colaboradores através de uma plataforma ead. Para isso, deve compreender quem serão as pessoas que vão ser treinadas através do e-learning. Medir a quantidade de pessoas impactadas para justificar investimento que será realizado é necessário para aprofundar os seus argumentos quando necessário. Saber qual é o público que você está conversando através de cursos ead é fundamental para o sucesso da ação. Somente com isso você irá conseguir produzir um material que seja adequado ao perfil comportamental dos seus colaboradores, ajudando a definir o tema e até mesmo a linguagem das transmissões realizadas pela diretoria.

Outro ponto importante a ser levantado é definir como os seus colaboradores vão acessar as transmissões ao vivo e os treinamentos. Qual é a disponibilidade de tempo dos seus colaboradores? Isso vai atrapalhar a demanda de trabalho? Qual será o impacto na linha de produção ou de prestação de serviços? Se você vai precisar argumentar com a diretoria, defina os objetivos da ação e tenha as respostas para estas perguntas na ponta da língua. Isso vai fortalecer o seu argumento, visando o convencimento dos seus superiores.

Você também precisa antever quais equipamentos e internet os seus colaboradores vão utilizar para acessar este conteúdo. Se a sua empresa tem uma quantidade grande de colaboradores trabalhando em escritórios e possuem computadores à sua disposição, ótimo. Caso contrário, é preciso pensar nesta estrutura antes de começar um aporte financeiro em uma plataforma lms. Vale lembrar que estes treinamentos podem ser realizados de casa, através de um computador pessoal ou smartphone.

A plataforma ead é o software onde os cursos online ficam disponíveis. Você consegue identificar quais as pessoas que acessaram o conteúdo disponível através da sua plataforma ead. Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis para testar a plataforma EadBox e todas as suas funcionalidades.

CTA Trial

trial

O conteúdo também importante. A sua empresa possui o material que você julga necessário distribuir para fazer com que o seu objetivo principal seja alcançado? Se você já dispõe este material em apostilas, manuais ou apresentações em Power Point, você pode utilizar este documento como base para montar o seu curso virtual.

Também existe a possibilidade de um funcionário antigo, que dá os treinamentos atualmente, saber todo o conteúdo, neste caso vale a pena desenvolver por escrito este conhecimento para que ele seja documentado e sirva de base para o treinamento e-learning. A terceira opção é buscar este conteúdo fora, de um terceiro, adquirindo um curso ou desenvolvendo o conteúdo ao lado de uma empresa especialista no desenvolvimento de cursos online.

Você não pode deixar de mensurar os seus resultados e atualizar periodicamente os seus objetivos e metas. Defina o responsável pela implementação e gestão do projeto. Estabeleça metas prazos tarefas e compartilhe os planos com todos os envolvidos em implantar o ead em sua empresa.

Ainda possui dúvidas sobre como implantar uma plataforma EAD em sua empresa? Deixe o seu comentário aqui embaixo para que a equipe da EAD Box consiga lhe ajudar a mudar o rumo da sua empresa.

CTA ebook cursos online

ebookcursos-online


Categorias