acelerador digital

Muitas pessoas se perguntam o que significa landing pages. A tradução, de forma literal, seria “páginas de aterrissagem”. Mas o que significa landing pages então?

É a página do seu site para onde são direcionadas as pessoas que foram atraídas por alguma forma de anúncio ou ao encontrá-lo em um mecanismo de busca.

Mas como tornar esses interessados em novos alunos? Como converter essas visitas em leads e inseri-los em seu funil de vendas?

A resposta possui duas palavras: landing pages.

Portanto, neste artigo mostraremos o que significa landing pages e o papel fundamental que elas exercem para trazer mais alunos para o seu curso EAD. Boa leitura!

O que significa landing pages?

Antes de mais nada, é fundamental entender o que significa landing pages. Nesse sentido, uma landing page é uma página de captura que possui um objetivo específico: levar a pessoa que a está acessando a uma ação específica.

Pode ser assistir um vídeo, curtir sua página no Facebook e até mesmo disponibilizar o e-mail particular em troca do recebimento de um e-book ou da participação em um webinar.

Também conhecida como página de conversão, uma landing page perfeita pode virar o jogo do seu negócio, como é o exemplo abaixo, da HeroSpark.

Landing page HeroSpark Planejamento de Curso Online

Para ver esta landing page completa, basta clicar aqui.

Agora entenda o que significa landing pages de uma vez por todas: página de aterrissagem por meio da qual o cliente vai chegar ao seu site, onde se quer que ele converta uma ação.

No vídeo abaixo, você confere como criar landing pages grátis que convertem:

O que são leads?

Agora que você sabe o que significa landing pages, é hora de entender o que é lead. Nesse sentido, saiba que um lead é um contato qualificado.

Você pode ter 100 mil acessos mensais em seu site, mas se não tiver uma forma de contato com essas pessoas, elas serão apenas números. Isso significa que você precisa de informação de contato sobre eles.

Sim, uma forma de contato é o mínimo que você precisa para ativar um relacionamento comercial com este prospect.

Normalmente, a geração de leads é feita por meio do download de conteúdo gratuito, uma recompensa digital (as iscas) para o seu contato a partir da criação de landing pages.

Como atrair pessoas para a minha landing page?

Não adianta saber o que significa landing pages se você não souber como atrair pessoas para ela e gerar leads. Nesse sentido, o primeiro passo é saber que sua landing page precisa ter um objetivo bem claro e específico.

Vamos fazer um exercício aqui. Digamos que você possua um curso online de inglês e precisa converter os acessos que o seu site possui em leads. Esses leads serão inseridos em seu funil de vendas.

Então, primeiramente, você precisa traçar uma estratégia em seu plano de marketing para levar o seu futuro aluno (prospect) até uma landing page.

Para isso, é necessário deixar claro para o seu prospect qual é a sua proposta de valor e como a oferta pode ajudá-lo a solucionar algum problema.

Para facilitar, vamos chamar isso de “isca para geração de leads”, tudo bem? Existem vários tipos de isca, mas vamos listar três modelos para você abrir sua mente e atrair mais pessoas para sua landing page.

3 tipos de iscas para landing page

1. Modelos e apresentações

Apresentações, planilhas de custos, modelos de orçamentos e palestras são excelentes iscas. Por isso, disponibilizar esses arquivos para download pode ser um diferencial para a geração de leads.No exemplo de landing page do curso online de inglês, disponibilize uma tabela de frases mais utilizadas na língua inglesa ou um modelo para aprender a se comunicar, desenvolvido para quem está começando a aprender inglês.

2. E-books

Você provavelmente já trabalha com marketing de conteúdo, certo? Então faça um compilado dos seus conteúdos e monte um e-book: “Como aprender rápido conversação inglês para viagens”, por exemplo.

Isso vai atrair o olhar e a leitura dos seus prospects que estão interessados na língua. E o melhor: as pessoas que optarem por fazer o download, certamente estão interessadas em aprender de forma rápida e, portanto, há grandes chances de adquirirem seu curso.

3. Webinars

Um webinar pode ser uma transmissão ao vivo ou slides com áudio (screencast). A principal diferença entre essa isca e os e-books é o controle de acesso.

Por mais que a pessoa faça o download do conteúdo, você não sabe com certeza se ela consumiu seu material.

Já com o webinar transmitido através de uma plataforma EAD, você consegue um controle maior de quem realmente consumiu o seu conteúdo.

Como ter segurança na divulgação?

As iscas vão ajudar você a ter mais acessos na sua landing page, principalmente se estiverem alinhadas com o seu planejamento de marketing. 

Mas as pessoas só vão inserir os dados em sua landing page se você conseguir transmitir a segurança de que os dados delas não vão ser usados para outras coisas.

Tão importante quanto o seu produto/serviço, é mostrar que o conteúdo vale a pena. É uma questão de troca: você cede o conteúdo e o prospect os dados.

Outro item que você deve lembrar ao criar uma landing page é o relacionamento com o cliente. Trace uma estratégia de envio de e-mail marketing que foque no relacionamento para fazer com que o seu aluno avance em seu funil de vendas.

Quais são os melhores tipos de landing page?

Lembre-se que o objetivo da sua landing page é converter os prospects em leads. Sendo assim, ela precisa:

  • Chamar a atenção;
  • Despertar o interesse;
  • Instigar o desejo;
  • Levar a ação de preencher os dados.

Quando todos estes passos forem cumpridos, haverá a conversão. Mas, para isso, você precisa ser direto e preciso. 

Por isso, evite ao máximo links externos em sua landing page. Afinal, se o seu prospect está ali, ele só pode sair após ser convertido.

Ou seja, dê a ele no máximo duas opções: fazer o download mediante o preenchimento dos dados ou sair da página, retornando ao seu site.

Além disso, aposte em títulos objetivos e desenvolva seu texto em tópicos. 

Também é importante que as principais informações e o call to action estejam visíveis logo que o prospect acessar a página. Evite a necessidade de ele rolar a página para buscar mais informações.

Agora que você entendeu o que significa landing page e tradução, fique atento ao seu design. Prefira cor verde para o botão de download. E se tiver a imagem de uma pessoa, faça com que ela esteja olhando para o formulário, direcionando a leitura da página.

São pequenos detalhes no design da página que podem aumentar o grau de conversão de leads da sua página.

Agora que você já sabe o que é landing page, significado e quais vantagens em aplicar na sua estratégia, confira como criar uma landing page gratuita com a HeroSpark. Faça o seu cadastro na plataforma hoje mesmo!

herospark-bottom-banner-venda-seu-produto-digital

Categorias