utilizando vídeo conferência para melhorar suas vendas

Utilizando vídeo conferência para melhorar suas vendas

Uma vídeo conferência, ou webinar, é uma transmissão ao vivo para um determinado grupo de pessoas. No caso do ensino à distância, você pode utilizar esta ferramenta para trabalhar a sua marca pessoal e até mesmo para acelerar as suas vendas.

Enquanto uma palestra presencial envolve o seu deslocamento e do seu público, com a vídeo conferência você se utiliza de todos os benefícios do ead.

O custo para este tipo de produção é baixo, basta um notebook, uma webcam, e uma plataforma ead para fazer a distribuição. Se você utilizar esta ferramenta para fidelizar o seu cliente e alavancar as suas vendas, o custo benefício é enorme. Lembre-se que o melhor vendedor do seu curso é você, pois além de defensor da marca é o idealizador, ou seja, você possui todas as respostas para as dúvidas dos seus alunos.

Está pronto para ficar cara a cara com aquele consumidor indeciso? Então pegue o seu bloco de anotações e vamos lá.

CTA onboarding

ebook onboarding

Como utilizar uma vídeo conferência para vendas?

Uma vídeo conferência pode ser uma arma poderosa, mas você precisa saber qual é o seu objetivo. Em seu planejamento de marketing deve constar qual é o seu público alvo e como impactá-lo, certo? Se utilize deste instrumento para traçar suas metas e objetivos para a sua vídeo conferência, que pode ser utilizada em dois momentos diferentes:

  • Um deles é ajustar o seu conteúdo para o topo do funil de vendas. Ou seja, a sua vídeo conferência vai ter um conteúdo mais superficial, mais genérico. O objetivo dele vai ser atrair a atenção do seu prospect. E durante a transmissão você precisa despertar o interesse.
  • A outra opção é fazer com que o seu conteúdo seja voltado para o meio e final do funil de vendas. Aqui você pode trabalhar conteúdos mais aprofundados, visando despertar o desejo do seu prospect.

Ao final da transmissão, não esqueça de lembrar o seu público que você possui um curso à venda e fazer a sua propaganda.

webinar-ao-vivo-plataforma-ead-eadbox

Como fazer uma transmissão online?

Como já dissemos, não são muitos equipamentos necessários, pois o foco do ead está no conteúdo. Assim também será em sua vídeo conferência. Não existe um passo a passo na ordem da sua transmissão online, mas começar se apresentando e encerrar oferecendo seu curso online sempre uma boa pedida.

A vídeo conferência possui uma especificidade que é muito importante, pois se difere de todos os outros meios de divulgação da sua vídeo aula. A interatividade é o ponto alto da sua transmissão. Poder estar com o olho no olho do seu prospect pode trazer a confiança que faltava para ele fechar a compra. Você pode fazer isso de diferentes maneiras, através do chat do seu ambiente virtual de aprendizado ou até mesmo através do YouTube, Facebook ou Twitter. Capte as melhores dúvidas para saná-las, convide o público para participar da transmissão com você.

Aqui vai uma dica importante, tenha uma pessoa para lhe auxiliar com a interação com o público. Os programas esportivos são um belo exemplo, existe uma pessoa exclusivamente para a interação com o público. Fazer uma transmissão ao vivo, apresentar um conteúdo interessante e ainda se preocupar com as interações pode fazer com que você se perca no meio da sua vídeo conferência.

Para potencializar a quantidade de pessoas que vão assistir a sua vídeo conferência e fazer com que o conteúdo seja mais interessante, experimente convidar alguém que também dá vídeo aulas sobre o mesmo assunto que você. Ele certamente trará o próprio público, e não necessariamente vocês serão competidores do mesmo nicho.

Digamos que o seu conteúdo seja voltado para um público que já possua um conhecimento avançado sobre determinado tema, enquanto o do seu convidado pode ser voltado para iniciantes. A intenção deste crossover é fazer com que a vídeo conferência se torne um bate papo, ficando mais atrativa para o público e garantindo uma maior audiência.

Como divulgar minha vídeo conferência?

Em primeiro lugar, você precisa saber se vai utilizar outra pessoa para gravar este conteúdo com você. Caso a resposta seja sim, você precisa primeiro alinhar o horário com ela.

Além dos horários dos apresentadores, você precisa saber qual é o horário que o seu público possui para assistir a sua vídeo conferência. De nada adianta fazer uma super apresentação, se você não tiver ninguém para ouvir.

O melhor horário de gravação depende do seu público alvo (e do público alvo do seu convidado, se escolher ter companhia na vídeo conferência). Programar uma transmissão em horários comerciais pode ser um tiro no pé, pois os seus prospects podem estar trabalhando. Mas lembre-se que cada um possui o seu próprio nicho.

Com o dia e horário para gravação certos, é hora de se utilizar de todas as ferramentas possíveis para a divulgação. Utilize-se do Facebook Ads e Google Adwords para promover a vídeo conferência.

Crie uma landing page para captar os leads dos seus prospects. Trabalhe os seus contatos e dispare e-mail marketing convidando eles para a inscrição no evento. Relembre-os enviando outra mensagem três dias antes e no dia do evento, para que não se esqueçam da transmissão. E não se esqueça de utilizar o seu site e redes sociais ao máximo para garantir uma boa audiência.

Criando vínculo com seu aluno

Após o evento, envie uma mensagem para os seus alunos agradecendo a presença. Aproveite para enviar um questionário para ter um feedback da sua vídeo conferência e mantenha o relacionamento com este futuro aluno. Caso o seu conteúdo seja voltado para o final do funil de vendas, você pode trabalhar com descontos para acelerar a jornada de compra.

Experimente oferecer 10% de desconto para os 10 primeiros que fizerem a aquisição com o cupom que você vai oferecer, ou garanta esta porcentagem até o final do dia.

Tanto a vídeo conferência quanto a geração de descontos podem ser feitos através da sua plataforma de ensino à distância. A plataforma EadBox conta com um painel administrativo que lhe permite fazer isso e muito mais! Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis para testar esta plataforma.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Você já fez alguma vídeo conferência? Então conte para nós na caixa de comentários abaixo como foi a sua experiência e fique de olho em nosso blog para aprender cada vez mais como tornar a sua vídeo aula um case de sucesso de vendas.


Categorias