Estratégias e-learning

E-learning: estratégias e segredos que você pode utilizar

O e-learning possui alguns segredos e estratégias que podem ser desvendados facilmente.

É isso que vamos fazer neste texto: mostrar estratégias de e-learning, os macetes e desmistificar as lendas em cima dos cursos online.

Qualidade de ensino, validade do diploma EAD e os processos de aprendizagem no e-learning serão explicados em detalhes.

Antes de começar, é bom compreender qual é o contexto do ensino a distância no Brasil.

O ambiente virtual de aprendizagem vem em um crescimento gradual.

No rastro da transformação digital, a proliferação da internet banda larga, que a tornou mais barata, uma nova parcela da população tem acesso a esta tecnologia.

Isso possibilitou a democratização do conhecimento e o aumento natural da quantidade de cursos de e-learning desenvolvidos para o ambiente virtual. A estratégia de e-learning já é uma realidade no Brasil.

Agora que você já sabe o que é e-learning, vamos lá?

Estrategias de e-leraning

Processos de aprendizagem no E-learning

Assim como em um curso presencial, o processo de aprendizagem de um aluno está diretamente ligado ao conhecimento e capacitação do seu instrutor.

Mas o segredo das aulas virtuais está na possibilidade de inovação de ensino.

Ao contrário das aulas presenciais,com um professor em frente a uma sala de 40 alunos transmitindo o conhecimento, na maioria das vezes, de maneira unilateral, o e-learning aposta no sentido oposto.

O professor pode se utilizar de inovações no modo de aprendizado, como: vídeos, infogames e e-books.

O ambiente virtual de aprendizagem simula uma sala de aula para a troca de ideias. Ou seja, o processo de aprendizagem é dado através da colaboração dos alunos, balizado pelo tutor EAD.

A missão dos professores está em fazer com que os alunos consigam desenvolver as aptidões necessárias para o preparo proposto no curso.

Para isso ele vai se utilizar de estratégias de e-leraning como o conteúdo multimídia transmitido durante as suas aulas, além da sua tutela.

A importância do instrutor na aprendizagem com e-learning

Ter um instrutor bem preparado e que saiba conversar com as câmeras é fundamental para uma boa estratégia de e-learning.

O aluno quando começa um curso de e-learning à distância, normalmente já está afastado da sala de aula há pelo menos alguns meses, quem sabe até anos.

Fazer com que o seu aluno se lembre do próprio papel e entenda o que é e-learning é extremamente necessário, pois a aprendizagem é uma via de mão dupla.

Ao contrário dos cursos presenciais, o aluno não vai estar em uma sala de aula, sem outras distrações ao seu redor.

Ele pode estar concentrado em um escritório, na sala com as crianças ou deitado em sua cama.

Se a aula for maçante e pouco inovadora, a possibilidade do aluno se entreter com outras coisas e perder o foco na sua vídeo aula é grande.

Por isso, um dos segredos da aprendizagem no e-learning é a inovação tecnológica, fazer com que o aluno saia da aula querendo saber mais sobre o assunto.

Saiba mais: As 6 Principais Tendências do Ensino a distância

Um diploma EAD em curso de e-learning possui a mesma validade de um curso presencial?

Com o crescente aumento do ensino a distância, esta desconfiança com os diplomas EAD vem caindo gradualmente.

Entretanto, o brasileiro, em geral, costuma acreditar que algo só possui valor quando é caro.

Como o custo de produção e manutenção de uma estrutura de ensino a distância é menor do que a estrutura necessária para um curso presencial, é fácil deduzir que o EAD terá um valor final menor do que o presencial.

A diferença está presente no modelo de negócios, na estratégia do e-learning e não na qualidade do produto final que é entregue ao aluno.

Não saber como transformar seu curso presencial para aprendizagem e-leraning?

Veja nesse webinar como você pode transformar seu material presencial para EAD de forma ágil

Confira dados de pesquisa sobre a estratégia de e-learning

Uma pesquisa realizada pela Sagah em parceria com a Educa Insights indica que até o final de 2023 a quantidade de cursos de graduação à distância supere os presenciais.

A mesma pesquisa também indica que a fatia de mercado do ensino à distância na graduação já representa 26%. Naturalmente, este crescimento gradual chamou a atenção do Ministério da Educação há alguns anos.

Atualmente o MEC credencia os cursos de Ensino Superior baseados em boas estratégias de e-learning.

O rigor aplicado na revisão do conteúdo é o mesmo destinado para as Universidades presenciais.

Atualmente são inúmeras Universidades EAD que possuem certificação do MEC, ou seja, possuem a mesma validade de um ensino presencial.

Você pode consultar quais possuem esta certificação no site do MEC.

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso

 

Qualidade de ensino e as novas possibilidades de aprendizagem com e-learning

A aprendizagem no e-learning possui uma diferença crucial para os cursos presenciais.

Na estratégia de e-learning, o foco está baseado única e exclusivamente no conteúdo que é destinado para os alunos. A democratização do ensino não chegou apenas nos cursos do Ensino Superior.

Os cursos livres também ganharam força neste cenário.

Seja para aprender a tocar um instrumento, ter aulas de marcenaria ou tomar lições de empreendedorismo, a aprendizagem e-learning proporcionou uma nova possibilidade.

Agora os instrutores que querem transmitir o seu conhecimento empírico para outras pessoas não precisam sair de casa.

Por exemplo: se antes um professor de música precisava se deslocar até a casa do seu aluno, agora todos os alunos podem ter acesso as suas aulas por um valor mais baixo.

O professor que antes dava aula em uma cidade agora pode ter alunos do Brasil inteiro.

A importância da qualidade nos cursos de e-leraning

O foco do EAD está na qualidade do ensino, no conteúdo. Quando falamos em cursos livres devemos ter algumas coisas em mente:

A primeira delas é que o público que está procurando este conhecimento certamente já buscou algo gratuito na internet sobre o assunto.

Ou seja, para ele pagar pela sua aula, ela precisa agregar um valor que justifique este investimento.

É este o segredo da aprendizagem no e-learning: o conteúdo é transmitido de forma direta e rápida.

Os produtores que ganharam destaque chegaram lá, pois compreenderam a opinião dos seus alunos e foram melhorando a qualidade do ensino em um ambiente virtual de aprendizado.

Saber tirar o máximo proveito das ferramentas disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem vai fazer com que a compreensão do conteúdo por parte do seu aluno seja maior.

Fóruns, sistemas de recompensa, chat e calendários de atividades estão entre as principais ferramentas que você precisa dominar e utilizar para fazer com que o seu aluno tenha o melhor processo de aprendizagem possível.

Com isso ele vai indicar o seu curso para outras pessoas, fazendo o chamado “boca a boca”, que vai transformar o seu curso online em um sucesso.

Um ambiente virtual de aprendizagem que seja intuitivo e fácil de utilizar é primordial para que o aluno tenha uma boa experiência.

Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis da plataforma EadBox para testar todas as ferramentas disponíveis para fazer com que a sua vídeo aula seja um sucesso.

 

CTA Trial

trial


Categorias