Tutor EAD

Tutor EAD: qual o seu papel na educação a distância?

O tutor ead é assunto de um debate cada vez mais presente com a popularização do ensino a distância. Se antes o conhecimento era estático, agora ele passou a ser sistemático. A condição de fluxo dinâmico exigiu mudanças na postura de quem trabalha com ead no seu dia a dia. Trocando em miúdos, os espaços de comunicação entre professor e aluno mudaram, alterando também as formas de interação.

A internet banda larga trouxe um crescimento em uma curva vertical desta modalidade de ensino. Mas parte deste crescimento passa pelo papel do tutor ead, que é um guia para os alunos. Ele é o responsável por motivar e engajar os alunos no ensino a distância. Ele é um novo tipo de educador, que está sempre antenado nas tendências do mercado. Ele também deve estar preparado para adequar as propostas de cursos online para atender às demandas dos seus alunos.

O tutor ead faz a mediação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, assumindo a docência.

Ele precisa saber transmitir os conteúdos e facilitar a aprendizagem dos seus alunos. Neste texto você vai compreender o que é um tutor ead e quais habilidades você precisa desenvolver para aplicar em seu curso online.

 

O Tutor EAD

Com o avanço tecnológico nós tivemos uma série de mudanças na maneira de aprendizado. Há 15 anos atrás não existiam smartphones ou tablets e era mais fácil prender a atenção dos alunos. Isso falando apenas da educação fundamental, agora imagine este mundo conectado no mercado de trabalho para os trabalhadores, que dificilmente se desconectam do mundo virtual.

Vale lembrar que o ensino a distância é uma via de mão dupla, assim como quem está transmitindo um conteúdo teve que reinventar o jeito que leciona, o aluno também precisa estar ciente de que ele voltou para uma sala de aula, que será avaliado de acordo com o seu desempenho e que o ead demanda um alto nível de concentração e disciplina. E é aqui que a tutoria ead se encaixa.

Este profissional é responsável por transmitir o conteúdo de uma maneira interessante para os alunos, para que ele tenha interesse. Atualmente a importância está na qualidade do conteúdo e como ele é transmitido. Um tutor ead, ou uma tutoria ead, possui um papel de extrema importância no processo de aprendizagem.

Ele precisa estar conectado com as novas tecnologias e possuir um repertório sobre como transmitir as suas ideias e conceitos de maneira que ele possa fomentar o interesse do aluno e facilitar a compreensão do conteúdo. Durante o processo de ensino, o tutor ead deve fazer valer todas as suas ferramentas para que o aluno tenha no ambiente virtual um local sociável e de aprendizado estimulante.

Estas virtudes e cuidados implementadas no começo do ead no Brasil que garantiram o crescimento desta modalidade de ensino. O cuidado com modo que o conteúdo é transmitido garante a melhor experiência para o aluno. Quanto mais o discente aprende, mais o ead cresce.

 

Tutor EAD para seu negócio

tutor ead de um curso virtual online

Assim como em uma empresa, quanto mais qualificado for um profissional, melhor será o resultado que ele vai trazer. Assim também é no mundo no ensino a distância. Quanto melhor for a tutoria ead, maior será o índice de aprovação e satisfação dos seus alunos. Consequentemente, quanto maior a satisfação com a sua empresa, maior a propaganda boca a boca. E é assim que o seu negócio cresce, pois estes alunos vão se tornar os defensores da sua marca.

Para exemplificar, vamos imaginar que você está procurando um curso online de marketing digital para fomentar a sua vídeo aula. O primeiro curso que você adquiriu foi bom, mas tiveram algumas lacunas sobre certas teorias que você não absorveu bem, pois a aula era muito monótona e disposta em duas horas de um vídeo contínuo.

No segundo curso a sua experiência foi diferente, as aulas eram fracionadas em tópicos e ao final de cada um deles havia uma avaliação para fixação de conteúdo e referências bibliográficas para você buscar eventuais dúvidas. Qual deles deixaria você mais contente como aluno?

É justamente esta satisfação com o conteúdo que deve ser a sua principal arma nos negócios. É o tutor ead que vai identificar as melhores formas de transmitir o material e fazer com que o aluno cumpra os objetivos e metas traçadas no início do curso. Ou seja, ser (ou possuir, para quem possui instituições de ensino a distância) uma boa tutoria ead na equipe é um ganho não apenas para o ensino, mas também é essencial para os negócios.

 

É preciso preparo para fazer uma tutoria EAD?

Videoconferência: como ela pode revolucionar seu negócio

Com o ensino a distância, todo o sistema educacional está se transformando, e irá se revolucionar ainda mais a partir da reforma na formação de professores EAD. Os alunos estão se adaptando com esta nova metodologia de ensino, ou seja, os professores também que saem da graduação, por exemplo, também devem se atualizar. Vale lembrar que a educação a distância é aberta para novos conceitos e ideias pedagógicas.

Os alunos estão cada vez mais independentes, e o ead é a prova disso. Mas ainda assim, os discentes demandam interatividade, por isso o papel do tutor ead está assegurado. Você não precisa necessariamente ser um professor para atuar nesta função, mas ter certos conhecimentos sobre didática e planejamento de aulas são necessários. Se você é professor e deseja incrementar o seu orçamento, experimente atuar no mundo do ensino a distância. Você pode construir o seu próprio negócio e ainda fazer aquilo que mais gosta.

Um bom tutor ead, ou uma boa tutoria ead, precisa ter as ferramentas necessárias para desenvolver um bom trabalho.

Crie equipes de estudo, gerencie com facilidade e agilidade grandes volumes de alunos e tutores e estimule a interação entre os alunos por meio de fóruns e chats. Painéis administrativos intuitivos, matrículas, lista de presença e gerenciamento de alunos são algumas das funcionalidades da plataforma EadBox. Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis para testar esta ferramenta.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

Categorias