plano de negócios

Plano de Negócios: dicas para elaborar o seu

Se você é empreendedor e está em fase de criação da sua empresa, provavelmente já ouviu falar sobre plano de negócios. Esse documento é a junção de elementos que contém a visão estratégica da empresa, sendo o principal responsável por alinhar essa visão para os funcionários e demais interessados da comunidade externa.

Geralmente é muito utilizado para planejar um empreendimento, ou seja, serve para delinear as estratégias e ações da empresa. Este documento pode ser feito para empreendedores que estão começando um novo projeto ou os que estão em fase de reestruturação. Portanto, se você percebe que seu negócio precisa deste recurso, vale a pena utilizá-lo.

plano de negócios

Qual a importância dos plano de negócios?

Planejamento faz parte de todo e qualquer projeto, inclusive em nossas próprias vidas, então, fazer o planejamento de uma empresa é de suma importância. O plano de negócios é uma ferramenta que auxilia na organização e criação de ações futuras. Não precisa ser visto como uma obrigação, mas convenhamos que sem essa estrutura a empresa está fadada a correr mais riscos desnecessários.

Para começar a fazer o plano de negócios, é imprescindível que o empreendedor tenha plena ciência de como será a sua empresa. Principalmente no que diz respeito ao objetivo, metas de crescimento, participação de mercado, entre outros.

Etapas para elaboração do plano de negócios

São etapas simples, mas que norteiam quem precisa começar a colocar em prática. O processo passa pela obtenção de dados e análise, para que o resultado seja mais preciso. Para que o empreendedor possa desenhar e executar as ações de forma assertiva e consciente.

O primeiro passo é ter o entendimento do negócio, ou seja, a ideia inicial. Essa ideia nada mais é que o ponto de partida da empresa. Em seguida, é necessário analisar se a ideia é compatível com o mercado e se há clientes em potencial. Com essa análise inicial é possível ter uma boa base de dados para a elaboração do plano de negócios. Dessa forma o empreendedor consegue ter uma ideia do custo inicial e qual investimento terá que fazer.

O início da elaboração desse documento é fundamental para que o empresário possa ter uma noção mais detalhada das ideias de negócio e de mercado. Assim ele pode dedicar-se à gestão da empresa, sempre levando em consideração os objetivos e metas definidos anteriormente.

O plano de negócios não é imutável, portanto pode (e deve) ser atualizado e reestruturado de acordo com a necessidade e andamento. O ideal é que o documento seja atualizado periodicamente, para que o empreendedor tenha ciência do andamento de sua empresa.

Leia também – Diagrama de Ishikawa: o que é e como fazer

Conclusão

O plano de negócios não é apenas necessário para todo empreendimento, é a chave essencial para o sucesso da empresa. É a partir dele que é feita a estruturação das metas a longo prazo. Assim, os funcionários, investidores e comunidade externa conseguem perceber a seriedade do negócio e aonde a empresa quer chegar.

Portanto, se você ainda não fez seu plano de negócios, não deixe para depois.

 

EADSummit

Eadsummit


Categorias