desenvolvimento sustentável

Desenvolvimento Sustentável: saiba o que é e sua importância

Desenvolvimento sustentável tornou-se um tema popular nos últimos dez anos e vem, cada vez mais, ganhando forças. Esse tipo de desenvolvimento visa fortalecer as necessidades da geração atual, sem prejudicar as que estão por vir. Portanto, o bem-estar hoje e das gerações futuras é levado em consideração.

O conceito ainda causa muitas dúvidas, apesar de usado repetitivamente em nosso dia a dia. Se você se interessa pelo tema e quer saber mais, acompanhe nosso post.

 

desenvolvimentos sustentável

 

O que é desenvolvimento sustentável?

Em um âmbito geral, o desenvolvimento sustentável tem como prioridade o uso consciente de matérias primas para suprir as necessidades da sociedade atual. É consciente por ter compreensão de que essas matérias primas são escassas. Portanto, precisam ter seu uso racionalizado para que as próximas gerações possam, também, usufruir.

O termo foi usado pela primeira vez em 1987 pela comissão mundial de meio ambiente e desenvolvimento. A comissão assinou um relatório chamado relatório Brundtland, que sugere várias iniciativas em prol do meio ambiente. Ele é anterior à Agenda 21, que foi um dos precursores desta iniciativa.

Veja também: educação a distância e o futuro das organizações.

Quais são os passos para alcançar o desenvolvimento sustentável?

Para que o desenvolvimento sustentável seja de fato alcançado, é necessário um planejamento detalhado de ações pontuais e, consequentemente, ações mais amplas. Um passo muito importante que não pode ser deixado de lado é a conscientização de que os recursos são finitos e que devem ser utilizados de forma racional.

Em sua essência, o conceito está relacionado a usar os recursos com qualidade e não quantidade. Isso pode ser feito a partir de boa condições de educação, de moradia, de saúde e uma vida digna à população.

Portanto, desenvolvimento sustentável é o progresso através do crescimento econômico e social, de forma justa e igualitária, sem esgotar as fontes naturais.

O crescimento econômico, por sua vez, não tem ligação direta com esse tipo de desenvolvimento. Isso porque, em via de regra, prioriza a geração de riquezas. Esses dois avanços devem ocorrer juntos para que os indivíduos e sociedade possam coexistir em harmonia.

O Brasil no desenvolvimento sustentável

A participação do Brasil não tem passado em branco na busca por um desenvolvimento mais sustentável. Em conferências sobre o tema, o país tem tido destaque com seus feitos até então. Os programas de combates à pobreza, combate ao desmatamento e a busca por produção de energia limpa. O trabalho vem sendo feito, também, através de leis de proteção e preservação das áreas de reservas legais (lei número 12.651).

Além disso, Brasil tem participado da meta dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para 2020. Com objetivo de erradicar a pobreza, diminuir a fome, melhorar o sistema de saúde, melhorar a qualidade da educação, trazer equidade, distribuição de saneamento básico, proteção ambiental e levar justiça à todos.

O desenvolvimento sustentável parece ser um tema muito aquém do que o mundo está preparado. Porém vem sendo trabalhado para que cada país, da forma como pode, se esforce para um bem comum.

 

EADSummit

Eadsummit


Categorias