Educação a distância

Educação a distância e o futuro das organizações

Com a evolução da sociedade, a tecnologia sofreu transformações trazendo melhorias para a qualidade de vida de todos nós. Atualmente, o tempo tem ficado cada vez mais escasso, tornando difícil a vida de quem quer estudar. Com toda essa turbulência, foi criada uma ferramenta que revolucionou a aprendizagem: a educação a distância.

Muitas pessoas buscavam por estudos ou especializações, mas devido às condições de vida que têm eram impossibilitadas de realizar. Com a ferramenta EAD, a educação tornou-se mais democrática, dando flexibilidade e autonomia para quem antes não tinha como se desdobrar para ter acesso ao ensino.

 

Educação a distância

 

Educação a distância no dia a dia

A educação a distância é uma modalidade de ensino e aprendizagem que visa uma boa experiência do estudante. A união entre aluno e o tutor EAD faz com que todos os relacionamentos e aprendizagem fluam de acordo com os horários disponíveis de cada um.

O aluno tem a possibilidade de acessar do conforto de sua casa nos horários que tem livre. Esse acesso remoto também trouxe um consumo maior de tecnologias, fazendo com que as pessoas melhorassem seus conhecimentos tecnológicos. A mudança acarretou, também, na forma como o conteúdo é consumido. Se antes as pessoas precisavam estar em casa para acessar o desktop, hoje elas têm informações nas palmas das mãos.

A importância da educação a distância

Antes de ser bem conhecida, a EAD carregava consigo muitas críticas, pois era uma modalidade muito nova e sem muitos parâmetros. Contudo, com o passar do tempo, foram percebendo a importância da educação a distância na sociedade. Tanto que hoje é vista como um divisor de águas na aprendizagem.
Muitas vezes, em um ambiente físico, aprender sobre algum assunto torna-se penoso. Em uma sala de aula, por exemplo, limita-se a busca de conhecimento em alguns livros em que a procura também é demorada. No ambiente virtual, essa busca por conhecimento se torna mais ampla. Visto que é possível encontrar inúmeros resultados com apenas uma pesquisa. Se antes em uma aula de 50 minutos o aluno tinha que procurar as respostas dentro de um livro e ainda corria o risco de não as resolver. Hoje em uma aula consegue responder um questionário sem muitas dificuldades.

A educação a distância passou de apenas uma tendência para uma realidade que vem agregando facilidades na aprendizagem de cada um.

O futuro já está acontecendo

O ensino tradicional está acompanhando o desenvolvimento da aprendizagem a passos lentos. Tão lentos que a desistência e as reclamações estão aumentando cada vez mais. A forma de aprendizagem hoje não é a mesma que nossos avós tiveram e isso faz com que essa geração tenha um trabalho a mais no momento de aprender.

O ensino a distância está crescendo cada vez mais e se fortalecendo no mercado, fazendo com que atualize e busque novas formas de melhorar as tecnologias utilizadas. Isso traz um benefício para os alunos que acompanham essa evolução e consequentemente melhoram habilidades com a EAD.

Essas melhorias visam, no geral, uma melhor experiência de aprendizagem do usuário. Que pode acompanhar seu desenvolvimento e entender quais são seus pontos fracos e como melhorá-los. Desta forma, a instituição também conhece melhor seu aluno e pode ajudá-lo a crescer e aprender de acordo com suas capacidades. Sem ser rápido ou lento demais, isso além de estimular os alunos faz com que eles percebam seu desenvolvimento com o tempo.

Veja também: educação e tecnologia: combinação de benefícios

Informação em todos os lugares

Com a facilidade do acesso à informação estamos cada vez mais sedentos por aprendizado. Dentro da sala de aula o conhecimento se limita às quatro paredes da sala de aula. Enquanto na educação a distância as informações (intelectuais e sociais) estão conectadas em uma rede de conhecimento. As barreiras físicas e geográficas que existem no ensino presencial se tornam quase inexistentes quando falamos em ensino a distância.

Os benefícios da educação a distância

Além de quebrar barreiras, a EAD traz vários benefícios para quem adota esse tipo de modalidade:

  • Flexibilidade – a economia de tempo para quem usufrui dessa modalidade é muito grande. Atualmente, nossa sociedade passa por um paradoxo do tempo. Quanto mais coisas temos que fazer, mais arranjamos tempo para realizar mais tarefas. E quanto mais tarefas realizamos, mais reclamamos da falta de tempo. Para quem já não tem tempo para realizar todas as responsabilidades diárias – conciliar trabalho e estudos, por exemplo – a educação a distância é uma mão na roda;
  • Menor investimento – sim, a EAD tem o custo muito menor devido à forma como é realizada. É possível gravar uma aula e passa-la para várias turmas sem que o professor tenha que estar presente em todas elas. Além de diminuir os custos de um local físico para que as aulas aconteçam;
  • Acompanhamento da aprendizagem – no ensino presencial o acompanhamento do professor acaba sendo um pouco mais distante devido a quantidade de alunos que ele tem para acompanhar. No EAD o acompanhamento é mais próximo, fazendo com que o aluno entenda seu desenvolvimento;
  • Diploma já é reconhecido – por muito tempo houve um preconceito com cursos a distância. As instituições e o mercado de trabalho não sabiam se haveria um comprometimento do aluno. Mas com o tempo esse preconceito foi se atenuando até que hoje em dia entende-se que alunos por EAD têm tanto comprometimento quanto alunos de instituições 100% presenciais.

Educação a distância também é oportunidade de negócio

Com a crescente procura por cursos a distância, o mercado EAD ramificou-se e transformou sua forma de atuação. Antes o que era apenas voltado para a área de educação para grandes instituições, agora empresários conseguem ver futuro em seus negócios.

O mercado EAD atualmente tem um leque de possibilidades, fazendo com que a busca por conhecimento seja cada vez mais acessível. Basta procurar no mercado que irá perceber a quantidade de cursos livres existentes. O ser humano tem a necessidade de estar aprendendo algo novo sempre e isso fez com que um nicho de mercado que antes era específico para instituições de ensino fosse aberto para novas ideias e formas de aprendizagem.

 

CTA Demonstração 2

demonstração eadbox


Categorias