Educação e tecnologia

Educação e tecnologia: combinação de benefícios

A educação e tecnologia andam juntas, sendo atualmente impossível pensar nelas de forma independente. Se entrarmos em uma sala de aula é muito provável vermos celulares, notebook e tablets em cima da mesa.

Normalmente associamos o uso da tecnologia para fins de lazer. Como por exemplo, joguinhos nos smartphones e redes sociais, mas eles podem e devem ser utilizados das mais variadas formas. Quando temos uma dúvida o primeiro local em que procuramos é a internet, pela facilidade e rapidez do resultado. Então, se a internet nos auxilia e agiliza nosso dia a dia, por que não utilizar na educação?

 

Educação e tecnologia

 

Educação e tecnologia nas escolas

É notável a insatisfação de alguns alunos com os métodos tradicionais de aulas. Com a informação a um clique de distância, ter que ficar sentado por pelo menos quatro horas diárias torna-se algo maçante e desestimulante. A vivência de uma sala de aula expositiva, com textos importantes em um quadro negro ou lousa, faz com que o aprendizado se torne robótico. O que, atualmente, não tem sentido ser tão utilizado. Os alunos que estão hoje em sala de aula buscam informações que agreguem no que estão estudando. Então, receber informação como receita de bolo já não é satisfatório.

Mas como fazer diferente?

O corpo docente como ferramenta

Antes de tudo é necessário fazer com que colaboradores e o corpo docente entendam a necessidade desta mudança. Em meio a tantas transformações e avanços tecnológicos, pode ser que se sintam perdidos com as novidades. Portanto, além de incentivar o uso de novas tecnologias em sala é necessário mostrar como utilizá-las.

A escola não pode ser vista como uma instituição ultrapassada que não acompanha as evoluções da sociedade. É necessário que inovações sejam usadas como uma extensão, uma nova forma de transferir conhecimento. Com novas metodologias e não somente a transferência do uso do quadro negro para o computador.

É possível pensar em dinâmicas e colocar a educação e tecnologia trabalhando juntas.

Veja também: O que é ensino híbrido?

Para que tudo funcione é necessário entender a demanda dos alunos

Apesar do avanço da tecnologia na sociedade, a realidade de cada escola e seus respectivos alunos é diferente. Portanto, é necessário mapear as reais necessidades para que esses recursos sejam implantados de forma correta.

Tenha em mente os pontos a serem pesquisados:

  • Quais são os aparelhos que os alunos e o corpo docente têm afinidade?
  • Quais aparelhos são mais utilizados fora do ambiente acadêmico?
  • Existem aplicativos mais usados? Como relacioná-los com o aprendizado dentro da escola?
  • Como associar o uso das tecnologias com o mercado de trabalho?

Dessa forma, é possível ter um parâmetro geral de como está o entendimento de todos os alunos e professores sobre como e o que usar em sala. Podendo criar atividades em sala em que a educação e tecnologia sejam utilizadas em conjunto.

Conclusão

A sociedade evoluiu e com esse progresso o mercado de trabalho também sofreu alterações. Hoje, cada vez mais, é necessário um profissional antenado e capacitado. Sendo assim, alunos e professores precisam estar a par das novidades.

Então, para fazer com que a escola se torne um ambiente agradável para novas descobertas e aprendizados é necessário o acompanhamento das novas tecnologias. Com isso a escola e os alunos só têm a ganhar!

 

CTA ebook cursos online

ebookcursos-online


Categorias