como fazer video

Como fazer vídeo de maneira fácil e ágil

Se você acompanha as redes sociais já deve ter percebido que os vídeos estão se tornando cada vez mais populares. Basta rolar um pouco sua timeline para achar o primeiro. Essa mudança vem acontecendo nos últimos dois anos e já é tendência para quem tem afinidade com essa área. Então, se você quer saber como fazer vídeo de forma rápida e ágil, não precisa ficar preocupado. Iremos explicar as melhores maneiras de começar para você produzir seus vídeos sem maiores complicações.

 

como fazer video

 

Como fazer vídeo sem saber nada?

Na área audiovisual criou-se uma mística que envolve grandes efeitos hollywoodianos e vídeos extremamente bem produzidos. Mas para quem não está habituado com as técnicas e precisa criar vídeos de forma rápida o jeito é começar. Dessa forma, é possível desenvolver habilidades e melhorar seu conhecimento nessa área. Não se cobre tanto no começo, se o conteúdo for bom e interessante a pós-produção só vem a agregar.

Então, vamos começar com as dicas?

A câmera e os demais equipamentos são fundamentais, mas você não precisa fazer um alto investimento nesse momento. Tenha em mente que os aparelhos celulares atuais possuem uma tecnologia avançada, sendo capazes de produzir vídeos de alta qualidade. Mas se você quer saber mais sobre quais são os melhores equipamentos para investir futuramente, veja nosso artigo completo.

Pense em um roteiro

Não são apenas os filmes que usam o roteiro para guiar as produções. Se você pretende fazer um curta ou mesmo um vídeo para seu canal no YouTube será necessário criar um roteiro. Planeje o que será falado ou mostrado no vídeo e transforme isso em texto separado por tópicos. Assim, o processo de gravação será otimizado.

Afinal, como fazer vídeo sem ter uma base do que acontecerá?

Veja também: como fazer um roteiro para sua vídeo aula.

A iluminação é adequada?

O ideal é que a imagem fique clara na medida certa, ou seja, sem estourar o branco ou que as sombras fiquem muito escuras. Se o local em que será feito a gravação não possui a iluminação adequada e você não tem os equipamentos necessários, pense nessas possibilidades:

  • Usar a luz do sol – é a solução ideal para quem não tem equipamentos de iluminação, além de deixar a imagem com um aspecto mais natural.
  • Luminárias – dependendo do tamanho ou lâmpada utilizada pode não ter o efeito desejado. Mas se você precisa de uma solução rápida e fácil, essa pode ser a melhor maneira.

Veja também: dicas de iluminação para o seu home studio.

Que tal começar a gravar?

Com essas duas dicas já é possível começar a produzir seu vídeo. Com o tempo você vai perceber que as técnicas que você utilizou em sua primeira gravação já não são mais as mesmas. Mas isso só a prática poderá te ajudar.

Com a gravação pronta é necessário pensar na edição e por isso o roteiro é tão importante. É a partir dele que você monta os quadros na ordem certa e deixa seu vídeo mais dinâmico e com a linha de pensamento correta.

Viu como fazer vídeo de forma rápida e ágil não é difícil? Basta começar e ir adaptando e melhorando suas técnicas. Se você quiser entender mais sobre edição leia nosso artigo completo e melhore suas habilidades de edição.

 

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias