motivação

Como a motivação afeta a si e aos seus colaboradores

Manter a motivação em alta no ambiente de trabalho é um desafio para todas as empresas. Quanto mais motivados os colaboradores estiverem, mais eles vão render. Uma maneira simples de entender a motivação é identificar o que faz você levantar da cama todo dia e ir para o trabalho.

 

motivação

 

Existem diversos tipos de motivação, desde um bom salário com bonificações até o reconhecimento. A identificação com o trabalho que é desenvolvido – bem como o bom entendimento da tarefa a ser realizada – também conta para deixar a sua equipe motivada.

Possuir funcionários que não estão motivados no ambiente de trabalho tende a ser oneroso para a empresa. Esse papo de motivação pode parecer bobagem, mas pesquisas comprovam que quanto mais engajada a equipe, mais ela produz. A Gallup realizou um estudo com 49 indústrias em 34 países e chegou a conclusão de que profissionais motivados rendem até 25% mais.

O estudo completo você pode conferir no site da Gallup clicando aqui, ele está em inglês.

Como desenvolver a motivação em seus colaboradores

Existem várias formas para motivar uma equipe de trabalho. Boa parte delas converge para outro assunto, o clima organizacional. Estes dois fatores normalmente são complementares, quanto melhor for o clima dentro da empresa, mais motivados os seus colaboradores estarão.

Se quiser saber mais sobre clima organizacional, clique aqui para ver mais em nosso artigo aqui no blog.
Um dos meios de motivar os colaboradores é criar um relacionamento com eles. Esta atitude vai fazer você ganhar a confiança deles. Isso vai facilitar o seu entendimento sobre o que cada um deles quer para as suas carreiras. Quanto mais confiança eles tiverem em você, mais ideias eles vão trazer para melhorar a sua companhia.

Mas a confiança é uma via de mão dupla, ele precisa saber que você confia nele também. Faça eles compreenderem que fazem parte de algo maior, e que todo o trabalho da empresa é interligado. Mostre para os seus colaboradores que o trabalho deles é importante e que você os valoriza.

Faça com que os colaboradores participem das tomadas de decisões e mantenha sempre um diálogo aberto. Aproveite para trabalhar a sua liderança, mostrando que os resultados que você apresenta são graças ao trabalho de toda a equipe. Um líder nunca diz “faça”, ele diz “vamos fazer”.

Um ponto importante que será determinante é saber medir o grau de intimidade que você vai permitir neste relacionamento. Fique atento para não dar intimidade suficiente a ponto de perder a sua autoridade com os seus funcionários.

5 dicas para promover a motivação em seus colaboradores

  • Recompense sua equipe por fazer coisas boas;
  • Promova estilos de vida saudáveis;
  • Ofereça um ambiente de trabalho melhor;
  • Crie um diálogo aberto;
  • Forneça apoio e desenvolvimento profissional;

Conclusão

Manter a motivação da sua equipe ajuda a sua empresa a reter os talentos. Ela também impacta diretamente na redução do turnover. Isso poupa sua empresa de encargos trabalhistas com rescisão de contratos. Isso, fora o tempo de investimento no treinamento de outro colaborador.

Já está pronto para traçar uma estratégia motivacional para os seus colaboradores e aplicar as suas técnicas de liderança?

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias