tipos de liderança

Tipos de liderança: aprenda a identificá-los

Quando falamos em liderança temos que ter em mente que existem tipos de liderança diferentes. O líder nada mais é do que uma pessoa com comportamentos (coercitivos ou mesmo motivadores) que levam uma equipe a alcançar o objetivo. É claro que quando pensamos em um líder logo nos vem à cabeça aquela pessoa alegre, que motiva um grupo e o conduz para os objetivos. Mas, isso faz com que criemos uma idealização do que é ser líder. Padronizando comportamentos que nem sempre são encontrados em todos os tipos de liderança.

Portanto, saber liderar é um conjunto de habilidades aprendidas durante seu percurso. Que quando colocadas em prática faz com que um grupo de pessoas trabalhe para atingir um objetivo em comum.

 

tipos de liderança

 

Características de um líder e tipos de liderança

Não existe uma padronização de comportamento de um líder, porém existem características que definem a posição que estão:

  • Saber ouvir atentamente;
  • Ter empatia;
  • Saber entender os pontos fortes e fracos (seus e de sua equipe);
  • Dar valor ao potencial dos outros;
  • Ter senso crítico e de urgência;
  • Inteligência emocional;
  • Relacionamento interpessoal.

Todas essas características podem ser desenvolvidas ao longo do tempo e devem ser mantidas enquanto estiver em posição de influência.

Veja também: desenvolvimento de líderes: 10 dicas imperdíveis para você.

Tipos de líderes

Se você pretende liderar uma equipe ou mesmo entender a forma de liderar de outras pessoas, conhecer os tipos de liderança o ajudará. Cada pessoa tem uma forma de lidar com diversas situações.

O líder exigente

Geralmente são pessoas que possuem uma ampla experiência na área, fazendo com que se tornem exigentes. Em momentos de maiores tensões é possível que se torne mais crítico, pois quer que tudo esteja perfeito. Líderes com esse perfil passam confiança para seus influentes por serem mais perfeccionistas e seguros de si.

O líder autocrático

Líderes com esse perfil, normalmente, agem por conta própria. Todas as decisões a serem tomadas passam somente por ele, sem que consulte o restante da equipe. Fazendo com que aja um distanciamento entre líder e equipe.

Equipes lideradas pelo perfil autocrático conseguem desenvolver e entregar uma grande demanda de projetos, mas com alto teor de estresse. Isso acontece pelo líder ter um grande foco em resultado, mas não valoriza as competências de cada um da equipe.

O líder liberal

Tendem a deixar os membros da equipe decidirem por si só. Cada um fica responsável pela sua própria gestão de tempo e afazeres. Dessa forma, o líder inspira confiança para o time e faz com que eles corram atrás de solução para seus problemas. Organizando-se da forma como se sentirem melhores.

O líder visionário

Tem perfil empreendedor e busca sempre conhecer e antecipar tendências do mercado. Sendo ele o responsável por encontrar oportunidades e escolher uma a qual focar. Como tem um pleno conhecimento de cada membro de sua equipe consegue distribuir afazeres de forma justa. Dessa forma, é capaz de reconhecer e valorizar a importância de cada um.

O líder democrático

É o tipo de líder que abre as tomadas de decisão para toda equipe. Ouvindo e debatendo ideias, fazendo com que tenham mais empatia e desenvolvimento interpessoal. Com a abertura para diálogos, debates e feedbacks a equipe como um todo se sente mais motivado. Faz com que a entrega dos projetos sejam feitas de forma tranquila e motivada.

O líder motivador

Normalmente o líder é uma pessoa otimista e de alto astral, motivando todo o ambiente. Fazendo com que o nível de estresse abaixe, deixando o projeto fluir de forma mais leve.

Conclusão

Não existe certo ou errado dentro dos tipos de liderança, mas sim o momento certo para cada perfil. É necessário avaliar o momento em que a empresa e a equipe estão passando para que seja declaro o perfil ideal de líder. Pois, de nada adianta a equipe necessitar de um líder mais exigente e ter como influência um perfil liberal.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias