Desenvolvimento de líderes

Desenvolvimento de líderes: 10 dicas imperdíveis para você

O desenvolvimento de líderes não uma tarefa simples de ser cumprida. Encontrar um líder entre tantos colaboradores pode parecer complicado, principalmente para proprietários de grandes empresas. Mas esta é uma etapa crítica no sucesso em longo prazo do seu negócio.

É preciso de líderes para o desenvolvimento de líderes

Antes de tudo, para que você possa trabalhar o desenvolvimento de líderes, você precisa de material humano para aprimorar esta característica. Por isso você precisa saber selecionar candidatos que possuam esta chama para ser acessa. Logo na primeira etapa da entrevista é preciso analisar a experiência do candidato com atenção. Como foram as experiências anteriores dele? Já esteve envolvido em projetos desafiadores? Ele já assumiu uma posição de liderança? É do tipo que toma a iniciativa ou espera que o mandem fazer algo? Cada um destes fatores te dará uma visão mais ampla do estilo de trabalho daquele funcionário.

Para lhe auxiliar a desenvolver os líderes da sua empresa, selecionamos estas 10 dicas. Com elas você vai poder encontrar e contratar líderes e, principalmente, saber como mantê-los satisfeitos em sua empresa.

1. Teste os seus novos colaboradores

Pronto, você encontrou alguém que corresponde às características descritas. O próximo passo é lhe atribuir uma tarefa e uma direção, mas o deixar livre para ver o seu potencial e o que ele pode fazer. Avalie a sua criatividade e o tempo de resposta: eles abraçaram o desafio ou ficaram parados esperando as respostas? E o mais importante: eles excederam as suas expectativas?

2. Escute a opinião deles

Aqui está um erro que a maioria das empresas comete: não ouvir ou dar valor as opiniões dos seus colaboradores. Se você escolheu um funcionário e dedicou tempo durante o seu treinamento, é preciso confiar que ele vai desenvolver bem as suas atribuições. Não tenha receio de perguntar aos seus colaboradores a opinião deles sobre diferentes assuntos e até mesmo o que eles fariam em determinadas situações. Não pense que este é um sinal de fraqueza. Estas atitudes mostram que você confia nas habilidades da sua equipe, os deixando mais integrados e motivados. Saber ouvir os seus colaboradores é um dos principais motes do desenvolvimento de líderes.

3. Não deixe de delegar responsabilidades

Se o seu colaborador já mostrou que é merecedor da sua confiança, passe a delegar tarefas mais importantes. Deixe-o tomar conta de projetos sozinho, dê liberdade para que ele tome suas próprias decisões e possa trabalhar por conta com parceiros externos, fornecedores e até mesmo clientes.

Erros vão acontecer? Espera-se que sim. Mas lembre-se: isso faz parte do processo educativo e do desenvolvimento de líderes. No final, o resultado será muito positivo para a empresa e para o funcionário.

4. Mantenha os líderes motivados

É comum que empresários e gestores tenham uma preocupação em comum: depois de gastarem tempo e dinheiro treinando e desenvolvendo colaboradores para se tornarem líderes, eles acabam deixando a empresa para trabalhar em outro lugar. A primeira pergunta que você precisa se fazer é: “por que alguém deixaria a minha empresa?”.

Manter colaboradores motivados e satisfeitos não é uma tarefa fácil, mas é algo que precisa ser trabalhado diariamente. Os motivos podem ser vários: dinheiro, melhores oportunidades de crescimento, clima da organização e razões pessoais.

Se o seu colaborador quiser mudar de área ou de cidade por motivos pessoais, você não poderá fazer nada. Mas, na maioria dos casos, uma conversa sincera e algumas mudanças podem manter seus colaboradores satisfeitos e fiéis a sua companhia.

Primeiro, procure formar uma equipe sólida, contratando pessoas positivas e que se relacionem bem. Depois, comece a delegar responsabilidades e deixe que os seus líderes os surpreendam. Assim que você encontrar as pessoas certas para ocuparem estes cargos, valorize o trabalho apresentado, descubra novos desafios e tenha boas conversas. Esse é o melhor investimento que você pode fazer em seu negócio.

Veja também: Treinamento de funcionários, como fazer?

5. Desenvolva bons treinamentos

Funcionários precisam das ferramentas e do treinamento correto para poderem se desenvolver. Para descobrir quem serão os seus futuros líderes, é preciso fornecer educação e isso pode ser feito de maneira fácil e prática. Plataformas de ensino a distância podem ser exploradas neste sentido.

Usando o computador ou mesmo um aparelho smartphone, o seu colaborador poderá acessar dados importantes e cursos que o instruam da melhor forma. Desta forma, você poderá refinar as habilidades de liderança de cada um deles. Ao mesmo tempo, os seus colaboradores saberão que estão em uma empresa que pensa no futuro e prepara bem a equipe para os desafios.

6. Use os dados a seu favor

Através de uma plataforma ead você consegue instruir e profissionalizar ainda mais os seus colaborares, e ainda pode usar os dados de seus funcionários para descobrir os mais talentosos. Como? Analisando como eles estão usando os materiais, como estão se saindo nos cursos e exercícios propostos e como estão interagindo entre si.

Você pode até mesmo promover uma espécie de competição entre eles, designando pontos para as tarefas propostas. Com a plataforma, você poderá entreter e estimular seus funcionários, oferecendo conteúdo de valor.

7. Crie desafios

Se você tem uma equipe forte e conectada, precisa criar cenários em que eles continuem a se desafiar. Esta é uma maneira eficaz de testar os níveis de habilidade e comprometimento individual de cada membro do time. Estas tarefas oferecem lições valiosas, agregando novas habilidades, melhorando a confiança e solidificando o comprometimento dos seus colaboradores.

8. Conecte líderes

Se você tem um colaborador exemplar, faça-o se comunicar com os outros funcionários. Durante o treinamento dos próximos líderes, faça-os ser “a sombra” dos líderes atuais. Assim, eles poderão experimentar o cotidiano de trabalho e descobrir como eles pensam e tomam decisões importantes.

9. Mude as funções

Pode parecer confuso, mas muitas empresas inovadoras apostam na rotação de funcionários como uma ótima maneira de motivar e envolver os colaboradores em diferentes setores da empresa. Além disso, ao trocar o seu funcionário de cargo, ele estará trabalhando e fortalecendo diferentes habilidades, descobrindo outras áreas e pessoas com quem pode atuar e se desenvolver.

10. Inspire

Os melhores líderes são movidos por algo em comum: a paixão. E não há nada melhor do que um líder apaixonado que passe este sentimento a seus subordinados. Ao deixar os seus colaboradores serem criativos, encorajando-os a trabalhar em projetos paralelos, com liberdade e motivação, você estará criando um ambiente propício para que ele se apaixone pelo seu trabalho e seja ainda mais produtivo.

CTA Ebook Colaboradores

Banner_Ebook-5-Maneiras-de-motivar-e-engajar-colaboradores_Eadbox


Categorias