treinamento e desenvolvimento de pessoas

Treinamento e desenvolvimento de pessoas

A área de treinamento e desenvolvimento de pessoas envolve diversas competências. Desde o treinamento de um novo colaborador, para explicar para ele qual é a missão, missão e valores da empresa. Também transitando pelos aspectos técnicos e estratégicos, até o desenvolvimento profissional individual.

O maior problema das grandes empresas é colocar o setor de treinamento e desenvolvimento em um centro de custos. Quando isso ocorre, o balancete anual pesa contra, pois nele são embutidos apenas números. Isso deixa o valor agregado de fora. Quando isso ocorre, os diretores, na maioria das vezes, optam por retirar o valor do investimento nesta área fundamental.

As empresas que não treinam os seus funcionários podem enfrentar sérias dificuldades competitivas por falta de mão de obra preparada. Um colaborador preparado rende mais do que um que não conheça o fluxo de trabalho da empresa. Ele também precisa saber manusear as ferramentas disponíveis para otimizar os seus afazeres diários.

CTA Ebook Colaboradores

Banner_Ebook-5-Maneiras-de-motivar-e-engajar-colaboradores_Eadbox

O que é o treinamento?

O treinamento é um instrumento de capacitação utilizado para instruir o colaborador, não importando o seu cargo ou função. O objetivo é fazer com que os seus funcionários estejam aptos a realizar novas práticas de trabalho. Pode servir também para otimizar o tempo ou desempenho pessoal de cada colaborador.

Trabalhar o treinamento e desenvolvimento de pessoas em sua empresa deve ser uma ação planejada visando aumentar o grau de conhecimento, ou fazer com que com o treinado adquira novas habilidades ou comportamentos. O treinamento pode ser voltado para um grupo de funcionários ou até mesmo para um único indivíduo.

No âmbito empresarial é comum o treinamento e desenvolvimento em um modelo presencial. Neste modelo, um colaborador com mais tempo de casa, ou até mesmo o que esteja mais familiarizado com relações interpessoais, promova o treinamento. Ele também precisa ter o conhecimento necessário para determinada função para lecionar o treinamento. Este tipo de treinamento e desenvolvimento é utilizado em casos de treinamentos operacionais, voltados para treinamento de máquinas ou determinados equipamentos. É importante que pelo menos uma parte da aula seja presencial, para que o seu colaborador possua contato com as ferramentas, e que as eventuais dúvidas sobre funcionamento sejam sanadas.

Por que optar por treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Em um cenário mundial no qual tudo muda constantemente, é necessário que os seus colaboradores acompanhem a evolução da sua atual função. Assim ele vai saber o que se espera dele em um médio, e até mesmo longo, prazo. É aí que o departamento de recursos humanos começa a entrar no processo. O papel do RH não é apenas contratar colaboradores, mas sim fazer a avaliação e trabalhar no desenvolvimento pessoal de cada um deles. Para isso, uma plataforma ead é essencial para trabalhar o crescimento destes profissionais em uma educação continuada.

Os treinamentos também são importantes para que você consiga desenvolver o máximo potencial do seu colaborador. Um profissional bem treinado e motivado rende mais para a sua empresa do que um colaborador que não possua o treinamento necessário para desenvolver as suas ações de maneira eficaz. Estas ações fazem com que os seus colaboradores atendam melhor e mais rápido os seus alunos. É uma reação em cadeia que, no final, vai fazer com que a sua empresa tenha resultados melhores no final do ano.

Existem diversas formas de realizar o treinamento e desenvolvimento de pessoas. Tudo isso de uma forma a serem aplicadas no dia a dia da sua empresa. A primeira delas é através do trabalho em equipe direcionado. Para isso você precisa montar uma equipe de trabalho multidisciplinar que precise trabalhar em conjunto para executar um trabalho específico. Este tipo de treinamento vai gerar uma interação entre seus colaboradores. Isso vai fazer com que eles desenvolvam as suas habilidades de convivência com outras pessoas.

Insira metas para seus colaboradores

Outra maneira de realizar este desenvolvimento é colocando metas ousadas para os seus colaboradores. Incentive isso com prêmios escaláveis, mas fique atento para tornar as metas possíveis de serem alcançadas. Este tipo de desenvolvimento tira o colaborador da zona de conforto. Isso vai fazer com que ele se aplique cada vez mais, fazendo com que ele supere os seus limites.

O método de desenvolvimento depende de uma relação interpessoal. É o feedback entre supervisores e gerentes com os seus colaboradores. Neste caso é importante que o departamento de recursos humanos trabalhe em conjunto com os gestores de cada área. Este feedback precisa ser guiado. É interessante que estes gestores passem por um treinamento para compreender as técnicas e melhores maneiras para desenvolver o seu trabalho junto aos seus colaboradores. Esta avaliação de desempenho precisa ser parametrizada e deixada clara para todos os colaboradores, nada de dois pesos e duas medias.

Por último, mas não menos importante: o treinamento e desenvolvimento de equipe mais eficaz para vários tipos de modelo de negócio. Vamos entender como ele funciona na prática?

Tipos de treinamento

Existem vários tipos de treinamentos focados no treinamento e desenvolvimento de colaboradores. O mais comum deles é o treinamento em serviço.

  • Treinamento em serviço

Ele ocorre quando o funcionário está aprendendo como a empresa funciona enquanto desenvolve as suas funções. O principal exemplo disso está nas indústrias e no varejo. É comum você ver atendentes e caixas de lojas com crachás escritos “em treinamento”. Estes profissionais aprendem enquanto estão desenvolvendo as suas funções. Por conta da sua proximidade com o ambiente de trabalho, estes colaboradores ficam motivados a trabalhar. Geralmente não existem simulações ou conversas teóricas sobre atendimento, como no exemplo do caixa. O colaborador vai aprender conforme forem aparecendo às dificuldades no seu dia a dia. Na maioria das vezes, estes colaboradores estão em período de experiência na empresa, e os resultados obtidos são levados em conta pela equipe de recursos humanos.

  • Treinamento de rodízio

Este treinamento e desenvolvimento de pessoas que vem sendo utilizado em várias empresas multinacionais. Como próprio nome propõe, este modelo de treinamento coloca o colaborador para desenvolver temporariamente outra função dentro da empresa. Por exemplo, o funcionário do relacionamento com clientes passa a fazer parte da prospecção, e vice e versa. Através desta ação, os colaboradores conhecem melhor como funcionam os outros setores da empresa e, acima de tudo, passam a valoriza-los. Este tipo de treinamento é ideal para ter profissionais multitarefas que, quando precisem, possam assumir outros cargos eventualmente em caso de necessidade. Ele pode até mesmo ser transferido automaticamente para outro setor que ele desempenhe melhor a sua função. Estas atitudes podem trazer mais números para a empresa.

  • Treinamento presencial

O treinamento e desenvolvimento presencial é comum em empresas que possuem muitos funcionários. Basicamente, um instrutor recebe uma turma para trabalhar o desenvolvimento pessoal. Seja para acompanhamento do desenvolvimento individual ou até mesmo para ensinar os colaboradores a utilizarem um novo software. A principal vantagem é a possibilidade de aprofundamento do conteúdo com o instrutor.

  • Treinamento a distância

Já no treinamento a distância não existe a presença de um instrutor fisicamente, fazendo com que a distância da localização entre sedes deixe de ser um problema. Com isso, ao invés de você possuir uma equipe de treinamento e desenvolvimento de pessoas em cada estado, por exemplo, você teria apenas uma na matriz. Eles iriam disseminar o conteúdo para outras empresas através de uma plataforma ead.

Porque treinar meus colaboradores através de uma plataforma ead?

Uma plataforma ead pode ser o segredo para alavancar o treinamento dos colaboradores da sua empresa. Em tempos de crise os setores de treinamento e desenvolvimento de pessoas acabam sofrendo. Este setor entra na parte de custos da empresa, ao invés do investimento. Mas e se você puder otimizar o seu trabalho e ainda cortar em até 66% o investimento realizado nesta área? Seria o mundo perfeito, não? Este é o mundo do ensino a distância.

Os treinamentos baseados no ead possuem um alto grau de retenção de alunos, pois o importante a ser transmitido é o conteúdo. Ele geralmente é revisado e produzido com mais esmero, pois será reutilizado várias vezes. Com um conteúdo mais direto e uma plataforma intuitiva, que está sempre disponível e, acima de tudo, possui um controle individual de rendimento, que permite um sistema de badges e recompensas, a facilidade de consumo e o incentivo através da competição é mais presente.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a qualidade do treinamento e desenvolvimento de pessoas. Os cursos presenciais tendem a ser massivos e cansativos. Dependendo do perfil da pessoa que está ministrando a aula, chega a ser insuportável ficar dentro da sala de aula, não é mesmo? Por isso é muito difícil medir a eficácia do treinamento. Através de uma plataforma ead você possui o controle individual de rendimento. Consegue identificar qual colaborador possui maior dificuldade e investigar os motivos, visando a melhora do conteúdo aplicado, e também do aproveitamento dos seus funcionários.

Estes são apenas alguns dos benefícios de uma plataforma de ensino a distância. Para justificar ainda mais o investimento, você pode utilizar esta mesma plataforma para executar ações de endomarketing. Aproxime o seu colaborador da sua empresa através destas estratégias podem cortar custos e tornar o seu trabalho ainda mais eficientes.

Exemplo prático

Digamos que você trabalhe em uma montadora de carros multinacional, você imagina conseguir colocar o diretor geral, ou até mesmo o presidente da empresa, para falar com todos os colaboradores de uma só vez? Difícil, não é mesmo? Mas através de uma plataforma moodle você pode realizar transmissões ao vivo, que podem ser realizadas até mesmo da sala do presidente da empresa. Você pode conectar desde os funcionários do chão de fábrica até o presidente da sua companhia.

Já imaginou a repercussão de ter os seus colaboradores tendo um contato visual, que só o vídeo permite, com os diretores da sua empresa? Esta ação pode não significar muito pra você, mas certamente o funcionário que trabalha operando as máquinas vai se sentir lisonjeado, pois o presidente da empresa está destinando algumas horas do seu dia para conversar com ele. Você também pode utilizar a ferramenta de transmissão ao vivo para reuniões entre a diretoria, encurtando a distância entre as diferentes sedes da sua empresa.

CTA Demonstração 1

Banner_Demonstração_Eadbox_2

5 passos para você aplicar o treinamento ead em sua empresa

Não existe uma “receita de bolo”, pois cada modelo de negócio possui uma especificidade própria. Mas estes passos certamente vão ajudar você a implementar o ensino a distância na sua empresa.

1. O que seus colaboradores precisam?

Não adianta sair desenvolvendo cursos online se você não sabe o que o seu colaborador realmente precisa. Por isso é importante que você desenvolva uma pesquisa de campo, compreenda quais são as dores dos seus colaboradores, onde eles possuem maior dificuldade. Invista primeiro no maior problema da empresa no momento. O treinamento e desenvolvimento de pessoas online possui um retorno imediato. Quando o colaborador sente que o exercício realizado no ambiente virtual de aprendizagem vai ter uma aplicação real no dia a dia, ele vai se aplicar mais. Principalmente se for um problema real e palpável. Realinhar a estratégia de atendimento ou abordagem de vendas são exemplos de locais a serem abordados.

2. Planeje

Se você já identificou o problema na sua empresa, então é hora de planejar qual será a abordagem realizada, quantos dias a vídeo aula vai ficar disponível pelos colaboradores, qual a porcentagem esperada de colaboradores que vão assistir as aulas, gastos previstos e retorno esperado.

3. Engaje os participantes

Para o melhor resultado, é importante que os seus colaboradores estejam motivados a assistir o curso online. Só assim eles vão conseguir tirar o melhor proveito possível. Uma maneira de fazer isso é através da gamificação. A plataforma Eadbox possui um sistema de recompensas através de badges, experimente premiar os melhores colaboradores, ou as equipes que obtiverem os melhores resultados.

4. Avaliação de resultados

Esta parte é fundamental, entender onde o treinamento e desenvolvimento de pessoas pode ser mais eficaz, quais foram os erros que ocorreram durante o processo e aplicar este aprendizado para a próxima turma. Enquanto você se preocupar com esta parte do processo, a qualidade do treinamento e desenvolvimento vai continuar subindo.

Está com alguma dúvida que não foi sanada neste texto? Deixe seu comentário abaixo que a nossa equipe vai lhe auxiliar.

Veja também: Plataforma ead: aplicação real em uma franqueadora.

 

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias