plataforma ead aplicação para franqueados

Plataforma ead: aplicação real em uma franqueadora

A expansão do mercado de franquias, que em 2016 cresceu cerca de 9,2%, segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising, abre oportunidades de negócios em diversas áreas. De acordo com a ABF, o setor acumulou faturamento de R$ 31,3 bilhões no último ano. E, dentro desta perspectiva, plataformas de ensino a distância como a EadBox, podem se provar valiosas para o setor.

Uma das principais características de uma franquia é a expansão territorial. Geralmente, os negócios baseados em franchising não são restritos a um único lugar geográfico, já que a abrangência que a marca alcança é, normalmente, um dos fatores decisivos para o sucesso do negócio.

Outro fator importante no modelo de negócios de franquia é a padronização de produtos e serviços. Quando se pensa em franquias, pode-se usar alguns exemplos de gigantes deste mercado para facilitar o entendimento.

Se, por exemplo, uma pessoa vai à lanchonete Subway, que é a maior rede de franquias do mundo com mais de 40 mil lojas espalhadas pelo planeta, em sua cidade e encontra um produto que a agrada, é certo que em qualquer outro lugar que ela vá e entrar em outra franquia da marca, irá encontrar também o mesmo produto. Ou seja, resguardadas algumas características culturais e locais (como por exemplo a Índia, que não permite consumo de carne bovina) existe um padrão para os produtos daquela marca.

Porém, como é possível sustentar uma marca que ocupa extensões territoriais enormes mantendo a padronização e as práticas idealizadas pelos criadores da franquia. Nisso, o ensino a distância pode ajudar.

CTA Diagnóstico

diagnóstico-projeto-ead-gratuito

O treinamento de franquias através do ead

Qualificação e treinamento são essenciais para uma franquia. Isso permite a transferência do conhecimento da franqueadora para os franqueados de uma maneira mais natural, ajudando a manter o padrão dos produtos e serviços. Tal aquisição de conhecimento, é uma forma de capacitar funcionários, administradores, franqueados, enfim, todos aqueles que estão direta ou indiretamente ligados à franqueadora.

Se em tempos mais remotos as formas de qualificação e treinamento eram exclusivamente presenciais, em convenções, palestras ou eventos da marca, o que exigia a presença física de administradores e funcionários, o avanço da tecnologia e da internet possibilita hoje o treinamento feito por plataformas ead, como a eadBox, através de cursos online e transmissões ao vivo, por exemplo.

Essa modalidade de transferência de know-how empresarial possibilita uma economia nos custos da franqueadora, além de reduzir o tempo necessário para a implementar o negócio, já que permite ao franqueado a adequação de seu tempo ao negócio.

A melhor forma de treinar meus franqueados

Segundo dados da Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED), o treinamento de um profissional com o EAD, independentemente da área de atuação, é cerca de 65% mais barato para a empresa que a metodologia normal, que usa professores e conta com a presença física em salas de aulas, palestras ou workshops. A modalidade à distância evita gastos com deslocamento e facilita a comunicação de unidades distantes entre si.

Outra vantagem é a padronização da mensagem transmitida. Há de se entender que mesmo o professor mais qualificado e experiente passa mensagens levemente diferentes cada vez que ministra uma aula ou oferece um treinamento. Por maior domínio e conhecimento que se tenha, nunca uma mensagem transmitida será igual a anterior, e assim sucessivamente, o que pode, principalmente no longo prazo, incorrer em problemas na padronização de produtos e serviços de uma determinada franquia.

Quando o franqueado tem a sua disposição um curso baseado em uma plataforma ead, como a eadBox, tal material é produzido uma única vez e disponibilizado para todos os franqueados pelo franqueador de uma só vez. O procedimento amplia as chances de se manter o padrão da marca, além de baratear os custos da qualificação.

CTA Ebook Promover

Banner_Ebook-Planejar-promover-cursos-online_Eadbox

Os benefícios do ensino a distância

O ensino a distância é benéfico às franquias porque possibilita um ambiente mais empírico para o treinamento. O aluno pode, enquanto assiste ao treinamento, dispor dos recursos que terá diariamente para colocar em prática o que está aprendendo, diretamente na franquia que irá trabalhar.

Além disso, a aula pode ser feita de maneira coletiva na franquia, com todos ou vários funcionários em conjunto, o que aumenta as chances de uma maior efetividade no treinamento do padrão estabelecido pela marca, já que os colaboradores podem se ajudar no entendimento e nos processos que estão sendo passados.

Outra vantagem do ead é que as aulas virtuais estão sempre à disposição. A qualquer momento os colaboradores podem revisitar os conteúdos. Plataformas como a eadBox permitem ao franqueador disponibilizar arquivos para treinamento dos funcionários que podem facilmente ser acessados por todos, em qualquer momento, ajudando a manter o padrão e as práticas da franquia.

É fundamental que os treinamentos implementados através do ead venham acompanhados de manuais de marca. Tal documento é um guia de padronização, e sua utilização reafirma a padronização exigida pelo franqueador em todas as unidades franqueadas.

Os cuidados com o ensino a distância

Um ponto que o franqueador deve estar sempre atento é a defasagem de seu treinamento. Qualquer curso ou modalidade de treinamento exige constante aperfeiçoamento e melhoria. Não existe qualquer conteúdo teórico ou prático que não sofra com a defasagem por conta da evolução da tecnologia ou dos processos que o envolvem. Portanto, uma rede franqueadora precisa sempre estar atenta às melhores soluções possíveis para que seu processo seja conciso, padronizado e, ao mesmo tempo, atual.

E isso envolve estudar sempre as aulas e treinamentos disponibilizados, aperfeiçoando os pontos e dinâmicas que já não estão em conformidade com a evolução da marca, da tecnologia ou das práticas adotadas pela franquia.

Outro ponto a ser observado é a presença constante de treinamentos. Isso, para uma franquia, pode ajudar a garantir que os franqueados vão absorver mais rapidamente as especificidades técnicas e a filosofia da marca. Tal prática, quando feita em um sistema tradicional, sem o uso do ensino à distância, tem custos elevados, já que desde a locomoção das pessoas até a logística que envolve treinamentos de franqueados é custoso para o franqueado e para o franqueador.

Os custos podem ser minimizados com a utilização do EAD, mas para isso a marca precisa estar em constante comunicação e sintonia com suas unidades. É imprescindível que exista um acompanhamento da marca junto a seus franqueados, assim garantindo a constante atualização e aperfeiçoamento dos processos e produtos disponibilizados nas franquias.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias