10 dicas para planejar e divulgarebinars

10 Dicas para Planejar e Divulgar Webinar

Imagine que você vai dar uma festa em sua casa, e com a data e local marcados, você simplesmente espera que tudo dê certo, sem planejar nada. Já imaginou o quão catastrófico poderia ser? Imaginou? Agora visualize isso ocorrendo no seu planejamento de marketing e em seu webinar.

Da mesma forma que dar uma festa sem planejamento e divulgação pode ser um grande fiasco, criar,hospedar e divulgar webinar sem planejamento e com poucas pessoas participando, também pode ser prejudicial para sua empresa. Para evitar que seu webinar vire uma daquelas festas que você não quer lembrar de jeito algum, elencamos dez dicas para que fazer sucesso com seus vídeos.

1. Faça um plano promocional para divulgar webinar

Esse é o primeiro passo de divulgar webinar: desenvolva um simples esboço, mas que detalhe quantos participantes você deseja e quais canais você pretende usar para atingi-los. Comece o seu planejamento com no mínimo um mês de antecedência, para que você possa ter pelo menos três semanas para promovê-lo.

Isto lhe dará tempo suficiente para construir e testar os seus ativos promocionais e, então, enviar e-mails, publicar uma campanha de anúncios (se necessário), atualizar o seu website e promover o seu evento nas mídias sociais. Garanta que a sua estratégia esteja alinhada com os objetivos do seu negócio.

2. Crie uma landing page para seu curso online

Uma landing page é onde as pessoas que vão participar do seu webinar vão realizar as suas inscrições. Este é o primeiro passo para converter curiosos e interessados para assistirem o seu webinar em participantes ativos. Ela deve esclarecer do que se trata o webinar, promover os palestrantes, informar a data e o tempo de duração da transmissão. Aproveite e inclua um formulário para inscrição e destaque os benefícios e vantagens para os participantes.

3. Envie o seu primeiro e-mail

O e-mail é primordial para a maioria das campanhas promocionais dos webinars. É provável que os e-mails gerem por volta de 70% das suas inscrições. Por isso, capriche o máximo na criação dele. No mínimo, envie 3 e-mails para amarrar seus possíveis leads: o primeiro, com três semanas de antecedência; o segundo faltando uma semana para o evento; e o terceiro, um dia antes, ou na manhã do evento. Tente incorporar em cada mensagem títulos diferentes e atrativos, e assegure-se de incluir uma forte chamada para ação, sempre visando que os interessados visitem a sua landing page.

4. Promova o evento no seu website

O seu website é o cartão de visitas do seu curso online, por isso promova o webinar usando bandeirolas, links e pop-ups. Mostre seu branding! Você pode colocar um banner em sua homepage, e também inserir anúncios e lembretes em outras páginas com alto tráfego em seu site, se as palavras-chave dessa página e do webinar forem as mesmas.

5. Abuse das redes sociais para divulgação!

Comece imediatamente a compartilhar o webinar nas mídias sociais, tão logo o primeiro e-mail seja enviado. Use e abuse regularmente do LinkedIn, Twitter, Google+ e no Facebook nas três semanas que antecedem o evento. Crie uma hashtag do evento e a inclua no seu compartilhamento social desde o início. Estimule os seus palestrantes a também compartilhar a informação sobre o webinar.

10 Dicas para Planejar e Divulgar Webinar

Busque viralizar o seu conteúdo. Uma boa dica de rede a ser usada para compartilhamento é Google+. Esta é uma excelente ferramenta para webinars, pois, permite que os organizadores promovam eventos para as pessoas do seu círculo e coloque o evento no calendário dos seus seguidores.

6. Crie blog posts que promovam o seu webinar

Crie um ou dois posts em seu blog que divulguem seu evento, porém, cuidado ao escrever sobre o assunto que será tratado no webinar. Os tópicos destes posts devem ser relacionados aos tópicos do webinar, contudo, devem se destacar por si próprios, através de um conteúdo que tenha um significado. Use alguma versão do tipo “aprenda mais sobre (insira aqui o assunto) em nosso próximo webinar”, como chamada para ação, e faça um link direto à landing page do webinar.

7. Faça a sua equipe de vendas promover o webinar

Você não está sozinho! Nunca se esqueça de que você tem uma equipe de vendas de pessoas que falam todos os dias com participantes potenciais. Envolva a sua equipe de vendas para ajudar a promover o evento, eles podem até gostar de ter um motivo para falar e algo para oferecer como pretexto para uma visita ou para uma troca de e-mail. Ajude-os a ter mais sucesso: faça pequenas promoções em folhas de dicas ou e-mail, que os informe do que se trata o webinar e para quem ele é dirigido. Faça uma versão modelo do seu e-mail, que eles possam enviar e dê a eles alguns pontos, ou um roteiro a ser explorado numa conversa.

Se você está começando e não possui uma equipe de vendas, peça para os amigos mais próximos e para a família ajudar a compartilhar a transmissão.

8. Envie lembretes para garantir que as pessoas participem

Crie uma campanha para as pessoas que se inscreveram se mantenham motivadas a participar. Enviar um e-mail marketing como lembrete entre 1h e 24 horas antes de evento é uma maneira comprovadamente eficaz de fazer isto, mas, você pode também usar outras táticas como um e-mail automático de voz.

9. Meça e otimize a sua campanha

Lembre-se de que você definiu um objetivo e metas para gerar um número específico de inscrições e de participantes. Você deverá, então, medir os resultados obtidos para compará-los aos esperados. Observe bem o número de inscrições geradas antes das datas estabelecidas (3 semanas, 1 semana e 1 dia).

Se elas não estiverem no caminho certo para atingir a sua meta, otimize a sua estratégia, como títulos de e-mails, formulários de inscrição na landing page, chamadas para ação e outros canais promocionais. Uma pesquisa feita pela ON24 apontou que 42% das inscrições para o webinar são feitas uma semana ou mais antes da data da realização, e 28% delas ocorrem apenas um dia antes.

10. Diversifique os canais de interação

Use todos os canais de comunicação quanto forem possíveis e ligue-os à sua página de inscrição. Utilize URLs para cada canal, de modo que as inscrições ocorram, e você determine quais canais têm melhor desempenho para obter os melhore resultados.

A plataforma ead ideal para o seu webinar

 

CTA Demonstração 1

Banner_Demonstração_Eadbox_2


Categorias