landing page para seu ead

Como criar uma landing page para meu curso ead?

Landing page tem um papel fundamental para trazer mais alunos para o seu curso ead. Converter as visitas do seu site para clientes é o segredo para um negócio sustentável. Mas como tornar estes interessados em números de cursos vendidos e novos alunos? Como converter estas visitas em leads e inseri-los em seu funil de vendas? A resposta possui duas palavras: landing page.

Antes de mais nada, uma landing page (página de aterrissagem, em tradução livre) é uma página que possui um objetivo específico: levar a pessoa que está acessando ela a executar uma ação específica. Pode ser assistir um vídeo, curtir sua página no Facebook e até mesmo para captação de e-mail para distribuição os seus e-books ou webinars.

landing page infografico

Em outras palavras, ela é uma página de aterrissagem, pois é através dela que o cliente vai chegar a seu site. Existem algumas práticas para desenvolver uma página matadora para o seu curso online que nós vamos mostrar para você neste texto. Bloco de anotações na mão? Então vamos lá!

Como atrair pessoas para a minha landing page?

Sua landing page precisa ter um objetivo bem claro e específico, certo? Vamos fazer um exercício aqui. Digamos que você possua um curso online de inglês e precisa converter os acessos que o seu site possui, através do marketing de conteúdo, em leads, visando inserir os visitantes em seu funil de vendas. Mas como montar a landing page com este fim?

Em primeiro lugar você precisa traçar uma estratégia em seu plano de marketing para levar o seu futuro aluno consumidor (prospect) até uma landing page. Para isso é necessário deixar claro para o seu prospect qual é a sua proposta de valor e como a oferta (que não é necessariamente um desconto) pode ajudar ele a solucionar algum problema. Para facilitar, vamos chamar isso de “isca para geração de leads”, tudo bem?

Existem vários tipos de isca, mas vamos listar três modelos para você abrir sua mente e atrair mais pessoas para sua landing page.

CTA Ebook Promover

Banner_Ebook-Planejar-promover-cursos-online_Eadbox

3 tipos de iscas para landing page

Um lead é a qualificação de um contato. Você pode ter 100 mil acessos mensais em seu site, mas se não tiver uma forma de contato com essas pessoas, serão apenas números, pois você não possui nenhuma informação sobre eles. Uma forma de contato é o mínimo que você precisa para ativar um relacionamento comercial com este prospect. Normalmente, um lead é gerado através do download de conteúdo gratuito, uma recompensa digital (as iscas) para o seu contato. Vamos aos tipos de iscas.

1 – Modelos e apresentações

Apresentações, planilha de custos, modelos de orçamentos e palestras são excelentes iscas. Disponibilizar estes arquivos para download pode ser um diferencial para geração de leads. No exemplo do curso online de inglês, disponibilize uma tabela de frases mais utilizadas na língua inglesa ou um modelo para aprender a se comunicar, desenvolvido de maneira para quem está começando a aprender inglês.

planilha aluno ideal

 

 2 – E-books

Você trabalha com marketing de conteúdo, certo? Então faça um compilado dos seus conteúdos e monte um e-book com um compilado de textos. “ Como aprender rápido conversação inglês para viagens”, por exemplo. Isso vai atrair o olhar e a leitura dos seus prospects que estão interessados na língua. Melhor ainda, as pessoas que optarem por fazer o download certamente estão interessadas em aprender de forma rápida (que o curso online proporciona) pois tem algum motivo, nesse caso viajar.

nossos ebooks

 

3 – Webinars

Um webinar pode ser uma transmissão ao vivo ou slides com áudio (screencast). A principal diferença entre esta isca e os e-books é o controle de acesso. Por mais que a pessoa faça o download do conteúdo, você não sabe com certeza se ela consumiu seu material. Já com o webinar transmitido através de uma plataforma ead, você consegue um controle maior de quem realmente consumiu o seu conteúdo.

 

Segurança na divulgação antes de tudo

As iscas vão ajudar você a ter mais acessos a sua landing page, principalmente se estiver alinhada com o seu planejamento de marketing. Mas as pessoas só vão inserir os seus dados em sua landing page se você conseguir transmitir a segurança de que os dados delas não vão ser usados para outras coisas. Você também precisa mostrar que o conteúdo vale a pena de fato valha a pena. É uma questão de troca, você cede o conteúdo e o prospect os dados.

Outro item que você deve lembrar ao fazer uma landing page é o relacionamento com o cliente. Trace uma estratégia de envio de e-mail marketing que foque no relacionamento para fazer com que o seu aluno avance em seu funil de vendas.

O melhor modelo de landing page

Lembre-se que o objetivo da sua landing page é converter os prospects em leads. Sendo assim, ela precisa chamar a atenção; despertar o interesse; instigar o desejo e levar a ação de preencher os dados. Quando todos estes passos são cumpridos, gera a conversão e para isso você precisa ser direto e preciso.

Evite ao máximo links externos em sua landing page, se o seu prospect está ali ele só pode sair após ser convertido. Dê a ele no máximo duas opções: fazer o download mediante o preenchimento dos dados ou sair da página, retornando ao seu site.

Aposte em títulos objetivos e desenvolva seu texto em tópicos. É importante que as principais informações e o call to action (o formulário para download) esteja visível logo que o prospect acessar a página. Evite a necessidade de ele rolar a página para buscar mais informações.

Por fim, mas não menos importante, fique atento ao design no da sua landing page. Prefira cor verde para o botão de download. Se tiver a imagem de uma pessoa, faça com ela esteja olhando para o formulário, direcionando a leitura da página. São pequenos detalhes no design da página que podem aumentar o grau de conversão de leads da sua página.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

Categorias