screencast uma maneira de gravar minha video aula

15 ferramentas de screencast para gravação de vídeo aula

O screencast é uma maneira fácil e eficaz de gravar uma vídeo aula para o seu curso online. Com o software certo é possível gravar a tela de vídeo do seu computador utilizando a sua narração de áudio. O este tipo de gravação é ideal para você que oferece cursos online para transmitir o seu conhecimento sobre edição de fotos e vídeos, por exemplo.

Existem várias opções de ferramentas no mercado para a gravação deste tipo de conteúdo. Como tudo no mercado, cada uma delas possui uma especificidade que definem seus prós e contras. A começar pelo equipamento e sistema operacional que você está utilizando, se é Mac ou Windows.

Para os produtores de conteúdo de ensino a distância, ter a ferramenta que melhor se adapta a sua realidade pode poupar um bom tempo de edição e captação de vídeos, otimizando seu tempo e liberando espaço na agenda para a divulgação e produção de outros conteúdos.

Por isso, vamos ajudar você a chegar à resposta de uma das perguntas mais frequentes no mercado de ensino a distância: Qual software é o melhor para gravar o screencasting do meu curso ead? Vamos para a lista dos melhores softwares disponíveis no mercado.

 

O melhor software para gravar meu screencast

 

1. Adobe Captivate

Como a maioria dos softwares Adobe, o Captivate é uma ferramenta para profissionais. A licença, como todos os softwares profissionais, tem um valor salgado, USD435,00. A interface e o fluxo de trabalho não é intuitivo para quem está começando a produzir, o que pode ser frustrante para os iniciantes. Para quem já possui experiência com ferramentas de screencast, vai perceber que as suas vídeos aulas vão ter um ganho de qualidade. Outro ponto positivo são os tamanhos de arquivo, relativamente pequenos.

Se você é um screencaster profissional e se utiliza desta tecnologia como principal atividade, então você deve olhar com carinho para o Adobe Captivate. Para quem ainda está começando, continue lendo, pois não falamos apenas de ferramentas voltadas para os profissionais.

2. Camtasia Studio

camtasia eadbox cursos online

Camtasia é um software muito poderoso desenvolvido para Windows que me permite fazer quase tudo o que é possível em um screencast educacional. Entretanto, para os produtores de conteúdo que estão começando a produzir não é recomendado por dois motivos. O primeiro deles é o valor da licença, que custa USD179,00. O segundo é que ele exige uma certa imersão para aprender a utilizar a ferramenta e extrair o que de melhor ela oferece.

3. Camtasia: Mac

camtasia mac para gravar cursos online

Embora seja produzido pela Techsmith, o Camtasia: Mac não é o mesmo que Camtasia Studio. Ele tem algumas características que são realmente legais, mas também supérfluas, como efeitos especiais e filtros. Os pontos positivos é que o custo dele, embora ainda seja alto, já é menor do que o Camtasia Studio USD75,00. Ele é mais simples, mas mesmo assim ainda é um pouco difícil para que não seja familiarizado com as suas ferramentas.

4. Screenflow

screenflow para gravar video aulas

O Screenflow, produzido pela Telestream, é uma das ferramentas favoritas dos produtores de screencast do mundo. O problema está na licença, que custa USD110,00. Além disso, o software é exclusivo para o sistema operacional Mac. Ela possui uma infinidade de recursos que pode assustar o produtor de conteúdo, entretanto, quem já é usuário Mac e possui familiaridade com softwares de edição de vídeo multi-track, o investimento vale a pena, pois a curva de aprendizagem é rápida.

5. CamStudio

camstudio para seu ead

Não confunda o CamStudio com o Camtasia Studio. O programa não tem quase nada em comum com as ofertas poderosas da Techsmith. O CamStudio é o patinho feio, básico, somente para Windows. Não há boas razões para usá-lo. Mesmo se você não quiser gastar um centavo, você encontrará melhores escolhas abaixo.

6. Screenr

screenr

O Screenr é uma ferramenta Java baseada na web, ou seja, não requer que você instale nada no seu computador. Basta acessar o site e clicar no botão de registro. A desvantagem é que você tem que ter uma boa conexão com a internet. Ele também é lento, pois você precisa esperar o vídeo ser carregado antes de poder fazer o download e salvá-lo. Ele não permite que você grave sua webcam, e só permite gravar por 5 minutos. Este é o tipo de software que simples de usar, mas as suas limitações técnicas acabam criando certa frustração nos seus adeptos.

7. Jing

jing para video aula

O Jing é outra ferramenta de screencast da Techsmith. Ele é completamente gratuito e tem uma interface extremamente simples. Vai ser, provavelmente, a que você vai achar mais fácil de trabalhar de todos softwares presentes nesta lista, mas carece de recursos.

A começar pelo fato de que você não pode gravar pela sua webcam, nem anotar seus vídeos. Ele também possui outras limitações significativas: você não pode gravar por mais de 5 minutos e, o pior de tudo, ele só publica vídeos no formato .swf ,que não serão reproduzidos nativamente em dispositivos iOS.

O que é pior ainda, os arquivos .swf particulares produzidos não podem ser convertidos para .mp4, mesmo com utilitários de conversão de arquivos profissionais. Isso significa que não há maneira de editá-los, a menos que você compre o Camtasia Studio, que pode editar arquivos Jing.

8. SnagIt

snaglit para videoaula

Sabendo que a ideia do Jing é boa, mas vai frustrar você, a Techsmith lançou o Snaglt. Eles forneceram mais uma ferramenta simples que é muito semelhante ao Jing em todos os sentidos, mas sem algumas das frustrações. Neste programa você pode gravar o tempo que quiser e seus vídeos são publicados no formato mp4. Mas, lógico, que esta comodidade tem um preço, a licença custa USD30,00. O programa é razoavelmente bom, mas é caro para pelo que você recebe, o custo benefício não vale a pena.

9. Clips da comunidade da Microsoft

community clips para ead

O Community Clips é uma experiência de laboratórios da Microsoft. Ele está disponível gratuitamente de vários sites na web, mas não diretamente no da Microsoft. Ele faz um trabalho razoável de gravação da tela, mas isso é tudo o que faz. É bem parecido com SnagIt, mas este é grátis. Os vídeos podem, naturalmente, ser editados até mesmo no Movie Maker, se necessário.

10. Microsoft Expression Encoder

microsoft expression encoder

O Expression Encoder é mais completo do que Community Clips e ainda pode ser baixado diretamente no site da Microsoft. Assim como Community Clips, ele é gratuito. Ao contrário do Community Clips, você pode gravar tanto a tela como a webcam, e você ainda tem as algumas opções básicas de edição depois que a gravação estiver concluída, como cortar seções, por exemplo.

O fluxo de trabalho é menos óbvio que alguns outros aplicativos. Primeiro você vai gravar o vídeo e envia-lo para um aplicativo de editor separado. Isso sempre parece um pouco confuso para novos usuários, mas não deixe isso lhe desanimar, pois vale a pena e não é difícil de fazer. Isso pode servir de treino para o caso de você decidir utilizar o Camtasia Studio, pois é assim que ele funciona. Não é difícil fazer uma vez que você entenda o fluxo de trabalho.

11. Apple QuickTime Player

quick time para gravar videoaula

O QuickTime Player é nativo de todos os Macs, ou seja, já vem instalado. O que muitas pessoas não percebem é que ele tem um recurso de gravação de tela construído diretamente nele! Basta ir no menu File e selecionar New Screen Recording. Ele realmente funciona muito bem e tem as suas características muito parecidas com o Community Clips e SnagIt.

Ao contrário do Snaglt, ele é grátis. É uma grande bênção e que já está lá na máquina de do produtor de conteúdo que utiliza o IOs, instalado e pronto para rodar. Importante: infelizmente, o QuickTime Player para Windows não tem esse recurso, ou seja, é um benefício exclusivo para os usuários de Mac.

12. Snapz Pro

snapz

O Snapz Pro está disponível apenas para Mac e está neste mercado há anos. Ele deve ter sido a primeira ferramenta de screencast de muitos produtores de conteúdo. Ele tem características semelhantes ao SnagIt ou QuickTime Player, mas hoje a sua licença custa USD65,00.

13. iShowU

ishowu

O IShowU, da Shinywhitebox é uma plataforma em evolução. Ele costumava ser muito pobre em recursos para o preço de USD30,00 da sua licença. Mas agora eles têm adicionado a capacidade de gravar com a webcam, edição e outras características de poder de usuário semelhante a algumas ferramentas do Camtasia, por exemplo.

Até agora, o seu desempenho ainda não empolga. Ele pode se tornar uma ótima escolha para usuários de Mac em algum tempo, mas a sugestão é aguardar a evolução e a correção de algumas falhas em seu desenvolvimento.

14. Voilá

voila

Todos nós ouvimos muita coisa em torno do Voilá, mas o valor de USD32,00 por licença é muito caro. Embora seja uma ferramenta de captura de tela muito prática, isso não é o que estamos analisando neste post. Como uma ferramenta de screencast, o Voilá não é a melhor escolha nesta lista.

Ele permite que você grave sua tela como qualquer ferramenta de screencast faz. Ele também permite que você grave em sua webcam, mas o decepcionante é que não permite a gravação de ambos ao mesmo tempo. Então, para screencast ele é tão útil quanto SnagIt, e possuem basicamente o mesmo preço.

15. Collaaj

eadbox cursos online

O Collaaj faz algo que nenhuma outra plataforma discutida nesta lista aqui faz. Ele não só funciona tanto em Mac quanto em Windows, mas também há um aplicativo para iPad. Ele lhe permite gravar com a webcam e com a tela. Todo o vídeo é manipulado pelos servidores Collaaj, que faz muito fácil de compartilhar com seus alunos e vice-versa.

Ele permite gravar sua webcam (ou câmera FaceTime no iPad), o que parece algo simples, mas que o SnagIt, Jing e vários outros não lhe permitem fazer. Infelizmente, a versão gratuita só permite gravar por 2 minutos, que é muito curto para ser útil. Há uma gama de planos pagos (um modelo de assinatura) que varia de USD5,00 a USD75,00 por mês. Dependendo da sua necessidade, este programa pode ser o ideal para você gravar a sua vídeo aula para o seu curso online.

 

SOFTWARE BÔNUS

Screencast-O-Matic

SCREENCAST MATIC

O Screencast-O-Matic atinge o ponto bom em termos de recursos, facilidade de uso e preço. Ele é grátis e grava a sua webcam e a sua tela ao mesmo tempo. A sua usabilidade poderia melhorar um pouco, mas ainda sim é muito fácil de usar, e tem algumas características muito agradáveis que você não possui em nenhum outro software gratuito de screencast. Por exemplo, quando você clica no mouse, ele insere um clique visível e audível.

Há uma versão para Mac e uma versão para Windows. Isso torna muito versátil e útil. A enorme vantagem de ser gratuito é que você pode pedir aos alunos para instalá-lo em seus computadores sem fazer com que eles tenham que por a mão no bolso para isso.Enquanto o Sceencast-O-Matic é livre de usar, ele irá limitar a você a 15 minutos de uso, além de adicionar uma pequena marca de água “Screencast-O-Matic” no canto inferior esquerdo do vídeo final publicado. Existe uma versão Pro que desbloqueia mais recursos. A versão Pro lhe permite a edição de vídeo, a capacidade de gravar áudio do sistema, e gravar por mais de 15 minutos.

 

Estas não são as únicas opções, é claro. Este é um mercado em crescimento. Você usou alguma dessas ferramentas e qual você recomendaria? Deixe lá em baixo nos comentários.

Por fim, você precisa de uma plataforma para garantir ao seu aluno a melhor experiência para as suas vídeos aulas. Com a plataforma EAD Box você consegue garantir a qualidade de aprendizado dos seus alunos e um controle total sobre o seu curso online. Clique no link abaixo e ganhe 15 grátis para testar a plataforma que vai mudar o seu conceito de aprendizagem no ensino a distância.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias