Pós graduação a distância cursos certos

Pós-graduação a distancia: cursos online certos para os alunos certos

A pós graduação a distância será o próximo mercado em franca expansão do ead no Brasil. O ensino superior a distância é uma realidade estabelecida no país, com cada vez mais alunos se graduando nesta modalidade de ensino. Estes alunos estão acostumados com a metodologia ead. Por isso, já está mais do que na hora da sua instituição mergulhar de vez na pós graduação a distância e aproveitar esse movimento dos brasileiros rumo ao ensino virtual e aos cursos online.

O mercado é exigente e o profissional brasileiro sabe muito bem disso. Se poucas décadas atrás, concluir uma universidade era garantia de colocação no mercado de trabalho, atualmente, essa realidade mudou. O mercado de trabalho está se tornando cada vez mais específico, por isso, para garantir uma boa colocação e ser um profissional desejado nas multinacionais, você precisa ser um profissional único, e é aí que a pós graduação se faz valer.

O interesse crescente dos brasileiros pela continuação dos estudos após a faculdade é comprovado: de acordo com o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), o número de programas de pós graduação oferecidos no país cresceu 45% entre 2007 e 2013. E o número de alunos matriculados nesses programas aumentou em cerca de 108 mil no intervalo entre 2003 e 2013.

Ou seja, o mercado de pós graduação a distância segue em expansão, assim como a vontade do público de continuar com a aprendizagem e obter um grau de formação elevado. Entretanto, a crise financeira estabelecida no país freia os anseios dos brasileiros de investirem o seu dinheiro em um projeto que terá retorno em um médio prazo.

CTA Diagnóstico

diagnóstico-projeto-ead-gratuito

A crise chegou e, com ela, a oportunidade

Sabem aquele ditado do “copo meio cheio ou meio vazio”? Pois então, existem dois tipos de pessoas na crise: as que choram e as que vendem lenço. É aí que entra o ead, com um ambiente de aprendizagem virtual, os custos para as instituições que fornecem esses cursos são reduzidos. É mais barato para uma IES montar um curso online (no qual as despesas operacionais são bem menores) e apostar em um novo mercado com demanda, do que continuar apostando no curso presencial, que demanda o aluguel e a manutenção de um um local físico, além da contratação de equipes de limpeza, de segurança e, claro, do corpo docente.

Assim, fica bem mais fácil disponibilizar um curso com mensalidades a preços acessíveis e competitivos. Com valores mais baixos, as pessoas logo se sentem atraídas, e toda uma parcela da população que antes não tinha condições de arcar com os valores de uma graduação e de uma pós-graduação agora se torna um público potencial das instituições de ensino superior.

ambiente virtual de aprendizagem é a chave para o sucesso de seu negócio. Sua empresa pode até entrar de cabeça no mundo da pós-graduação a distância e disponibilizar o melhor conteúdo, mas este conteúdo precisa estar disposto em um ambiente que seja intuitivo para o aluno. Por isso, uma boa plataforma moodle é essencial.

Clique aqui e saiba mais sobre plataforma moodle.

Pós graduação a distância para os alunos certos

O ensino virtual é o modelo de ensino certo para a nova geração de jovens que cresceram 24h por dia conectados. Para eles, o método tradicional de ensino, com um professor falando monotonamente para uma sala de aula cheia de alunos, é maçante e cansativo. Já não serve mais.

O cenário é favorável para quem oferece cursos online de pós graduação a distância. Mas não basta que sua IES apenas deixe os cursos disponíveis no site espere que as matrículas comecem a ser feitas. Você precisa identificar e se relacionar com o seu público alvo.

Mais do que isso: é preciso correr atrás do público certo. Se a sua instituição oferecer cursos virtuais de pós-graduação apenas na área de ciências exatas, de nada irá adiantar direcionar a publicidade para alunos graduados em cursos de humanas. Seria muito improvável que um investimento como esse trouxesse resultados positivos.

É muito importante saber exatamente qual é o perfil do público alvo desejado. Vale a pena mirar em uma faixa etária específica, além da classe social. A definição desses aspectos irá não só impactar diretamente no planejamento financeiro da sua empresa, mas facilitará também na hora de desenvolver o seu planejamento de marketing e de comunicação.

Desenvolver personas também pode ajudar nesse processo. Uma persona é uma representação visual do seu público alvo, como se todo esse grupo de pessoas pudesse ser representado em alguns indivíduos. Assim, você consegue identificar melhor os seus possíveis alunos, e também os objetivos deles ao entrarem em um curso de ensino a distância. Acessa a ferramenta EadBox Aluno Ideal e crie agora as personas para a sua IES. Clique no link abaixo e confira.

CTA Aluno ideal

criar persona do aluno ideal e planejamento digital

Como alcançar o aluno ideal

Definido o perfil desse aluno disposto a aprender, é hora de pensar na estratégia utilizada para chegar até ele. E, se a sua IES irá oferecer cursos virtuais, um bom ponto de partida é imaginar que esse aluno estará na internet, certo?

Há inúmeras maneiras de divulgar o seu curso pela rede mundial de computadores. Uma delas são os anúncios nas redes sociais. Ao investir dinheiro em publicações patrocinadas no Facebook e no Instagram, é possível segmentar e escolher precisamente o público que irá visualizar as propagandas.

Na hora de definir seu alvo, você pode escolher a faixa etária, o gênero, os gostos musicais, os hábitos noturnos e até mesmo a remuneração mensal. O Twitter também dispõe de ferramentas de segmentação semelhantes. Também é possível investir em Google Adwords e no e-mail marketing.

Pode parecer um tanto complexo, mas o retorno de investimento do mercado do ensino a distância é alto. Embora esteja em franco crescimento, ainda existe espaço para todos. E um dos espaços que prometem crescer cada vez mais é o da pós graduação a distância. Ainda mais quando, após conquistar o seu aluno em potencial, ele começar as aulas da sua empresa em uma plataforma ead simples, fácil de usar, como a plataforma EadBox.

Clique no link abaixo e veja uma demonstração de algumas funcionalidades desta ferramenta que vai revolucionar o ensino da sua EIS.

 

CTA Demonstração 1

Banner_Demonstração_Eadbox_2

Categorias