ies aprendendo a captar alunos com cursos livres

IES: Aprendendo a captar alunos com cursos livres

O ead chegou para facilitar a vida de alunos que desejam expandir seus conhecimentos ao mesmo tempo em que economizam dinheiro e horas gastas. Da mesma forma, o ensino a distância também ajuda e muito quem está do outro lado: as instituições de ensino (IES).

Uma plataforma ead reduz os custos de uma IES, o resultado disso pode ser notado na hora de planejar as despesas de um curso. Com uma infraestrutura bem mais em conta, é possível oferecer cursos online mais baratos que os presenciais e atingir um público bem maior, o que pode aumentar imediatamente o lucro da sua instituição.

O ensino a distância já é uma realidade no cenário atual e muitos alunos preferem esse modo de aprendizagem ao modelo tradicional de ensino. Em meio a um cenário de crise generalizada, essa opção de aprendizado mais em conta acaba formando um mercado extremamente promissor. O seu público-alvo está lá, esperando para ser conquistado.

CTA Aluno ideal

criar persona do aluno ideal e planejamento digital

Mas, afinal, como fazer para chamar a atenção desses possíveis alunos e atraí-los para a sua IES?

Os cursos livres são a saída para a sua IES

Sim! Os cursos livres são uma ótima opção para você chamar a atenção daqueles alunos em potencial, e é fácil entender o motivo. Com a facilidade promovida pela internet para aprender coisas novas, tem muita gente querendo correr atrás de novos conhecimentos que sejam passados de forma rápida e simples de entender.

Pequenos cursos, mais objetivos e de curta duração, podem atrair a atenção do aluno, servindo como um ótimo cartão de visita e chamariz para a sua IES. Quer um exemplo? Vamos imaginar uma pessoa que está pensando seriamente em começar seu próprio negócio de vendas pela internet.

Para se preparar melhor para o mercado, essa pessoa deseja fazer um curso online de Administração. Só que um curso superior de administração é um investimento mais longo e mais caro. E, ao navegar pelo site da sua instituição, ela descobre um curso livre de e-commerce, que tem poucos dias de duração e que é mais barato.

Ao entrar em contato com este aluno em curso livre, esse aluno pode conhecer a qualidade do conteúdo e do ensino de sua instituição e se se sentir motivado, de uma vez por todas, a dar um passo em frente e se matricular no curso superior de administração oferecido pela sua IES.

E isso, claro, pode ser estendido para outras áreas do conhecimento: um curso online de literatura brasileira que chame a atenção de um futuro aluno de Letras; um curso virtual de introdução à programação para um estudante interessado em Informática; uma introdução aos fundamentos jurídicos básicos para um possível calouro de Direito… É um canal de construção de marca, e até mesmo de relacionamento, que pode até ser lucrativo.

CTA cursos online

como produzir e distribuir cursos online

Plano de marketing

Não se esqueça de que, para atrair mais e mais alunos para os seus cursos online, é necessário que sua instituição também faça um planejamento de marketing eficaz. Afinal, de nada adianta criar o melhor curso virtual da internet se ninguém ficar sabendo que ele existe.

Antes de tudo, você precisa saber qual é o público alvo certo para o curso livre que a sua IES está oferecendo. Por exemplo: é muito provável que a faixa etária que fica entre 50 e 60 anos não seja exatamente o público mais interessado no seu curso de informática e programação. Para facilitar a identificação do seu público alvo, você pode utilizar as personas, que são uma representação visual da seu público. Acesse a nossa ferramenta Aluno Ideal e crie agora mesmo, de uma maneira fácil e eficiente, a criar as personas para o seu curso virtual.

Para saber mais sobre como fazer o seu plano de marketing, clique aqui.

 

A plataforma ead ideal para a sua IES

Para atrair seu público-alvo, é fundamental que sua IES ofereça um conteúdo de qualidade. Mas só isso não é o suficiente. Sua instituição também precisa ter um modo eficaz de fornecer esse conteúdo aos alunos, possibilitando que eles possam absorvê-lo plenamente e ainda promover testes e exercícios para que todos se certifiquem que a aprendizagem realmente aconteceu.

É aí que entra em cena a plataforma moodle. Moodle é a sigla em inglês para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Ambiente de Aprendizado Modular Orientado ao Objeto, em uma tradução livre para o português).

A plataforma moodle nada mais é do que um sistema de gerenciamento de aprendizagem. É por meio dela que a sua IES poderá oferecer o ead aos alunos. Esse sistema é focado na web, e é na nuvem que vão ficar armazenados todos os conteúdos, as aulas e os conhecimentos. É nesse espaço que se dará o convívio virtual entre aluno e tutor online. É ali, afinal, que acontecerá todo o e-learning.

Por ser um ambiente controlado, o conteúdo oferecido pela sua instituição não fica vulnerável ao público externo. Ou seja, o acesso só é liberado para o aluno depois que ele faz a matrícula. A partir de então, ele pode entrar em contato com tudo o que está sendo oferecido para aquele curso.

A partir daí, as oportunidades são inúmeras. A pessoa responsável pelo conteúdo do curso online pode desenvolver várias maneiras de apresentar a matéria aos estudantes: são vídeo-aulas, podcasts, fóruns de discussão, questionários virtuais, exercícios, avaliações descontraídas e até games. Com pequenas recompensas simbólicas, como troféus e badges, o aluno vai se sentir estimulado a participar do processo com mais vontade e afinco, garantindo seu aprendizado e satisfação.

Uma plataforma ead que atue de maneira eficaz é uma peça fundamental para o sucesso de sua IES na empreitada pelo universo do ensino a distância. O ambiente virtual de aprendizagem oferecido pela EadBox é capaz de atender a todas as demandas da sua instituição.

Nossa equipe está à sua disposição para fazer uma consultoria gratuita para que você possa descobrir as reais necessidades de sua empresa. Clique no link abaixo e tenha acesso gratuito a nossa plataforma por 15 dias.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

Categorias