Plataforma moodle o que você precisa saber

Plataforma moodle: os pontos que você precisa saber

A plataforma moodle, Modular Object Oriented Distance Learning, é um sistema de gerenciamento de para criação de cursos online. O ensino a distância está ganhando cada vez mais espaço na era da informação. A democratização da informação e a vontade das pessoas transmitirem o seu conhecimento está mudando a maneira que conhecemos o ensino.

De acordo com o Censo da Educação Superior, já são mais de 1 milhão de matrículas em bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos no ensino a distância no Brasil. Estes números são referentes a uma pesquisa realizada em 2013. Como o ead vem uma curva crescente no em nosso país, estes números já devem ser bem maiores neste final de 2016. Um estudo realizado Sagah em parceria com a Educa insights, indica que em 2023 o número de inscritos em cursos de graduação ead vai superar os cursos presenciais.

As duas pesquisas acima consideram apenas os cursos de graduação e tecnológicos, deixando de fora uma grande parcela de cursos livres promovidos por produtores individuais que se utilizam da plataforma moodle para transmitir o seu conhecimento. Estes produtores de conteúdo variam entre aqueles que levam isso como um hobby, para ganhar uma renda extra ao final do mês, e aqueles que vivem unicamente das vendas dos seus cursos online.

Neste texto você vai descobrir quais são principais benefícios de uma plataforma moodle e como ela pode ajudar você a produzir a melhor experiência para o aluno em um ambiente virtual de aprendizagem.

CTA ebook cursos online

ebookcursos-online

A plataforma moodle e o aluno

Uma plataforma moodle é composta por um conjunto de ferramentas disponíveis na internet. A sua interface pode ser apresentada em uma página no navegador ou até mesmo em um software. É nesta interface que é disponibilizado todo o conteúdo dos cursos online. É neste ambiente da plataforma moodle que o aluno é exposto ao tutor online, que tem o papel de balizar o aprendizado do seu educando.

Vale lembrar que com a era da informação o perfil dos alunos também mudou. Antes eles eram apenas esponjas que absorviam o conteúdo transmitido. Hoje eles vão atrás de conteúdo, de fonte, de maneiras diferentes de compreender aquele assunto pelo qual possuem interesse. A maior prova disso está nos cursos livres que se utilizam do marketing de conteúdo para iniciar o relacionamento com os seus futuros alunos. Eles se utilizam da sede do conhecimento dos seus alunos para apresentar as suas ideias até que eles efetuem a compra do curso online, garantindo o acesso dentro da plataforma moodle.

Uma vez dentro da plataforma moodle, o tutor ead vai poder contar com uma gama de ferramentas para simular uma sala de aula. Trazer para dentro da tela que o aluno está acessando o teu conteúdo uma experiência imersiva, na qual ele consiga aprender e cumprir os objetivos que o motivaram a comprar o curso.

Um dos maiores desafios do ensino a distância é fazer com que o aluno tenha foco e consiga desenvolver o seu potencial sem as distrações do dia a dia. O fato de ele poder acessar as aulas de qualquer lugar tem o benefício da comodidade e do deslocamento a um ponto físico que deixa de ser necessário. O ponto ruim é que ele pode acessar este conteúdo de qualquer lugar e com isso você passa a concorrer com outras variáveis, como a televisão ou qualquer outro tipo de entretenimento ou até mesmo obrigação que ele possa ter caso não tenha comprometimento e disciplina.

Por isso é importante que as suas aulas sejam sempre imersivas e façam com que o aluno tenha a vontade de saber cada vez mais sobre o assunto. Para deixar a sua aula sempre interessante para os seus alunos você possui uma série de ferramentas disponíveis em uma plataforma moodle.

CTA Aluno ideal

criar persona do aluno ideal e planejamento digital

As funcionalidades da plataforma moodle

Para tornar o seu curso online interessante para o aluno, não basta apenas você ter uma vídeo aula atrativa, você precisa extrair ao máximo as opções que esta ferramenta lhe proporciona. Manter os seus alunos entretidos apenas com vídeo aulas para transmitir o seu conteúdo pode ficar maçante com o tempo.

Com os fóruns você pode balizar discussões para que os seus alunos encontrem as soluções para apontamentos realizados em suas vídeo aulas. A construção coletiva ajuda o aluno a desenvolver o seu potencial e explora os ideais de liderança, além de expandir a sua linha de raciocínio para novas vertentes. Em uma plataforma moodle você consegue setorizar as discussões dos fóruns, facilitando a busca pelo tópico que ele deseja.

A sala de bate papo em tempo real também é uma ferramenta importante para o aprendizado. Ela pode ser utilizada em grupo ou de maneira individual. Estabeleça um tema e horário pré-definido para garantir a participação dos seus alunos. Você também pode utilizar este horário para produzir um webinar, abrindo a transmissão para os seus prospects e ainda podendo reutiliza-la futuramente dentro do seu curso online. Aproveite esta transmissão para sanar eventuais dúvidas através de uma transmissão ao vivo e lembre-se de convidar alguém para ajudar você a administrar o chat enquanto você está em frente às câmeras.

Para fazer com que os seus alunos fixem o conteúdo de uma maneira mais natural, utilize pequenas avaliações ao final de cada módulo. A repetição da linha de raciocínio que será criada por eles para responder o questionário vai ajuda-los a compreender o tema e levantar algumas dúvidas que antes não haviam surgido. Outra função interessante é utilizar a gamificação através de badges para explorar a competitividade. A cada módulo avançado ou aptidão obtida você pode recompensar o seu aluno com medalhas ou troféus. Você pode até criar um ranking para incentivar a participação dos seus alunos, fomentando o engajamento.

Para você ter a certeza de que o seu processo de ensino funciona perfeitamente, você vai precisar de uma plataforma ead intuitiva e que conte com todas as funcionalidades que uma plataforma moodle pede. A plataforma EadBox conta todas as ferramentas necessárias para que os seus alunos possuam a melhor experiência do ensino a distância.

Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis para testar a nossa plataforma e permitir que você mergulhe de vez na onda do ensino a distância.

CTA Trial

trial


Categorias