curso virtual em cursos livres ead

Cursos livres EAD: como abrir cursos nessa modalidade

Os avanços da tecnologia revolucionaram o ensino tradicional. Visando às demandas do crescente mercado de educação a distância, gestores e tutores se perguntam: afinal, como abrir cursos livres? Empresas e instituições de ensino superior (IES) investem cada vez mais nessa modalidade de ensino. Mas, antes de começar um projeto de EAD, é preciso entender a nova psicologia de ensino e as vantagens das plataformas livres.

Antigamente, pontos cruciais que influenciam o desempenho dos alunos eram considerados irrelevantes. O ensino tradicional passou por profundas transformações nos últimos anos, especialmente com os avanços da tecnologia e a popularização da Internet. Novas métricas permitiram o surgimento de intervenções que atendam a fatores não-acadêmicos, abrangendo aspectos do cotidiano do aluno — proporcionando, assim, aulas segmentadas e personalizadas.

Uma aula fundamentada em interesses proporciona uma experiência de aprendizagem frutífera e eficaz, uma vez que é possível moldar e aperfeiçoar metodologias de ensino com base em dúvidas e questões levantadas por alunos. Nesse cenário conectado de intenso compartilhamento de informação, plataformas de cursos online tornaram-se verdadeiras protagonistas na era digital de ensino, pois flexibilizam e personalizam a educação, além de otimizarem recursos e processos.

A interatividade da plataforma de curso torna o processo de ensino muito mais enriquecedor, dinâmico e dialógico. Saiba mais sobre esta inovadora modalidade e confira dicas de como abrir cursos livres.

Como funcionam os cursos livres?

Os cursos livres não precisam de aprovação do Ministério da Educação, pois se trata de uma modalidade de ensino voltada para aperfeiçoamento. Qualquer pessoa pode criar e ministrar aulas virtuais, contanto que haja planejamento estratégico, uma pesquisa acurada e que o assunto escolhido seja a especialidade do tutor. As aulas são criadas e ministradas por meio de uma plataforma para cursos livres (plataformas EAD).

Sobre a plataforma de cursos online

O ensino a distância é uma tendência cada vez maior entre pessoas que buscam aperfeiçoamento profissional e intelectual. As plataformas livres, ferramentas robustas desenvolvidas com tecnologia de ponta, tornaram o processo ainda mais acessível e facilitado para todos.

A plataforma de cursos online desenvolvida pela EadBox conta com uma série de funcionalidades e recursos para otimizar o processo: seu ambiente virtual de aprendizagem consegue emular a experiência do aluno em uma sala de aula presencial, porém, com os benefícios de fornecer dados em grupo ou individualmente, visando à personalização do ensino. Além disso, trata-se de um sistema fácil de usar, de interface amigável e intuitiva.

A construção do pensamento coletivo é uma preocupação constante dos educadores, uma vez que a interação estrutura nosso pensamento e nossa percepção. Em uma plataforma EAD é possível incentivar a interação entre os alunos e tutores por meio de fóruns e chats. Dados permitem um controle individual de avaliação, facilitando o direcionamento de conteúdo e melhorando a qualidade do material.

Além de promover engajamento e aprimorar a comunicação, a plataforma de curso permite elaborar estratégias, personalizar relatórios, métricas e análises, oferecendo uma infraestrutura completa e profissional de EAD.

4 dicas de como abrir cursos livres

  • Planejamento estratégico

Faça sondagens e pesquisas para definir quem é o seu público-alvo, a fim de produzir aulas personalizadas e atraentes. Ao saber quem é sua audiência ideal, você saberá qual formato de conteúdo utilizar, qual tema possui demanda alta, qual linguagem empregar etc.

Antes de montar seu curso virtual, tenha em mente qual é o escopo do conteúdo. Faça uma pesquisa de mercado, fique atento a tendências e analise concorrentes para elaborar um material único e totalmente ajustado para seu público em potencial.

  • Produção de conteúdo

Para alcançar sua audiência e montar um curso livre de sucesso, seu conteúdo deve ser valioso, interessante, segmentado e bem fundamentado. Forneça fontes, busque referências confiáveis e atualizadas, exemplifique casos e promova um discurso convidativo para debates e discussões.

Estruture tópicos de forma sucinta e clara, e não se esqueça de adicionar elementos interativos para deixar as aulas menos cansativas. Estabeleça um cronograma e tenha certeza de que as informações seguem uma ordem lógica. Para melhorar suas chances nos mecanismos de busca (Google, Yahoo e Bing), otimize seu conteúdo em SEO a partir das palavras-chave relacionadas ao curso.

  • Escolha uma plataforma EAD

Uma vez que seu público foi identificado, o tema foi escolhido, as metas foram bem definidas e as aulas foram planejadas, é hora de colocar o plano em prática. A maior vantagem das plataformas livres é a facilidade de uso, ou seja, não é preciso ser um expert em programação para utilizá-las.

A plataforma desenvolvida pela Eadbox é a única do mercado com tecnologia própria, oferecendo recursos que melhoram a experiência de alunos e profissionais em treinamento. Por meio desta poderosa ferramenta é possível criar cursos online, criar site, controlar marca, armazenar dados de alunos, emitir relatórios, promover divulgação e muito mais, tudo isso em apenas um lugar.

  • Feedback

Aproveite os recursos e funcionalidades da plataforma para cursos online para mensurar resultados. A avaliação de alunos é importantíssima para que tutores possam aprimorar técnicas, inovar em temas e alterar tópicos, acrescentando material e enriquecendo ainda mais o conteúdo do curso. Promova enquetes, avalie desempenhos e extraia o máximo de informações para deixar as aulas ainda mais cativantes e produtivas.

O EAD é um grande aliado de empresas e IES, pois abre caminhos para financiar apoios mais robustos e conectados que abordam barreiras não-acadêmicas no processo de aprendizagem.

Agora que você já sabe como abrir cursos livres, confira agora mesmo as vantagens da plataforma para cursos online da Eadbox: solicite 15 dias grátis para testar nossa plataforma!


Categorias