curso virtual em cursos livre ead

Curso Virtual e a modalide cursos livres EAD

O curso virtual vem proporcionando uma nova oportunidade para os brasileiros. A democratização da informação que o ensino a distância proporciona é fundamental para a proliferação de cursos online.

No último ano acompanhamos algumas inovações disruptivas nas instituições de ensino superior (IES). Estas mudanças alteram o tradicional modelo de ensino, que era baseado nas fábricas do início do século XX, em favor de uma psicologia de aprendizagem que se concentre em cada aluno individualmente.

Cada aluno possui facilidades e dificuldades de acordo com as suas habilidades cognitivas. Isso os torna únicos, e o sistema tradicional de ensino não incentiva essas diferenças.

O Ensino a distância pode mudar isso através de atividades complementares em formato de curso virtual que lapidem as melhores características dos alunos.

Com a utilização de cursos livres em sua IES, você pode personalizar a experiência de aprendizagem dos seus acadêmicos, além de fazer um piloto para investir em cursos 100% ead. Neste texto você vai entender um pouco melhor como fazer isso.

CTA cursos online

como produzir e distribuir cursos online

Os cursos livres nas instituições de ensino

Ao longo dos últimos anos, temos assistido a plataformas de aprendizagem surgirem dentro das Instituições de ensino e tentando formatar os limites de personalização. Em 2016, várias destas novas plataformas de educação a distância têm sido usadas como plataforma de aprendizado personalizado das IES. Estas plataformas da próxima geração representam todas as tentativas ousadas de digitalizar a coordenação instrucional e logística em jogo, aplicando em modelos de aprendizagem personalizada bem sucedidos através de um curso virtual.

Se espera que as Instituições de Ensino Superior tradicionais que já adotam essas plataformas possam aderir à instrução tradicional em favor de caminhos e apoios mais individualizados. Essas instituições, por sua vez, vão fornecer um primeiro teste de uma hipótese operacional no espaço de aprendizagem personalizados, servindo como alavancas críticas para escalar abordagens personalizadas em configurações tradicionais.

Trocando em miúdos, as IES que se utilizam do ead estão obtendo sucesso no ensino. O próximo caminho agora é utilizar o ensino a distância como um complemento de um curso de graduação presencial. Por exemplo, criando opções de cursos paralelos e complementares. Com isso, a IES vai conseguir personalizar a grade curricular e o ensino dos seus alunos, se utilizando de um curso virtual.

Para exemplificar, vamos utilizar um curso de jornalismo. Ao se formar ele pode trabalhar em diversas áreas, mas o curso de graduação forma de maneira genérica. Com a personalização do ensino é possível utilizar um curso virtual de ensino a distância para complementar o ensino presencial e dar enfoques diferentes para os que desejam se tornar repórteres de TV e os que desejam trabalhar com produção de rádio ou mídias sociais.

A nova psicologia de ensino

Antigamente, a psicologia de ensino não levava em consideração vários pontos que fazem a diferença no desempenho dos alunos. As novas métricas, como o clima escolar e o progresso social e emocional, são suscetíveis para gerar demanda por intervenções que atendam a fatores não acadêmicos das experiências dos alunos. Além disso, o EAD oferece as IES um caminho para financiar apoios mais robustos e conectados que abordam as barreiras não acadêmicas para a aprendizagem.

A questão aberta que envolve esses investimentos será quais os que realmente conseguem direcionar os recursos de uma maneira que aumente os resultados da aprendizagem, em vez de simplesmente aumentar o acesso a apoios e serviços. As IES mais bem sucedidas vão encontrar maneiras de integrar os serviços acadêmicos e não acadêmicos ao invés de mantê-los separados uns dos outros.

Hoje as escolas estão procurando maneiras de incentivar a aprendizagem prática que testam métricas de aprendizagem mais profundas, como o pensamento crítico contra problemas do mundo real. Algumas abordagens ao aprendizado personalizado enfatizam a aprendizagem baseada em interesses, em um esforço para personalizar as paixões dos alunos.

Os projetos oferecem uma plataforma clara para a colaboração em salas de aula, e estão usando a tecnologia para apoiar a aprendizagem individual e querem combater o isolamento potencial criado por muito tempo em frente à tela. Em 2017, as escolas vão começar a procurar eficiência e confiabilidade no espaço de aprendizagem baseado em projetos.

Ainda assim, a ênfase no pensamento crítico e na colaboração é improvável que diminua, o que trará a aprendizagem baseada em projetos ainda mais no centro das atenções neste ano.

Para desenvolver estas aptidões em seus alunos, você precisa de uma plataforma completa, que consiga lhe fornecer dados precisos sobre determinado grupo de alunos, ou até mesmo de maneira individual. Analisar onde estão cada uma das deficiências apresentados pelos seus alunos vai lhe auxiliar a desenvolver uma metodologia melhorar cada vez o processo de ensino, trazendo cursos cada vez mais personalizados para eles.

CTA Diagnóstico

diagnóstico-projeto-ead-gratuito

A importância da plataforma ead

A plataforma EadBox conta com diversas ferramentas para fazer com que o seu curso virtual seja cada vez melhor. O ambiente virtual de aprendizagem da EadBox consegue emular a experiência do aluno em uma sala de aula presencial, mas com os benefícios de fornecer dados em grupo, ou até mesmo de maneira individual, visando à personalização do ensino do aluno.

Uma das características da plataforma EadBox é o controle individual de avaliação. Você consegue até mesmo ter o controle de uma lista de chamada com o progresso e o status de cada aluno. Com estes dados o tutor ead consegue balizar o aprendizado individualmente, para que ele tenha uma experiência personalizada voltada para o seu aprendizado.

A construção do pensamento coletivo é uma preocupação constante dos educadores, pois é através da interação que se constrói o pensamento. Entretanto, em uma plataforma EAD é possível incentivar a interação entre os alunos através dos fóruns.

O tutor ead consegue balizar as discussões para guiar cada aluno no caminho do conhecimento através desta funcionalidade. Para os alunos que seguirem com dúvidas, também existe a opção do chat, que pode ser utilizada juntamente com uma transmissão ao vivo para sanar as dúvidas dos seus alunos.

Todos estes dados estão dispostos no dashboard de uma maneira simples de ser interpretada. Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis para testar a nossa plataforma e conheça os benefícios do mundo do ensino a distância.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

Categorias