Plano de negócios: qual o melhor para seu negócio de cursos online

Plano de negócios: qual o melhor para seu negócio de cursos online

Ter um plano de negócios na hora de desenvolver o seu curso online no cenário do ensino a distância é o segredo do sucesso. Se você quer embarcar neste negócio promissor, ter um bom planejamento vai garantir voos mais altos e longos. Com um bom plano de negócios você vai conseguir valorizar os seus pontos fortes e diminuir a importância dos pontos fracos. A internet banda larga deu um boost no crescimento das vídeo aulas, ou seja, a concorrência existe. Entretanto, ainda existe muito espaço para crescer e se desenvolver, e com um bom plano de negócios, esta tarefa não é tão árdua quanto parece, basta determinação e força de vontade.

Ter as metas e objetivos bem claros é o primeiro passo para o sucesso. Se você pretende depender das suas vídeo aulas para ser o seu ganha pão principal, sua estratégia será diferente das pessoas que vão utilizar deste nicho de mercado para complementar a sua renda. Saber administrar o seu tempo e dinheiro é de suma importância para que o seu curso online seja um sucesso.

Como este mercado ainda é pouco explorado, construir um público fiel não é algo impossível, embora seja trabalhoso. Conhecendo o seu público-alvo e traçando uma estratégia de marketing arrebatadora, você pode se tornar referência nos temas que aborda em suas vídeo aulas. Mas para chegar nesta parte você precisa saber utilizar os seus recursos e administrar o seu negócio.
Neste texto nós vamos lhe mostrar como montar um plano de negócios e lhe ajudar a captar as dificuldades e facilidades em criar um curso online através da montagem de um plano de negócios. Também vamos lhe mostrar como administrar o seu tempo e construir um plano de marketing de sucesso. Bloco de anotações em mãos? Então vamos aprender.

 

Tipos de planos de negócios

Plano de negócios com Canvas

Com o canvas, muitas pessoas chegaram a descartar os outros modelos de plano de negócios. Fato é que o cada um deles possui uma especificidade própria. O plano de negócios canvas se popularizou devido a sua facilidade e ampla visão. Entretanto, vale a pena ressaltar que o canvas e um plano de negócios completo são complementares. Em outras palavras, um modelo de negócios serve para testar uma ideia e descobrir se existe um tesouro ao final da trilha, enquanto o outro é o mapa que você precisa seguir.

O canvas é geralmente utilizado para testar uma ideia, seus pontos fortes e fracos. Ele é ótimo para encontrar o modelo de negócio ideal e verificar se ele é rentável sem perder tempo fazendo algo mais detalhado que pode ser descartado facilmente.

Já um plano de negócios que é mais elaborado tem outras características, como o levantamento de custos e despesas. Traçar estratégias, planos de ação e execução para diferentes cenários e áreas. Indicações e projeções financeiras de receita e lucro; e análises sobre a aplicação, valor e rentabilidade do mercado. Tanto em um quanto no outro plano de negócios leve em consideração que ele deve ser revisto frequentemente.

O Sebrae possui uma ferramenta que você pode utilizar para montar o seu plano de negócios.

Monte o plano de negócios baseado no curto, médio e longo prazo. Saber como crescer e onde reinvestir o lucro é um dos segredos de ter um negócio sustentável. Analisar onde estão as suas maiores dificuldades e como suprir elas com possíveis terceirizações podem auxiliar na velocidade do seu crescimento.

 

Modelos de negócios

Existem vários tipos de planos de negócios que são baseados no modelo de crescimento que você vai desenhar. O crescimento pode ser em escala, como o de uma startup, que tem o desenvolvimento do número de funcionários em uma proporção menor do que o de um modelo de negócios voltado para prestação de serviços, que possui um crescimento gradativo de acordo com a quantidade de clientes.

Em outras palavras, um modelo de negócios baseado em prestação de serviços é destinado para quem deseja abrir uma instituição de ensino, que vai precisar de um plano de negócios que leve em consideração uma grande quantidade de funcionários para um grande fluxo de cursos, além de atender a demanda da grande quantidade de alunos. Já o crescimento em escala pode ser utilizado quando o seu curso online é baseado em sua experiência pessoal. Ou seja, você não vai precisar de uma grande equipe de produção.

Claro que neste modelo escalável você precisa ter uma equipe de atendimento que seja condizente com a quantidade de alunos, mas a quantidade de funcionários é em menor escala do que o outro modelo.

 

Como montar um plano de negócios rápido?

Para estruturar um plano de negócios rápido e que seja efetivo, até mesmo para fazer uma apresentação, precisa-se seguir alguns passos, que não são muito difíceis. Vamos a eles.

  • Qual é o propósito do seu curso online? Tenha esta definição em uma frase, para ser assertivo.
  • O problema: descreva qual é a lacuna do seu aluno, quais são as principais dificuldades que o seu aluno possui?
  • A solução: apresente a sua solução e como vai inserir no mercado visando facilitar a vida do seu aluno. Aqui você também pode descrever o seu nicho de mercado e como ele se comporta.
  • Por que agora? Reproduza a evolução histórica do desenvolvimento da educação no segmento que deseja produzir conteúdo. Aproveite para apresentar as novidades que você vai inserir neste contexto.
  • O mercado: analise como o mercado macro está se comportando. Evidencie quem é o seu público-alvo e demonstre a perspectiva sobre a quantidade de mercado que você pretende conquistar, o chamado market share.
  • A concorrência. Liste quem são os seus concorrentes diretos e indiretos, listando os diferenciais de cada um deles.
  • A sua vídeo aula e materiais. Coloque no papel as principais características do seu curso online e como vai desenvolvê-lo.
    O modelo de negócio. Aqui é importante você detalhar a precificação, modelo de venda e distribuição.

Com estes itens preenchidos você vai ter uma boa noção do que esperar do seu curso online.

CTA cursos online

como produzir e distribuir cursos online

 

Planeje o seu tempo

Assim como o plano de negócios, o seu tempo deve ser levado em consideração. Saber o tempo que você poderá investir em seu negócio pode influenciar diretamente em seu plano de negócios. Por exemplo: se você for se dedicar exclusivamente, para que o seu curso online seja o seu ganha pão, você precisa fazer com que ele cresça rápido a ponto de lhe sustentar. Com isso você também terá menos saídas com valores destinados a prestadores de serviço.

Por outro lado, se você tiver planos de fazer com que as suas vídeo aulas sejam para complementação de renda, o planejamento é outro. Será menos tempo investido e o planejamento de onde você deverá investir as suas forças deve ser assertivo.

Identifique quais rotinas do seu dia a dia tomam mais o seu tempo. Se você, por exemplo, leva em média dez horas para editar um vídeo de trinta minutos, talvez seja interessante a terceirização deste serviço. Lembre-se que você é um produtor de conteúdo, ou seja, todas as outras atividades devem ser secundárias para manter a qualidade do seu produto.

Uma boa maneira de planejar o seu tempo é organizar um calendário com pequenas tarefas de forma que, ao somar estas pequenas tarefas, você conquiste o seu objetivo. Estas pequenas tarefas precisam se enquadrar na quantidade diária de tempo que você possui disponível para o projeto. Sejam duas horas para quem deseja complementar renda, ou oito horas para quem deseja que esta seja a sua principal fonte de renda.

 

Como seu tempo de planejamento impacta nos negócios?

Para ter um curso online de sucesso você deve se atentar para alguns pontos primordiais. Eles estarão diretamente ligados ao custo da sua aula. Ou seja, antes de traçar um plano de negócios, você precisa saber quanto tempo precisa ser investido para desenvolver o seu curso online.

  • Planejamento de aula: esta deve ser a sua principal preocupação, pois em uma vídeo aula o seu aluno está preocupado com o conteúdo. Quanto mais rápida preparada a sua aula for, maiores são as chances das suas vendas decolarem.
  • Planejamento de marketing: nós ainda vamos falar sobre isso neste texto, mas saber quem é o seu público e como atingi-lo é fundamental.
  • Gravação das aulas: pode parecer fácil, mas ficar diante de uma câmera durante meia hora pode levar uma eternidade. Pelo menos no início, considere que você levará uma horas para gravar 30 minutos de aula. Uma dica é separar a aula em vários pequenos tópicos, facilita a edição e acelera a gravação.
  • Edição: se você não sabe editar vídeos, vai levar algum tempo para aprender a editar o seu conteúdo. Mas não se preocupe com isso no primeiro momento, foque em trazer uma vídeo aula que você realmente consiga passar o conhecimento. E em um segundo momento, caso este seja o seu foco, considere realizar um investimento em uma edição profissional. Um bom editor pode fazer milagres em um vídeo, trabalhando desde a coloração até o ritmo do programa e efeitos visuais que podem tornar sua vídeo aula ainda mais atrativa para seu aluno.Veja nessa lista 10 ferramentas e programas para gravar e editar vídeo aulas
  • Divulgação e vendas: esta parte está diretamente ligada ao planejamento de marketing. Assim como na edição de vídeos, para quem é leigo no assunto, pode ser muito trabalhoso investir tempo para compreender as minúcias deste mercado. Mas você pode começar com pequenas ações de marketing, como redes sociais, blog, webinars e construção de lista. Caso não tenha resultado com as primeiras ações, talvez considerar a terceirização desta parte do projeto no médio ou longo prazo seja uma boa opção.
  • Relacionamento pós-venda: é extremamente importante manter o contato com o seu aluno depois que ele conclui o seu curso. Saber qual foi a impressão dele e colher críticas construtivas para aumentar a qualidade do seu curso online pode ser o detalhe que faltava para você fazer sucesso.

 

Plano de marketing para minha loja de cursos online

O plano de negócio e o plano de marketing normalmente caminham lado a lado. Dentre outras funções, o plano de marketing é responsável pelas suas vendas. A quantidade de vendas das suas vídeo aulas impactam diretamente no plano de negócio. Mas o marketing não é apenas responsável pelas suas vendas.

Identificar o seu público-alvo e como ele se comporta deve até mesmo constar no seu plano de negócios, mas isso também está atribuído no plano de marketing. Identificar os comportamentos do seu público, quais são as suas características, perfil, metas e objetivos são pontos essenciais para produzir um conteúdo sob medida.

Uma estratégia de marketing de sucesso para as vendas de cursos online é o marketing de conteúdo. Através dele você produzirá pílulas gratuitas sobre assuntos relacionados à sua vídeo aula. Estes textos vão atrair o público-alvo para o seu site e criar neles um interesse. Mantenha sempre uma periodicidade de publicação e os seus leitores vão voltar. Uma maneira eficiente para alavancar os acessos em seu site é através do Google AdWords e Facebook Ads. Campanhas patrocinadas que, quando bem-feitas, geram uma entrega de resultados com alto custo-benefício.

Para converter o interessado em vendas você precisa transformar o interesse em uma necessidade. Para isso, experimente fazer um e-book ou uma transmissão de webinar ao vivo e aproveite para captar o contato destes interessados em uma landing page. Este contato será um lead qualificado, ou seja, um possível cliente que está bem próximo de completar a jornada do consumidor. Esta é a hora de você trabalhar o relacionamento enviando e-mails marketings para alimentar o desejo do seu futuro aluno até ele ser convertido para uma compra.

 

A plataforma EAD ideal para seu negócio

O ensino a distância nada mais é do que uma experiência para o seu aluno. Fazer com que ele tenha a melhor experiência possível é de sua responsabilidade. Ofertar o melhor ambiente virtual de aprendizagem é fundamental para que ele consiga desenvolver o seu potencial. Se você já teve alguma experiência com softwares que possuem uma usabilidade ruim sabe do que estamos falando; o que era para ser uma atividade corriqueira passa a ser penosa.

Vale lembrar que o público que consome cursos online possui pouco tempo disponível e você ainda precisa contar com a disciplina do aluno. Você precisa cortar ao máximo os empecilhos para o aprendizado dele. Por isso uma plataforma de EaD é tão importante neste processo. Se você utilizar uma plataforma na qual o seu aluno possua uma interface amigável, a chance dele sair frustrado do seu curso é muito grande. Experimente a plataforma Eadbox, clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis para testar todas as suas funcionalidades e usufrua do nosso painel intuitivo.

 

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias