eadbox elearning

10 ferramentas para gravar e editar vídeo aulas

A educação a distância (EaD) proporciona o uso de diversas tecnologias devido ao fator online, dessa forma pode-se integrar vários formatos de conteúdo, dentre eles, criar e editar vídeo aulas.

A criação de vídeo aulas como complementação de conteúdo fez com que esse recurso se tornasse uma das ferramentas mais utilizadas pelos alunos durante esses cursos.

Esses alunos buscam na EaD maior interação entre eles e os professores, dessa forma, é necessário criar mais dinâmicas para adquirir novos conhecimentos com um conteúdo de qualidade. As vídeo aulas são utilizadas para gerar inovação no aprendizado, assim, criando interação entre aluno e matéria.

Uma preocupação que os professores possuem, é com relação a qualidade dos materiais produzidos. Para transmitir um conteúdo de forma clara e conseguir criar uma ligação com o aluno, é necessário ter uma plataforma de fácil utilização e com um conteúdo completo, e para isso é necessário utilizar ferramentas para criação de vídeos.

 

Dicas de programas para criar vídeo aulas

Produzir uma aula online não é algo tão simples, mas utilizando um dos programas para criar vídeos, fica muito mais fácil. Além disso, é possível produzir vídeo aulas em casa, sem incômodos ou necessidade de se deslocar. As ferramentas abaixo oferecem diversas funcionalidades, dentre elas gravar e editar vídeo aulas. Vamos aos canais:

 

1 – Camtasia Studio (Windows e Mac)

eadbox cursos online

Camtasia é um software utilizado para fazer gravações e edições de vídeos através do seu computador, usado para gravar vídeo aulas, tutoriais e demonstrações de produtos. O software é bem completo e apresenta bons resultados, no começo parecer meio complicado de usar, mas o usuário percebe que na verdade é bem fácil, e um dos pontos positivos é o auxílio ao usuário.

 

2 – Collaaj (Windows e Mac)

eadbox cursos online

 Collaaj é uma ferramenta diferente, não funciona só em Mac ou PC, mas também há um aplicativo para iPad. É uma ferramenta muito boa e permite que você grave sua tela e de sua webcam. Os vídeos podem ficar no servidor da Collaj o que torna mais fácil compartilhar com os alunos. A versão gratuita só permite gravar 2 minutos, mas há uma grande variedade de planos pagos, dependendo de sua necessidade.

3 – Screenflow (Mac)

screenflow_icon_final

Screenfolow ganha quando se fala em captura de tela, a sua funcionalidade é excelente, aliando-se a edição fácil e rápida dos vídeos. Também oferece uma série de tutoriais e demonstrações para auxiliar o usuário. Em 2008 ganhou o prêmio de melhor aplicação do ano para OS X, concedido pela própria Apple.

 

4 – Windows Movie Maker (Windows)

Windows Movie Maker

O Windows Movie Maker é uma boa opção para quem quer começar a editar vídeo aulas, além de ser bem simples, é grátis e vem previamente instalado nos computadores Windows. Mas para quem quer avançar um pouco nas vídeo aulas não é recomendado.

 

5 – iMovie (Mac)

imovie-0624

iMovie é considerado equivalente do Windows Movie Maker para Mac, é uma boa opção da Apple para iniciantes em edição de vídeos. É um pouco mais avançado do que o Movie Maker, não é grátis, mas o preço é relativamente barato.

 

6 – Cyberlink PowerDirector (Windows)

cyberlink

O Cyberlink é mais complexo e muito popular entre os que atuam na área. Assim como o Screenflow e o Camtasia, eles estão no meio do caminho entre programas profissionais e iniciantes. Suas funcionalidades são bem completas e impressionam pela velocidade de processamento durante a edição. Uma de suas funções mais interessantes é a MultiCam, sendo possível utilizar várias filmagens ao mesmo tempo.


7 – ActivePresenter (Windows)

ActivePresenter_logo

O ActivePresenter é a solução para criação de vídeo aulas, apostilas, manuais, documentação e apresentação de treinamento interativo. É parecido com o Camtasia Studio, mas o Active possui uma versão gratuita. Nesta versão o usuário pode exportar seu trabalho para arquivos PNG, JPEG, AVI, MPEG4, WMV, WebM, MKV e SCORM 1,2 e SCORM2004.

Nas versões pagas o usuário pode exportar para outros formatos, mas a versão grátis já oferece o essencial para quem deseja produzir vídeo aulas.

 

8 – oCam (Windows)

_thumb_10117

oCam é um software gratuito e de fácil entendimento, é uma boa opção para quem está começando e ainda precisa se familiarizar com programas para gravar e editar vídeo aulas.

 

9 – Screencast-o-Matic (Windows e Mac)

_thumb_10115

Muito boa com relação a recursos, de fácil uso e preço acessível. Com um clique você pode começar a gravar a tela de qualquer navegador, não precisa instalar nenhum software, é tudo online. Os vídeos da versão gratuita são limitados em 15 minutos e tem uma marca d’agua que só pode ser removida baixando a versão Pro. Os vídeos podem ser enviados diretamente para o Youtube ou publicados no próprio servidor de compartilhamento do Screencast.

 

10 – Movavi (Windows e Mac)

movavi

A ferramenta permite gravar aulas e tutoriais, combina um programa de captura de tela completo com um editor de vídeos muito bom e fácil de usar. Também possui uma quantidade enorme de configurações de exportações rápidas para otimizar suas gravações para dispositivos móveis e compartilhamento online.

 

 

Após escolher uma das ferramentas de criação de vídeos, o primeiro passo é entender que o vídeo é direcionado aos alunos, ou seja, o conteúdo precisa ser claro, de qualidade e completo. É necessário que ele seja bom o suficiente para que o aluno continue engajado não só no vídeo, mas na necessidade de continuar assistindo para que ele aprenda.

Uma forma de fazer isso acontecer é criar a cultura de feedback, em que os alunos possam fazer sugestões sobre as aulas online para que os professores saibam se suas aulas estão fazendo efeito no ensino deles, ou seja, é necessário manter os canais de comunicação abertos.

Construindo essa cultura e utilizando o programa correto, a EaD e as vídeo aulas serão mais poderosas e eficazes na transmissão de conteúdos educativos de maneira clara e dinâmica, criando uma conexão positiva com o aluno.

Agora é só escolher a plataforma que você mais se identifica e começar a gravar e editar vídeo aulas. Boa sorte!

CTA Demonstração 1

Banner_Demonstração_Eadbox_2

Categorias