ambiente virtual

Ambiente Virtual de Aprendizagem ou AVA: como utilizar

AVA é um termo que vem se tornando cada vez mais conhecido e faz parte do dia a dia de muitas pessoas. Inclusive é provável que você o conheça apenas por sua sigla e não como ambiente virtual de aprendizagem, que é o significado de AVA.

Basicamente podemos dizer que é uma ferramenta para a educação à distância que vem ganhando cada vez mais destaque devido ao aumento da procura por cursos online e e-learning. É uma sala de aula virtual que permite acessar conteúdo e interagir com outros alunos ou com o professor.

O ambiente virtual AVA surgiu como uma necessidade, devido ao avanço tecnológico, de se simular uma sala de aula. Percebeu-se que era preciso interagir com as pessoas não apenas em um ambiente físico, mas também online. Os alunos não queriam apenas assistir um conteúdo e ter que anotá-lo ou carregar papéis. Mas sim poder ter acesso ao que lhes foi ensinado a qualquer momento, inclusive após a conclusão de um curso ou treinamento.

No entanto, essa interação deveria ocorrer em um ambiente formal, semelhante a uma sala de aula, para que tudo que foi ensinado não se perdesse e tivesse um valor agregado. Surgiam assim as salas de aula virtuais.

O ensino e a aprendizagem são o objetivo principal do ambiente virtual, que ocorre quando um professor ou tutor fornece conteúdo a seus alunos e esses o acessam e interagem com o que lhes foi exposto. Apesar de ser um termo mais comum para quem vende cursos online, o ambiente virtual é uma ferramenta que também pode ser utilizada por empresas que desejam fazer conferências ou fornecer treinamentos online.

ambiente virtual

Vamos entender um pouco mais sobre o funcionamento dessa ferramenta e também situações em que o AVA pode ser utilizado:

Como funciona o ambiente virtual

A sala virtual pode contar com vários materiais. Ela é uma união da parte tecnológica com a pedagógica.

A tecnologia está no fato de tudo estar hospedado em uma plataforma online e de o processo de ensino e aprendizagem envolver o uso de computadores, smartphones e tablets. Já a parte pedagógica está ligada ao que é ensinado. Ao que o professor tem a dizer e também ao rendimento e avaliação dos alunos. O funcionamento do AVA é bastante simples:

Exposição de materiais

É dentro do ambiente virtual de aprendizagem que o professor ou responsável por ensinar irá deixar seus materiais. Podem ser videoaulas, textos, links, animações, slides… Até mesmo as atividades de verificação de aprendizagem estarão dentro do ambiente virtual de aprendizagem.

Essa plataforma permite que você aposte em diversos tipos de linguagem, mídias e recursos. Como tudo acontece online é mais prático trabalhar com formatos diferenciados de material!

Espaço para interação

O ambiente virtual de aprendizagem é também um espaço para interação entre aluno e professor ou entre os próprios alunos. Chats e fóruns geralmente são parte do AVA. O chat pode ser utilizado ao vivo durante um webinar ou videoaula. Assim as dúvidas podem ser respondidas imediatamente pelo professor.

Já o fórum permite a discussão de temas que exigem maior reflexão e que podem ser acessados a qualquer momento.

Acesso por login

A maioria das pessoas que disponibilizam cursos online preferem que seus alunos se cadastrem para ter acesso ao material. Tanto que pouco ou nenhum conteúdo fica disponível para usuários não cadastrados. A ideia é proteger aquilo que você produz. Ao mesmo tempo em que oferece um atendimento personalizado apenas para quem compra ou tem acesso ao seu serviço.

O acesso com login e senha também ajuda a identificar quem está baixando o conteúdo, quando está fazendo isso e se essa mesma pessoa está interagindo em fóruns e chats do AVA.

Controle da evolução dos alunos

É através do AVA que o professor ou responsável pelo treinamento terá um controle de como seus alunos estão evoluindo. Se estão aprendendo mais rápido, se estão com muitas dúvidas ou se estão gastando muito tempo em um único módulo.

Assim é possível notar como está a absorção de conhecimento e também entender o que precisa ser mudado. Se um teste deveria ser realizado em até meia hora e foi respondido apenas pela metade é preciso entender porque isso está acontecendo.

Quando utilizar o AVA

Mas afinal, quando você pode apostar no ambiente virtual de aprendizagem como uma ferramenta de ensino que vai lhe ajudar a transmitir conhecimento a outras pessoas? Vamos analisar situações em que o ambiente virtual de aprendizagem pode ser utilizado:

Suporte ao EAD

Você trabalha com ensino totalmente a distância? Ou seja, oferece apenas cursos que devem ser realizados online? O AVA será uma ferramenta de grande ajuda. Pois você poderá disponibilizar seus materiais, acompanhar o rendimento dos alunos e permitir que eles interajam entre si e com você.

Apoio a atividades presenciais

O AVA também pode ser uma ferramenta de apoio para a sala de aula física. As aulas podem ser presenciais, mas tudo que for complementar e também os testes de aprendizagem se encontram na plataforma de cursos online.

Assim o professor permite que o aluno possa obter conhecimento não apenas dentro da sala de aula como também fora dela, acessando o AVA de seu celular, tablet ou computador.

Realização de conferências, seminários e treinamentos

Empresas que precisam realizar conferências, fazer seminários e até mesmo treinamentos também podem utilizar o AVA para tornar o processo mais rápido, dinâmico e menos custoso.

O espaço é destinado apenas aos funcionários ou envolvidos no assunto. O material fica mais organizado e pode ser acessado a qualquer momento pelo funcionário da empresa. Da mesma forma que o fórum ou chat pode ajudar com as dúvidas e permitir uma maior interação com seus colegas de trabalho.

Comunidades de aprendizagem

Geralmente são projetos de escolas que trazem materiais diferenciados e até mesmo pequenos cursos. É algo mais barato ou até mesmo gratuito. O ambiente virtual facilita a comunicação e também interação entre professores e alunos das comunidades de aprendizagem.

Conclusão

O ambiente virtual de aprendizagem, AVA, é muito útil tanto para escolas e criadores de cursos online quanto para empresas. Então não deixe de investir nessa ferramenta!

CTA Demonstração 2

demonstração eadbox


Categorias