social learning

Social learning: O que é e como você pode revolucionar seus cursos online

A aprendizagem pode ocorrer de diversas maneiras. Através da leitura, da prática, de aulas e até mesmo da troca de ideias. As empresas têm investido cada vez mais no chamado e-learning, o aprendizado online. Dessa maneira é possível economizar tempo e fazer com que os treinamentos sejam realizados todos – ou em sua grande maioria – com o auxílio de uma plataforma EAD. No entanto, após passarem a introduzir os treinamentos online e compararem resultados com os treinamentos presenciais foi observado que ainda faltava algo que os tornasse mais efetivos e aumentasse a sua credibilidade. O compartilhar de ideias. A conversa com outras pessoas. O chamado social learning.

Mais do que avaliações e troca de ideias com o responsável pelos treinamentos, os funcionários assimilavam muito mais coisas e aprendiam mais facilmente quando conversavam com seus colegas sobre o que lhes foi ensinado. Ou até mesmo ensinavam a outra pessoa o conteúdo estudado, mas adicionando sua visão pessoal. Surgia assim o social learning. Mas o que significa exatamente este termo?

social learning

O que é social learning?

Também conhecido como experiência de aprendizado em rede, o social learning envolve o ato de aprender se utilizando de materiais online que possam ser compartilhados e que também permitem serem colocados em prática. É um mix de vídeos online, postagens em blogs, grupos de discussão, postagens em redes sociais e até mesmo reuniões online. O foco é a aprendizagem que acontece entre as pessoas e suas redes de relacionamento.

Tudo o que foi conversado ou apresentado fica ali registrado e pode ser consultado a qualquer momento. Sem contar que há a possibilidade de postar um artigo em sua rede social e pedir uma opinião ou até mesmo apostar nas certificações e cursos online para se aperfeiçoar.

As empresas sabem que o funcionário precisa estar constantemente se reciclando, sempre disposto a aprender e que acima de tudo: precisa ter alguém com quem compartilhar esse conhecimento. O acesso a diferentes pontos de vista e o ato de explicar o que estudou contribui para assimilar ainda mais o conteúdo.

Troca e colaboração são a base do social learning. Inclusive porque as pessoas precisam se conectar umas com as outras, é uma necessidade natural. Aí ocorre a parte do “social”. O learning vem em seguida porque envolve o aprendizado. O contato com outras pessoas – que pode ser ainda maior quando feito online – acontece para se discutir um assunto relevante.

Podemos dizer que as empresas hoje têm um foco diferenciado e o social learning funciona da seguinte maneira:

Valor ao conhecimento de redes

As empresas querem que seus funcionários conversem entre si e troquem ideias, criando redes de relacionamento.

Compartilhar conhecimento e não apenas retê-lo

Na visão antiga as empresas buscavam apenas aprender e não queriam dividir esse conhecimento. Hoje sabem que é preciso compartilhá-lo e incentivam seus colaboradores a fazerem o mesmo. A troca de ideias é estimulada o tempo todo, apresentando assim novos pontos de vista e ajudando a entender em que é preciso melhorar.

Foco em competências e não apenas em currículo

Se anteriormente as empresas queriam profissionais com um currículo enorme e que haviam passado por vários empregos, começando sua carreira desde muito jovem, agora o foco é outro. As competências estão em destaque e o responsável por uma contratação sempre tenta entender no que o entrevistado é bom e como suas habilidades podem ser aplicadas dentro daquela vaga.

Foco na equipe como um todo

O líder pensa em sua equipe como um todo e entende a importância do trabalho em conjunto. Sendo assim procura resolver conflitos e trabalha para que ocorra integração entre todos os funcionários.

Gestão baseada em resultados e não em tempo trabalhado

As empresas começaram a deixar de lado o tempo trabalhado e estão se focando em resultados. Seu objetivo principal é levar uma equipe ou um colaborador a atingir o resultado esperado, independentemente do tempo que possa levar.

Como utilizar o social learning no seu curso online

Sabendo da importância do social learning é chegado o momento de aprender como implementá-lo em seu curso online. A técnica fará com que o que você ensina se propague ainda mais facilmente – garantindo a divulgação gratuita – e ao mesmo tempo facilitará a fixação do conteúdo por parte de quem assistiu às suas aulas.

Você pode utilizar o social learning no seu curso online através de:

Postagens em redes sociais

Você já deve saber que para garantir uma boa divulgação do seu curso online é preciso ter uma página no Facebook e perfis em outras redes sociais. Aproveite estas ferramentas para interagir com o seu público e permitir que ele leve outras pessoas até você.

Faça postagens que instiguem respostas. Por exemplo, colocar uma pergunta relacionada a um dos materiais que você disponibiliza vai atrair não apenas quem já fez o curso como quem tem interesse em entender mais do tema. Sem contar que você pode gerar uma interação entre as pessoas que estão comentando na postagem.

Fóruns de discussão

Os fóruns costumam ser adotados como um ambiente de interação entre o professor e o aluno. Vá mais além e crie um fórum no qual os participantes do curso podem interagir entre si.

Seu objetivo é agir como um moderador, colocando temas para discussão e até mesmo exercícios sobre o que foi ensinado. Neste fórum os alunos poderão trocar ideias e até mesmo ajudar uns aos outros.

Dica: Plataformas como a Eadbox já possuem fóruns integrados em cada aula!

Comentários em blogs

Você trabalha com postagens em um blog em conjunto com as videoaulas? Abre espaço para comentários logo abaixo dos vídeos? Se ainda não faz isso é hora de incluir essa ferramenta.

Os comentários permitem não apenas que os participantes tirem dúvidas como também deixem sua opinião e expressem o que aprenderam após o curso online.

Ferramentas de comunicação

Chats e comunicadores instantâneos podem ajudar no social learning de um curso online. É possível criar um grupo no WhatsApp, um chat com várias pessoas no Facebook…

Quer dar um toque mais profissional e ainda assim utilizar o social learning? Crie um chat no Skype com pequenos grupos de pessoas que participam ou compram seus cursos online.

Assim todos podem conversar e compartilhar o que acharam do curso ao mesmo tempo em que tiram dúvidas entre si. Você como moderador pode participar em caso de dúvidas mais específicas. Ou até mesmo ser aquele que irá estimular a conversa.

Conclusão

O social learning precisa fazer parte do dia a dia das empresas. Afinal o aprendizado ocorre de forma muito mais rápida e prática quando o conhecimento é compartilhado com os colegas de trabalho.

Incentive seus colaboradores a conversarem entre si sobre os treinamentos feitos e faça uso de ferramentas que permitam que as redes de relacionamento aumentem ainda mais.

Quem promove cursos online também não pode deixar o social learning de lado, pois através dele conseguirá ainda mais retorno para o que está ensinando.

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias