Lançamento de curso: Qual o melhor para o meu curso online?

O lançamento de curso é um momento muito importante para quem está investindo em cursos online. É nesse momento que você tem a missão de atingir o seu target e precisará trabalhar a melhor estratégia para obter melhores resultados.

Então é provável que surjam as perguntas: Qual tipo de lançamento de curso devo utilizar? Há algum que se adapte melhor ao meu curso online?

A resposta é: Depende. A verdade é que você poderá apostar tanto em um lançamento aberto quanto em um lançamento fechado. Ou utilizar as duas estratégias. Tudo irá depender de outras variáveis envolvidas, como o tempo que você tem disponível.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos de lançamento de curso e entender qual poderia ser a melhor opção para você:

lançamento de curso

Lançamento de curso aberto

Um lançamento de curso aberto é aquele no qual as inscrições estão sempre abertas. Ou seja, uma pessoa pode comprar e fazer o seu curso a qualquer momento. Nesse caso o foco maior é a divulgação, o envio de e-mail marketing ou postagens de Facebook falando sobre o tema que você está ensinando.

Esse formato se adapta melhor para quem trabalha com conteúdos que não possuem um prazo de validade, algo que será sempre atual. Mas também pode ser aplicado por outros estilos de cursos online.

Você pode fazer esse tipo de lançamento se…

Seu curso online é uma renda extra

Você decidiu ingressar no mundo dos cursos online para ter uma renda a mais, no entanto segue outra carreira profissional? Isso significa que você não tem tanto tempo para se dedicar ao seu curso. Então ficar abrindo e fechando inscrições pode acabar tomando muito do seu tempo.

O lançamento de curso com inscrições sempre abertas facilita o seu trabalho, pois seu foco maior será em produzir o material e então incentivar seu público-alvo a comprá-lo.

Trabalha com conteúdo Evergreen

O conteúdo Evergreen envolve algo atemporal, que será sempre atual, independentemente de quando for acessado. Quem ensina esse tipo de conteúdo não precisa ficar abrindo e fechando inscrições, inclusive pelo fato de que seu tema pode ser algo bastante comum.

Foque então em divulgar seu diferencial. Em porque seu target deveria aprender com você aquilo que está sendo ensinado. Já quanto ao lançamento de curso opte por algo aberto, também sem um prazo de validade. Deixe que as pessoas decidam quando querem fazer o seu curso. Só não esqueça, é claro, de deixá-las curiosas!

É dono de uma escola de cursos online

Seu negócio é uma escola de cursos online? Isso significa que você conta com uma grande quantidade de cursos EAD sendo ofertados ao público. Nesses casos não vale a pena ficar delimitando um prazo limite para que os interessados realizem o curso X.

O melhor é apostar no lançamento de curso aberto e se focar em promover sua escola de cursos online. Fale sobre o quanto seu negócio pode ajudar aquela pessoa a crescer profissionalmente ou até mesmo pessoalmente.

Tem grande público e audiência

Se você já tem um público-alvo definido e uma audiência formada – e alta – não há porque utilizar sempre o lançamento de curso fechado. Seu target já simpatiza com seu negócio e vai comprar, independentemente de existir um prazo limite ou não. Então, trabalhe com o lançamento de curso aberto.

Pontos positivos do lançamento de curso aberto

Dentre os pontos positivos do lançamento de curso aberto podemos citar:

  • Seus alunos podem comprar seu curso sempre que quiserem;
  • Possibilidade de dedicar menos tempo ao lançamento;
  • Você pode fazer um evento de relançamento, mas pode esperar mais tempo para isso.

Pontos negativos do lançamento de curso aberto

Apesar de ser útil em alguns casos, o lançamento de curso aberto também apresenta algumas desvantagens. São elas:

  • É preciso automatizar a promoção do curso;
  • Seu público pode optar por deixar para depois o curso e então se esquecer de você;
  • Você não cria urgência e emoção para a compra.

Lançamento de curso fechado ou abre-fecha

O lançamento de curso fechado é aquele que possui um número limitado de vagas ou trabalha com um prazo de inscrição. Pode ser aberto várias vezes durante o ano, mas sempre com essas limitações. A ideia é instigar o público, criar urgência e fazer com que comprem o curso assim que descobrem sobre o mesmo. Ou seja, será preciso fazer várias campanhas de lançamento ao longo do ano.

Pode ser aplicado por qualquer pessoa que tenha tempo e disposição para se dedicar a suas estratégias de lançamento e possa ficar atenta ao número de vagas e ao prazo de inscrições. Em geral é útil para cursos que ensinam conteúdos com uma vida útil limitada, como é o caso de softwares – que estão sempre se atualizando.

Você pode utilizar o lançamento de curso fechado se…

Tem um negócio focado em cursos online

Você tem um negócio focado em cursos online e tem tempo – e dinheiro – para investir em lançamento de curso? Então o lançamento de curso fechado pode ser bastante útil para você.

É um criador de curso iniciante

Quem está iniciando na área dos cursos ead e ainda não conhece muito sobre os lançamentos não só pode como deve experimentar tanto o lançamento aberto quanto o fechado.

Vai lançar seu primeiro curso? Aposte no lançamento fechado, com número de participantes limitado e prazo de inscrições. Como você ainda é desconhecido no mercado, criar urgência e emoção pode contribuir para você conquistar o seu público-alvo.

É bom com automatização

Se você consegue automatizar o máximo possível de tarefas, pode então apostar no lançamento de curso fechado. Lembre-se que esse tipo de lançamento vai lhe tomar tempo, então sem a automatização é possível acabar se perdendo no meio do processo.

Pontos positivos do lançamento de curso fechado

Existem alguns pontos positivos do lançamento de curso fechado que levam os criadores de curso a apostar nesse formato. São eles:

  • Possibilidade de se focar mais e fazer um trabalho melhor;
  • Despertar a sensação de urgência e as emoções do target;
  • Você pode instigar o social learning, já que há vários alunos aprendendo ao mesmo tempo;

Pontos negativos do lançamento de curso fechado

Em uma primeira observação, o lançamento fechado pode parecer mais vantajoso. Ainda assim também possui algumas desvantagens. Veja:

  • Exige mais trabalho da sua parte;
  • Sua prioridade precisa ser o curso online;
  • Retorno do público pode ser interessante apenas no começo.

Afinal qual o melhor tipo de lançamento de curso?

Como você pode perceber não há um melhor tipo de lançamento de curso. Há muitos “poréns” envolvidos. Você precisa analisar qual é – ou quais são – o objetivo do seu negócio, como está o seu tempo livre – e se você quer dedicá-lo aos cursos online – e quais recursos possui.

A partir dessa análise então é possível apostar em um modelo de lançamento de curso, mas nada impede que você experimente ambos e então veja a partir de qual obteve mais retorno. O mais importante não é o tipo de lançamento escolhido, mas sim a estratégia que você irá aplicar para conquistar os seus clientes em potencial.

CTA ebook cursos online

ebookcursos-online


Categorias