Mitos ao criar cursos online

Quem trabalha com o desenvolvimento de cursos online precisa deixar de lado alguns comentários ditos por quem não tem conhecimento nessa área. Existem diversos mitos ao criar cursos online que são vistos como algo importante ou que não pode ser deixado de lado.

A verdade é que qualquer pessoa pode ser bem-sucedida ao desenvolver seu próprio curso online, razão pela qual é preciso conhecer quais são os principais mitos ao criar cursos online.

mitos ao criar cursos online

8 mitos ao criar cursos online

Separamos para você oito dos principais mitos ao criar cursos online. Saiba quais são:

1 – Expertise no tema

Ao decidir ingressar na área do EAD, muitos acreditam que é preciso ter expertise no tema a ser tratado. Em outras palavras, acreditam que devem ser os melhores e únicos que entendem do tema. Sem contar que pensam que é necessário ter todo o seu material pronto.

Essa ideia é um mito. Você não precisa ser um expert no tema a ser tratado, nem conhecer tudo o que já se sabe sobre o assunto. O que você precisa é ter domínio do que está ensinando, entender o que deseja repassar a seus alunos. Mas nada impede que você trate o tema com uma abordagem mais simples.

O mesmo é válido em relação ao material. Não é preciso ter tudo pronto e revisado. Se você tiver o planejamento e ao menos uma aula pronta já é possível investir em um curso online!

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso

2 – Produzir um assunto popular

Outro dos mitos ao criar cursos online envolve a questão de investir em produzir e apresentar apenas um assunto popular. Há quem coloque na cabeça que para ter sucesso e fazer o negócio dar certo será preciso ingressar nos temas do momento.

Essa ideia é errada. Inclusive popularidade de um tema não significa necessariamente que seu curso vai agradar aos alunos e se vender com mais facilidade.

Você pode trabalhar com qualquer tema, desde que faça isso de forma criativa e consiga despertar o interesse e a atenção de quem está lhe assistindo.

3 – Acreditar que existem temas lucrativos

Quantas vezes você já não disse – ou pensou: “Não vou investir neste tema pois não vai me gerar resultados”? E nisso lá se foram boas oportunidades de ser o único no mercado ou de apresentar algo de forma totalmente diferente.

Tire da cabeça a ideia de que existem temas lucrativos e temas não lucrativos. Esse é apenas mais um dos mitos ao criar cursos online. Todos os assuntos podem gerar um bom retorno financeiro, desde que você saia do lugar comum e conquiste seu público-alvo.

4 – Apenas ensinar sem interagir

A vontade de querer passar conhecimento ou ensinar algo é um dos elementos essenciais para fazer um curso online dar certo. No entanto não é o único. A interação com quem está assistindo através de testes ou até mesmo um fórum permite tornar mais dinâmico o curso online.

O fato é que muitos caem na ideia de que precisam apenas transmitir o conteúdo, esquecendo que o EAD hoje veio para facilitar o contato com o público-alvo. Então não esqueça de interagir com seus alunos!

5 – Curso obrigatoriamente pago

Dentre os grandes mitos ao criar cursos online está o fato de que o material desenvolvido precisa ser obrigatoriamente pago. Em outras palavras, você acredita que desde o começo suas aulas precisam ter um valor em dinheiro e nem sempre pensa em fornecer um minicurso ou uma prévia gratuita.

Os cursos online podem também ser gratuitos ou até mesmo oferecer uma prévia de curta duração sem cobrar nada. Instigue seu público-alvo com algo de graça e então leve-os ao curso completo ou outro material pago.

Tire da cabeça a ideia de que curso online é sinônimo de material pago. O retorno do público alvo para algo gratuito pode ser surpreendente!

6 – Curso online serve apenas para ganhar dinheiro

Se você decidiu criar seu curso online porque acredita que essa forma de ensino serve apenas para ganhar dinheiro, o melhor é repensar isso. O motivo? Esse é outro dos comuns mitos ao criar cursos online.

Ganhar dinheiro é uma consequência de se oferecer um bom material e atingir o público certo.

Agora, um curso EAD não serve apenas para ganhar dinheiro. Ele é também uma forma de disseminar conhecimento e permitir que outras pessoas conheçam o seu trabalho. Não se esqueça: retorno financeiro é uma consequência natural de um trabalho bem feito.

7 – É preciso investir muito no curso

Desistiu antes mesmo de começar ao perceber que seu orçamento está curto? Pois pode voltar a colocar em prática o planejamento de seu curso online. Apesar de existirem pessoas que invistam em algo cheio de pompa, isso não é uma obrigação.

Você pode começar filmando do seu próprio celular, no escritório da sua casa e se utilizando de aplicativos que ajudem a melhorar a filmagem. Não é preciso alugar um estúdio de gravação ou comprar uma câmera profissional.
É possível começar com algo mais simples e conforme se tornar conhecido no mercado apostar em aprimorar seus vídeos. Lembre-se que o principal é conseguir transmitir o conteúdo.

Confira nosso webinar: Como criar cursos online gastando pouco.

8 – Competitividade é motivo para desistir

Entrar em um mercado muito competitivo é sinônimo de fracasso. Esse é apenas mais um dos mitos ao criar cursos online que precisa ser derrubado. A verdade é que por mais que você escolha um assunto que está em alta ou já possui vários cursos falando sobre, é possível sim obter sucesso.

Escolha o tema que você realmente deseja ensinar e trabalhar em cima e não desista apenas por perceber que optou por uma área com maior concorrência. Foque então em diferenciais, em como você poderá ensinar aquilo de forma diferente do que já existe.

Assim você não se torna mais um no mercado, mas sim um profissional de destaque em um assunto bastante comentado.

Conclusão

Existem diversos mitos ao criar cursos online que ainda permanecem fortes na mente de muitos desenvolvedores de cursos EAD. Esta inclusive pode ser uma das explicações para quando alguém não consegue fazer seu negócio dar certo nesta área.

É preciso ter em mente que não existem regras obrigatórias a serem seguidas. Ao dar ouvidos a estes mitos você muitas vezes se priva de elementos que podem vir a ser essenciais em seu material. Sem contar que não se permite analisar outras possibilidades.

Você pode entrar no mercado de cursos online a partir de algo totalmente novo ou até mesmo em um conteúdo bastante divulgado. O principal é saber colocar o seu diferencial e passar o conteúdo da forma mais eficiente e interessante possível.

CTA ebook cursos online

ebookcursos-online


Categorias