Certificação Rock Content

Certificação Rock Content: caso de sucesso e crescimento exponencial da Rock – entrevista com Diego Gomes6 min read

As certificações online têm cada vez mais ganhado espaço e chamado a atenção daqueles que desejam aprender mais e se especializar.

Afinal, trata-se de uma forma rápida e prática de se ter acesso a novas técnicas e se tornar especialista em determinada área, como o marketing de conteúdo, por exemplo.

Tudo que é preciso é um computador com acesso a internet e dedicar algum tempo a acompanhar videoaulas para, ao final, obter a certificação.

Nesta postagem você vai conhecer o Case de Sucesso da Universidade Rock Content.

Vamos lá?

Certificação Digital para aprimorar conhecimentos

As empresas têm mudado sua visão em relação ao conhecimento que possuem. Se antes preferiam guardá-lo para si, hoje sabem que compartilhar conhecimento através de certificações online é a melhor opção.

Isso amplia suas chances de contar com profissionais ainda mais qualificados e alinhados com a política da empresa.

Atualmente, inclusive, há empregadores que começaram a exigir o certificado como um pré-requisito para suas vagas de emprego.

Foi ao observar o aumento dessa demanda por certificações em marketing de conteúdo online e também a falta de materiais mais completos na área, que os sócios da Rock Content viram uma oportunidade de investimento.

Passaram então a trabalhar em oferecer um curso online gratuito com certificação em marketing de conteúdo. Hoje os cursos da Rock Content são um sucesso e a empresa exige a Certificação Rock Content daqueles que desejam ingressar em seu quadro de funcionários.

Diego Gomes, sócio da Rock Content, nos contou um pouco sobre a implementação da certificação online da empresa e sobre a Universidade Rock Content – feita em parceria com seu sócio, Vitor Peçanha.

Veja as dificuldades enfrentadas para colocar o projeto do Certificado Rock Content em funcionamento, os benefícios observados e resultados obtidos.

Além disso, dá dicas para quem deseja oferecer cursos e trabalhar com certificações online.

Confira:

De onde veio a inspiração para desenvolver a certificação Rock Content?

DIEGO: Eu e meus sócios sempre fomos apaixonados por blogs, conteúdo, SEO e mídias sociais.

Mas aqui no Brasil, notamos que existia pouco material educacional mais aprofundado sobre o assunto.

Notamos o sucesso de certificações como a de Inbound marketing da Hubspot nos EUA e pensamos que havia uma oportunidade para uma certificação online gratuita de marketing de conteúdo para o profissional brazuca.

Por isso, meu sócio, Vitor Peçanha, que já gravava vídeos para nosso YouTube e para treinamento interno de colaboradores da Rock Content resolveu investir algumas semanas criando a grade de conteúdos para a certificação Rock Content.

Em menos de 60 dias lançamos a certificação Rock Content e ela tem sido um sucesso, sendo requisitada por várias empresas em todo o Brasil, hoje, para contratar profissionais de marketing digital.

certificação Rock Content

Qual foi a principal dificuldade que você encontrou para a implementar a certificação na Rock Content?

DIEGO: No início tínhamos pouca familiaridade com vídeos e gravávamos de maneira mais amadora. Aos poucos fomos aprendendo e evoluindo e hoje temos uma qualidade bem legal.

Além disso, implementar uma plataforma EAD também deu bastante trabalho. Na época, tivemos que colar muitas partes soltas para abrir o curso online e gerar certificados por exemplo.

Lembro que contratamos um freela para criar a V1 da Universidade Rock Content.

Quanto tempo levou para a Rock começar a sentir nos números a ação da certificação?

DIEGO: Foi imediato. No primeiro mês certificamos mais de 200 alunos. Hoje já são mais de 20 mil profissionais certificados pela Rock Content e o número cresce em alguns milhares novos todos os meses.

Como foi o processo de divulgação do curso?

DIEGO: Promovemos em nosso blog, em nossas vagas (para trabalhar na Rock é obrigatório ser certificado) e para nossas leads.

Aos poucos o tráfego começou a vir organicamente e várias empresas começaram a adotar nossa certificação como pré requisito.

Além disso, para impulsionar a carreira dos nossos profissionais certificados pela Rock Content, lançamos também o RockJobs, um portal de vagas para profissionais de marketing de conteúdo, 100% gratuito.

Hoje centenas de empresas contratam por lá e elas sempre dão preferência aos profissionais certificados.

No sentido de gestão de marca, qual foi o impacto que a Rock sentiu após a criação do certificado Rock Content ?

DIEGO: Enorme. As pessoas amam o conteúdo, compartilham e elogiam o a certificação Rock Content.

Por ser gratuito, muitas pessoas começam no mundo do impulsionar a carreira por ela. O Peçanha, que é o professor, começou até a ser reconhecido na rua, no aeroporto e até mesmo no carnaval.

Qualquer empresa pode aplicar uma certificação para o mercado em que atua?

DIEGO: Eu acredito que a grande maioria das empresas se beneficia muito em expor seu conhecimento para o mundo.

Para nós, além de ser um canal de aquisição de profissionais e leads, também se tornou uma ótima maneira de demonstrar para o mercado que sabemos bem sobre nossa área de atuação.

Posso dizer que, sem dúvida, a certificação Rock Content foi o que tornou a empresa a maior referência na área no Brasil.

Qual a importância em ter uma plataforma que auxilie a criação de certificações da empresa?

DIEGO: É essencial ter uma plataforma EAD. A empresa tem que focar no que ela tem de melhor, o conhecimento.

Eu sinceramente me arrependo de termos desenvolvido tudo na unha, do zero. Acho que uma plataforma que tirasse a parte técnica do processo teria nos dado mais velocidade e flexibilidade.

Qual sua dica para quem leu este texto e vai começar a planejar o seu certificado?

DIEGO: Faça algumas certificações online gratuitas para entender a dinâmica. Veja as certificações da Rock Content, do RD, da Hubspot.

Leia livros e conteúdos sobre marketing digital e marketing de conteúdo para montar uma estratégia de go to market coesa.

Eu recomendo muito o livro Traction, ele dá dica de canais que você pode usar para promover sua empresa e a certificação pode ser promovida via RP, Ads, conteúdo, etc.

Monte um plano de divulgação sólido e invista em conteúdo de alta qualidade. Além disso, foque também em incentivar outras empresas e seus clientes a se certificar.

Se o valor entregue pelo curso for grande e o custo baixo ou gratuito, todo mundo ganha.

 

E você, acredita que as certificações online tem se tornado cada dia mais importante?

Pensa em investir na produção de cursos online?

Não deixe de seguir as dicas dadas pela Rock Content e mantenha o foco nos benefícios que a implementação de uma certificação poderá trazer para o seu negócio.

E se você quer conhecer uma excelente plataforma para criar e gerenciar seus cursos EAD, assista a demonstração:

CTA Demonstração 2

demonstração eadbox


Categorias