criar um certificado

Como criar um certificado para sua empresa?

Criar uma certificação para a sua empresa pode ser o caminho para uma longa estrada de sucesso. Se você procura um diferencial competitivo para dar voz para a sua empresa e torná-la uma referência no mercado através da credibilidade e, é isso que você precisa.

Criar uma certificação é compartilhar o conhecimento técnico da sua empresa. Mas calma, você não vai estragar o seu negócio ensinando para outros a sua expertise. Pelo contrário, esta ação te ajudará a crescer. Criar um certificado é uma maneira de mostrar para o mercado que sua empresa possui um conhecimento avançado sobre o serviço que ela presta. Faz a sua empresa se tornar uma referência, uma formadora de opinião, reforçando o seu posicionamento de marca. Você pode oferecer certificação para seus funcionários, clientes e até mesmo para o público externo.

Trabalhar com certificação é importante para empresas de todos os tamanhos e das mais variadas áreas de atuação, e também é simples, pois seus custos são relativamente baixos: podendo ser realizadas online, por meio de plataformas de ensino a distância (EAD).

A empresa que investe nos seus próprios métodos de certificação garante credibilidade e qualidade frente ao mercado; esta contará com profissionais mais preparados e engajados com seu trabalho. Além disso, ainda existem outras vantagens. Seus clientes também enxergarão sua empresa de uma forma mais profissional e que se preocupa com a excelência dos serviços prestados. A Solera, por exemplo, conseguiu diminuir em 60% o custo com o suporte após treinar seus clientes com certificações online. Sem contar que uma certificação pode vir a ser uma estratégia para aumentar sua base de contatos, e consequentemente, vender mais. Nós acreditamos que, no futuro, toda empresa líder de mercado irá investir em sua própria certificação.

Porém, podem surgir algumas dúvidas a respeito de como criar um certificado, o intuito desse texto é esclarecê-las para tornar essa decisão ainda mais viável.

criar um certificado

O que é o certificado?

O certificado é um documento que atesta que um profissional, ou uma empresa, estão aptos para realizar tal função ou prestar tal serviço. Com o passar do tempo, a certificação se tornou uma ótima estratégia de mercado. A empresa que investe e cria um certificado ganha credibilidade e diferencial competitivo. O profissional que recebe a sua certificação tem maior chance de crescer na carreira, além de se tornar especialista em sua plataforma, estratégia ou serviço, tornando maiores as chances de ele recomendar sua empresa para outras pessoas.

As grandes empresas já consideram a certificação dos colaboradores como um diferencial na hora da contratação. Profissionais certificados saem na frente quando estão em busca de melhorar seus cargos ou de um novo emprego. Agora já imaginou se a sua empresa de software se tornasse referência na certificação de mão de obra para o nicho que você atua?

Porque criar um certificado?

O principal atrativo de criar um certificado é, de fato, o caráter diferenciador que ele proporciona para quem o tem. Exemplificando, vamos utilizar uma empresa que possui um selo da ISO 9001. Quem possui este selo faz questão de deixá-lo à mostra. Por quê? Porque o consumidor ao vê-lo, reconhece que o produto ou o serviço prestado passou por uma rígida normatização. Com a criação de certificados para seus colaboradores e profissionais da área temos ideia de padronização e conhecimentos difundidos para melhor execução dos trabalhos ou serviços a serem prestados.

Trabalhar com um curso certificado ajuda a fazer com que os seus prospects avancem no funil de vendas ao conhecerem melhor o seu produto ou serviço. O seu curso vai fazer com que o seu prospect aprenda mais sobre o problema que ele possui, pois durante o curso ele vai estudar suas causas, efeitos e soluções. E é aí que você você entra com os seus produtos ou serviços, que devem solucionar este problema.

Quem se interessar pela sua certificação vai ter um interesse claro em resolver determinado problema ou aprender mais sobre uma área específica. Por isso, para ter acesso a este conteúdo, eles estarão dispostos a compartilhar os dados deles com você. Desta forma ele vai se tornar uma futura oportunidade de venda.

Veja também: a importância da certificação.

Já entendemos que criar um certificado é de extrema importância para qualquer empresa que visa crescer e ter mais credibilidade. Porém, por onde começar a certificação? Existem alguns passos a serem seguidos.

Criando uma certificação

  1. Qual vai ser o público? Antes de criar um certificado, a empresa deve definir para quem ele será feito. A partir de então é possível definir qual será o conteúdo, linguagem e formas de avaliação utilizadas para colocar em prática a criação do certificado. Toda certificação busca aumentar o nível de conhecimento em um assunto específico. Por exemplo: um profissional de TI necessita de conteúdos diferentes de um profissional de vendas para se especializar.
  2. Engajamento: através da certificação você consegue trazer a padronização para uma empresa, quando aplicado em um colaborador. Seu funcionário vai ter bom um incentivo, pois vai perceber que a empresa está investindo nele, o que pode gerar até mesmo um impacto no clima empresarial. Os seus clientes vão compreender a importância do seu produto ou serviço, aumentando o valor agregado da sua empresa. Já as pessoas que optaram pelo seu curso, vão ter o seu conhecimento próprio aprimorado, incrementando assim o currículo delas.
  3. Escolhendo a plataforma: identificando o público alvo, a linguagem a ser utilizada e contando com o engajamento de todos, é hora de começar. Para isso, é preciso escolher a forma que será feita a certificação. Será presencial; online, por meio de plataformas ead; ou híbrida (que é a soma do treinamento presencial com o ead). Com isso decidido, é hora de colocar em prática a certificação e avaliação. Mas fique atento, se optar por uma certificação presencial, você vai precisar de uma equipe numerosa e ficará limitado à sua localização.
  4. Criei uma ótima certificação. E agora? Agora o sistema precisa ser mantido, para não se tornar obsoleto e desvalorizado. A atualização do seu curso online precisa ser contínua e institucionalizada. O objetivo é incluir no orçamento investimentos na manutenção dos certificados, através da realização de novos cursos, qualificando cada vez mais profissionais.

Chegou a hora de investir e criar um certificado!

Já provamos que os benefícios de investir nas certificações são inúmeros e funcionam para todas as empresas que desejam crescer. Investir em certificação é um processo menos custoso (tanto em tempo quanto em recurso) que outras táticas para ganhar mercado. Isso aperfeiçoa o processo e faz com que sua certificação ganhe escala. Que tal colocar em prática na sua empresa e colher os frutos desse investimento? Restou alguma dúvida? Precisa de ajuda para implementar a certificação em sua empresa? Deixe seu comentário e entre em contato conosco.


Categorias