certificação

Certificação: 6 empresas que utilizam e dominam o mercado

A certificação pode ser uma grande aliada nas empresas que querem ampliar sua fatia de mercado. É um posicionamento baseado na construção de marca que possui retorno em médio prazo. Através da certificação você automaticamente se coloca como referência no seu segmento. Mas como fazer isso?

Basicamente, compartilhando conhecimento, seja ele sobre uma área que você possui expertise, como faz a Rock Content com suas certificações de marketing digital; ou sobre a sua plataforma, como a Google faz com o AdWords. Não tenha medo de compartilhar o seu conhecimento, estas empresas são provas que, uma vez uma empresa se torna referência, as portas se abrem.

Separamos algumas das principais companhias que trabalham com as certificações nas mais diferentes áreas para você se inspirar. Investir em certificação pode fazer a sua empresa não apenas aumentar a sua base de leads, mas também se tornar líder de mercado.

Empresas que utilizam a certificação para dominar o mercado

Cisco Systems: a criadora do conceito de certificação

Cisco Systems está presente em 10 países. É a líder mundial em transformar a forma como as pessoas se conectam, se comunicam e colaboram. Ela atua em soluções para executivos, empresas de pequeno, médio e grande porte, além de provedores de serviços. No Brasil, a instituição atende clientes dos mais diversos setores: desde públicas, como universidades, até bancos e multinacionais.

E onde se encaixa a certificação? Como são inúmeras tecnologias, produtos e filosofias de configuração, o profissional precisa saber exatamente o que está fazendo. Sendo assim, ele passa por uma prova para demonstrar conhecimento sobre os conceitos necessários para trabalhar naquela determinada área ou com determinado software. Isso tornou o certificado da Cisco Systems um diferencial para quem trabalha com seus softwares. No final, ao conquistar o(s) certificado(s) da Cisco, o currículo do profissional passa a ter maior credibilidade. Esta credibilidade também é transferida para a empresa que emite o certificado e se torna referência.

Hubspot

A empresa americana possui 21 mil clientes em mais de 90 países. Ela é uma prova de que a certificação dá resultado. A Hubspot possui uma plataforma de vendas e inbound marketing e lançou a Hubspot Academy para oferecer certificação devido a alta demanda por cursos nesta área.

Após fazer um cadastro básico no site da companhia, você se depara com 14 opções de certificações variadas. Elas são oferecidas em seis idiomas e são divididas em cinco categorias: vendas, parceiro, marketing, entrega e projeto. No Brasil, são várias as instituições que utilizam as certificações do Hubspot para otimizar seus resultados. Algumas delas são:

  • We Do Logos: após descobrir a certificação Inbound da Hubspot Academy, a empresa obteve um crescimento exponencial em vendas durante cinco meses seguidos, como ressalta o CEO da empresa, Pedro Renan. Além disso, a certificação tornou-se quesito obrigatório nas contratações da empresa;
  • Creative Bizz: os profissionais que trabalham na empresa necessariamente contam com a certificação HubSpot. É o que diz Fernando Freitas, diretor de marketing e relacionamentos da companhia. Os certificados também são um diferencial nas contratações;
  • Toro Radar: Bruno Minnitti, gerente de marketing digital, destaca que a certificação em inbound marketing faz parte da estratégia da empresa. Ela foi essencial para o aumento de visitas no site, melhores leads e mais clientes.

Essas são apenas algumas das empresas que fazem parte do extenso portfólio da Hubspot. Dois detalhes aqui chamam a atenção: a forma como a Hubspot aumenta sua quantidade de leads a partir dos cadastros em sua academia; e também a forma como outras empresas utilizam e valorizam sua certificação.

Nós da Eadbox, também utilizamos a certificação da Hubspot em nossa empresa como treinamento básico. O curso sobre inbound marketing é gratuito e é hoje uma das referências no mercado.

Rock Content

A empresa criou a Universidade Rock Content. As suas certificações já auxiliaram mais de 500 companhias a obter sucesso. Os cursos oferecidos pela Rock Content englobam temas como marketing de conteúdo, email marketing, SEO, entre outros que se provam úteis para os profissionais de marketing digital e para os donos de empresas e agências. Hoje 70% das companhias já investem em marketing de conteúdo, por exemplo. A Rock utiliza sua certificação para mostrar a complexidade e a importância do seu trabalho no dia a dia de um empreendimento, mostrando para o seu cliente final que seu serviço é necessário e que eles são a referência de mercado.

Atualmente, eles possuem um total de oito cursos ativos e mais dois a caminho. Todos voltados para o marketing digital.

Como funciona o certificado da Rock? O curso da certificação em marketing de conteúdo, por exemplo, é dividido em 10 aulas, com cerca de três horas de conteúdo. Ao final, o participante responde uma prova de 70 questões objetivas. É preciso ter 75% de acertos para conquistar o certificado, que é válido por um ano.

Microsoft

A Microsoft é hoje o grande fornecedor de infraestrutura básica de tecnologia da informação. Ou seja: ter uma certificação da empresa é extremamente importante para os profissionais dessa área. Assim, é possível obter mais visibilidade, credibilidade e, principalmente, aumento nos lucros, seja você um prestador de serviços ou funcionário.

Sabendo da importância das certificações devido ao mercado acelerado no mundo da tecnologia, a empresa disponibiliza o Microsoft Virtual Academy (MVA – uma ferramenta de e-learning), onde é possível realizar vários cursos livres que podem servir como grande auxílio na carreira do profissional de tecnologia. Segundo Eduardo Passos, do site Infobusiness, o mercado cobra sim por profissionais certificados e aceita pagar mais para essas pessoas.

Quanto melhor o colaborador de uma empresa conhece a plataforma Microsoft, melhores serão os resultados que ele irá extrair dela. isso aumenta a produtividade dentro das empresas que utilizam as certificações Microsoft e também serve de propaganda, pois quanto melhores os resultados na empresa, maior a probabilidade de recomendação do curso, e consequentemente, do reconhecimento da plataforma.

Google

Saber trabalhar com maestria com links patrocinados, principalmente por meio do Google Adwords, tornou-se item obrigatório. São muitos os que investem nesse conhecimento e, para garantir a satisfação dos clientes e continuar mantendo a credibilidade da empresa, a Google oferece certificações para profissionais (Google AdWords Qualified Individual) e para empresas e agências (AdWords Certified Partner) que passam por uma rigorosa avaliação da companhia.

  • Para o profissional: ele realiza duas provas. Uma, de nível básico, com 120 questões sobre os “Princípios básicos da publicidade do Google”. O tempo para realizá-la é de 120 minutos e é preciso obter 85% de acerto (equivalente a 102 respostas). Após a aprovação na fase anterior (e para aqueles que desejam uma especialização maior), é possível optar por três outras categorias: Publicidade de Pesquisa, Publicidade Gráfica ou Relatório e Análise de Dados. O tempo é de 120 minutos e é preciso acertar, pelo menos, 80% do exame.
  • Para a agência: diferentemente do profissional, para a agência ter a sua certificação, é preciso que ela complete três requisitos:
  1. Ter pelo menos um profissional certificado como Google AdWords Qualified Individual;
  2. Gerenciar, no mínimo, 10 mil dólares de verba de links patrocinados no período de 3 meses;
  3. Aceitar os Termos e Condições do programa.

A Google aposta no treinamento do profissional para que ele conheça as funcionalidades da sua plataforma. Quanto melhor ele souber utilizá-la, mais resultados irá obter. Quanto melhores os resultados, mais as pessoas vão utilizá-la, e mais a Google fatura.

Amazon

Outra empresa que trabalha com certificação é a gigante Amazon. O título oferecido pela Amazon Web Services (AWS), além de validar as habilidades técnicas do profissional, oferece benefícios que o auxiliam a demonstrar a sua conquista – e permanecer sempre atualizando seus conhecimentos. Algumas das vantagens são: acesso à comunidade de certificação da AWS no LinkedIn; uso do logotipo oficial; eventos de reconhecimento – convites para recepções de agradecimento regionais; insígnias digitais, que validam o status de certificação da AWS com colegas e empregadores; loja de certificações da AWS. Quanto mais certificações o profissional obtiver, maior o acesso a produtos.

O incentivo é para que o profissional esteja sempre disposto a conquistar novos certificados. E a Amazon valoriza – e muito – esses títulos. Isso faz com que os seus fornecedores mantenham o padrão de qualidade, fazendo com que sua marca seja sempre referência no mercado.

Está convencido da importância da certificação?

Citamos algumas das principais empresas globais que utilizam e valorizam as certificações. Seja na hora de contratar um profissional ou para melhorar seus resultados, o investimento em certificados é muito importante. No futuro, toda empresa líder de mercado terá sua própria certificação.

Veja também: estratégia efetiva para treinamento de clientes.

CTA Trial

trial


Categorias