blended learning e o processo de aprendizagem

Blended Learning e o Processo de Aprendizagem

O Blended Learning também é conhecido como aprendizagem mista, ou ainda como aprendizagem híbrida. É um programa de educação formal que integra o aprendizado presencial com a instrução digital baseada em tecnologia. A aprendizagem ocorre em um ambiente virtual de aprendizagem ou em uma sala de aula. O grau de interação, o uso da tecnologia e o controle do aluno dependem de qual dos modelos de educação mista vai ser usada.

Com o blended learning os professores podem dar aos alunos o que eles precisam, quando eles precisam, tornando o aprendizado ainda mais personalizado.

Esta ação em assuntos centrais em disciplinas como história no ensino fundamental e ensino médio, por exemplo, torna a aprendizagem mais produtiva ao fornecer aos professores as melhores ferramentas, dando a eles mais tempo e dados para complementar a instrução dos seus alunos.

Em um mundo cada vez mais competitivo, nossas escolas devem passar para o modo de alto desempenho e alavancar a tecnologia para avançar na educação, assim como fazemos no mundo dos negócios. O blended learning trouxe um novo enfoque aos métodos de aprendizado: ela pode ser digital, combinada, personalizada, individualizada ou adaptativa.

A aprendizagem mista surge como uma forma de proporcionar uma aprendizagem mais individualizada, ampliar o acesso de todos os alunos do ensino fundamental e superior e reduzir os custos, ao mesmo tempo que melhora a produtividade educacional.

CTA Aluno ideal

criar persona do aluno ideal e planejamento digital

Benefícios de aprendizagem mista

A aprendizagem combinada com a instrução presencial e a utilização inteligente de tecnologias avançadas de aprendizagem digital podem proporcionar múltiplos benefícios para o aluno. Um ambiente virtual de aprendizagem comporta maior personalização, permitindo que os alunos de diferentes níveis de aprendizado consigam aprender em seu próprio ritmo, mas simultaneamente.

A tecnologia móvel presente nos smartphones permite a aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar, fora dos horários programados. Isso aumenta o engajamento e a confiança dos alunos, desenvolvendo as suas habilidades de aprendizagem e confiança.

A aprendizagem mista melhora as condições de ensino, as novas ferramentas equipam os professores com dados úteis para ajudar a moldar intervenções e caminhos de aprendizagem. A tecnologia de aprendizagem personalizada permite que os professores e o tutor online trabalhem com alunos individualmente ou em pequenos grupos.

Que saber mais sobre tutor online? Confira aqui

Aprendizagem mista e tecnologia

Com os custos de smartphones cada vez mais baixos e maior disponibilidade de acesso à internet banda larga, é praticamente obrigatório para uma instituição de ensino possuir uma plataforma ead para promover a aprendizagem adaptativa. Agora é mais fácil do que nunca integrar a aprendizagem mista em escolas e principalmente nas Universidades. Os professores podem se tornar mais produtivos e a realização do aluno pode ser acelerada para uma melhor preparação.

 

Aprendizagem adaptativa, coleta de dados e aprendizagem combinada

Um componente chave para entregar com êxito a aprendizagem combinada, e a aprendizagem altamente personalizada que resulta dela, é a capacidade de utilizar dados em tempo real. Aprendizagem adaptativa Inteligente usa dados “ao vivo” para integrar a instrução com a avaliação de forma a complementar todos os modelos de blended learning.

 

Modelos de aprendizagem mista

Em cada modelo de aprendizagem combinada, a personalização do conteúdo é crucial para o sucesso do aluno e do curso online. Em vez de um modelo de tamanho único, o objetivo é conseguir uma solução de tamanho único. Isso pode significar que mais de um dos modelos pode ser usado em momentos diferentes na experiência de aprendizagem.

Os modelos de rotação e suas variantes são mais utilizados nas séries elementares porque contam com instrutores educacionais. No modelo de rotação os alunos mudam entre modalidades de aprendizagem, com pelo menos um modo como aprendizagem online. Já na rotação individual, os alunos rodam em um calendário individualmente personalizado e fixo entre as modalidades de aprendizagem, das quais pelo menos uma é a aprendizagem online.
Um algoritmo ou professor define horários individuais de alunos. Este modelo difere dos outros modelos de rotação porque os alunos não necessariamente giram para cada módulo ou modalidade disponível.

Na rotação de sala de aula, dentro de um determinado curso ou disciplina, pelo menos em um módulo é utilizada a aprendizagem online. Os alunos rodam em um horário fixo ou a critério do professor entre modalidades de aprendizagem baseadas em sala de aula.

CTA cursos online

como produzir e distribuir cursos online

Outros módulos podem incluir atividades como pequenos grupos ou instrução de classe completa, projetos de grupo e tutoria individual. Algumas implementações envolvem a classe inteira alternando entre atividades em conjunto, enquanto outras dividem a classe em rotações de grupo pequeno ou uma por uma.

  • No modelo sala de aula lançada os alunos se alternam num horário fixo entre a prática, orientados por professores presenciais no campus durante o dia escolar e a entrega online de conteúdo e instrução do mesmo assunto de uma localização remota após a aula. A entrega primária de conteúdo e instrução é online.

 

  • No modelo Flex a ênfase está na aprendizagem online, mesmo que direcione os alunos às atividades offline às vezes. Os alunos se movem em uma programação individualmente personalizada e fluida entre as modalidades de aprendizagem. O professor de registro ou outro guia de aprendizado fornece o suporte conforme necessário, através de atividades como instrução em pequenos grupos, projetos de grupo e tutoria individual.

 

  • No modelo a La Carte os alunos tomam um ou mais cursos online com um professor online de registro e, ao mesmo tempo, continuar a ter experiências educacionais em uma sede física. Os alunos podem fazer os cursos online no campus ou em áreas remotas, como em suas casas.

 

  • No modelo Virtual Enriquecido, uma experiência de toda a escola em que, dentro de cada curso, os alunos dividem seu tempo entre assistir a um campus e aprender remotamente usando a entrega online de conteúdo e instrução.

Muitos programas começaram como escolas em tempo integral online e, em seguida, desenvolveram programas mistos para fornecer aos alunos de seus cursos presenciais experiências escolares. Os alunos raramente frequentam o campus todos os dias da semana.

Para aplicar este novo conceito de aprendizagem que vem ganhando espaço no mercado você vai precisar de uma plataforma completa. Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis da plataforma EadBox e experimente todas as funcionalidades desta plataforma de que vai ajudar você a mudar o conceito de ensino com a utilização do blended learning.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

Categorias