tendências de educação corporativa

Conheça 15 tendências de educação corporativa para aplicar na sua empresa

Quando falamos em educação corporativa existem algumas tendências que estão em alta e vêm ganhando cada vez mais espaço. As técnicas de aprendizado através de meios eletrônicos é um exemplo que pode ser citado. Ainda assim, a automatização, o uso de vídeos e a educação a distância não são as únicas tendências de educação corporativa.

A verdade é que as empresas estão em busca de recursos de aprendizagem que funcionem de forma mais rápida e eficiente. Permitindo assim que possam treinar os colaboradores de maneira mais efetiva. Aprimorando suas habilidades e ajudando-os com aquilo que precisam desenvolver. Se você ainda não aplica alguma dessas tendências dentro de sua empresa, tem motivos para se preocupar.

Tendências de educação corporativa que você precisa conhecer

Como a educação corporativa está sempre em constante mudança, separamos para você as tendências que estão em alta neste momento e que, portanto, não devem ser ignoradas:

tendências de educação corporativa

Vídeos

O uso dos vídeos como parte do processo de aprendizagem é algo que tem ganhado espaço quando se fala de tendências de educação corporativa. Isso porque ensinar algo através de uma filmagem permite que o aluno se identifique com o que é exposto e se sinta mais motivado a aprender.

A ideia é que, mais do que ler um conteúdo, a pessoa possa sentir que o vídeo é direcionado para ela. Contribuindo para agregar conhecimento. Além disso, vídeos podem ser assistidos de qualquer lugar, a qualquer momento e em qualquer dispositivo, aumentando seu alcance.

Microlearning

O microlearning é uma das tendências de educação corporativa que está sendo aplicada com maior frequência pelas empresas. Envolve o uso de conteúdos de curta duração. Podem ser vídeos ou textos de no máximo uma página. A ideia é permitir que o colaborador tenha acesso ao conteúdo aos poucos. Assim tendo um tempo para refletir e assimilar aquilo que está sendo ensinado.

Você pode saber mais sobre o microlearning clicando aqui.

Gamification

A principal ideia da técnica de gamification é tornar o aprendizado algo mais atrativo e até mesmo divertido. Pode misturar atividades do dia a dia com pontuações, desafios e missões a serem cumpridas. Aquilo que é ensinado é mais facilmente assimilado, já que não é visto como algo chato ou entediante.

Quer saber mais sobre essa técnica? Clique aqui.

Mobile learning

Como já diz o próprio nome, a técnica de mobile learning envolve o uso de smartphones e tablets como forma de aprendizado. O fato é que o conteúdo pode ser muito mais atrativo quando apresentado em aplicativos móveis do que quando desenvolvido apenas para computadores. Sem contar que permite que o colaborador acesse em qualquer lugar e a qualquer momento. Podendo ter o material das aulas ou treinamentos o tempo todo consigo.

Treinamentos com base em competências

Se você parou para observar deve ter notado que as empresas têm investido cada vez mais em treinamentos específicos e direcionados. Um destes é o treinamento com base em competências que tem por objetivo melhorar a produtividade da empresa e manter os colaboradores motivados. O foco está em desenvolver habilidades já existentes e alinhá-las com o que a empresa deseja.

Aprendizagem aumentada

Essa é uma das tendências de educação corporativa que ainda está em expansão e tem grande expectativa de crescimento para o próximo ano. Envolve o uso de tecnologias como o 3D e a realidade virtual para permitir que o participante tenha uma maior interação com o que lhe é ensinado, podendo inclusive vivenciar situações reais.

Personalização

A personalização se encontra dentre as tendências de educação corporativa que já podem ser observadas com maior frequência, mas sua tendência é ficar ainda mais direcionada e específica. A ideia é que o conhecimento seja repassado de forma direta e dedicada para cada pessoa. Assim cada uma receberá um material que se foca no seu ritmo de aprendizado e nas competências a serem desenvolvidas.

Automatização

A automatização está diretamente relacionada a personalização. Antes de iniciar algum curso online, os alunos serão direcionados a questionários ou outras formas de avaliação que irão levá-los exatamente àquilo que precisam aprender. O conhecimento se tornará específico e o curso ou treinamento irá atender a necessidade de cada pessoa individualmente.

Big Data

Envolve a geração de resultados e os índices e indicadores serão obtidos através do ambiente de trabalho e do que ali é aprendido. É uma forma mais prática de analisar o que cada pessoa conseguiu aprender e como ela contribui para a empresa. Facilitando assim a criação de cursos mais específicos e direcionados.

Serious Games

Os jogos e o ambiente lúdico também aparecem como tendências da educação corporativa. Mas isso não significa que tudo irá virar uma grande bagunça. A ideia é tornar o aprendizado um momento mais divertido e interessante ao mesmo tempo em que é possível motivar os colaboradores e estimular uma competição saudável.

Design Responsivo

Dentre as tendências de educação corporativa, esta entra em conjunto com a Mobile Learning. Como a ideia é que os materiais apresentados funcionem em qualquer dispositivo, o design responsivo é aquele que trabalha com programações que irão permitir que qualquer pessoa possa acessar um curso ou um treinamento em qualquer dispositivo, sem a necessidade de comprar um aparelho específico, por exemplo.

Avaliação de resultados

Essa é uma tendência de educação corporativa muito presente no Brasil. Funciona de forma semelhante ao Big Data. O objetivo é avaliar os resultados de aprendizagem de cada colaborador. A partir disso se desenvolvem cursos e treinamentos mais específicos e dedicados a trabalhar aquilo que precisa ser aprimorado.

Treinamentos EAD

Os treinamentos online também vêm se destacando dentre as tendências de educação corporativa. Isso porque é muito mais prático e interessante treinar um colaborador se utilizando de materiais online e da educação a distância. Inclusive vale comentar que no Brasil o EAD faz parte das técnicas que vêm ganhando espaço e conquistando as empresas. O motivo? A educação a distância permite que o treinamento ou estudo de determinado tema possa ser realizado a qualquer momento, de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo. Há estudos que afirmam, inclusive, que a EAD em breve terá mais alunos do que o ensino presencial.

Trilhas de aprendizagem

Funciona de forma semelhante aos treinamentos baseados em competências. Também faz parte das tendências que vêm ganhando destaque no nosso país. A empresa analisa as habilidades de seus colaboradores e então as compara com as que desejaria que estes tivessem. Ao final, traça uma trilha de aprendizado para que o aluno possa desenvolver novas habilidades e aplicar as já existentes dentro daquilo que a empresa busca.

Mídias Sociais

Talvez essa informação possa deixar você um pouco surpreso. Mas, as mídias sociais podem ser utilizadas como uma forma de aprendizado. Blogs, microblogs, fóruns de discussão e até mesmo os vídeos são exemplos de ferramentas que podem ser aplicadas por quem deseja experimentar essa tendência.

Conclusão

Existem várias tendências de educação corporativa que estão ganhando destaque no mercado. O que você pode observar acima. Empresas que as desprezam ou não têm interesse em aplicá-las estarão automaticamente se prejudicando.

Você já aplica alguma dessas tendências de educação corporativa em sua empresa? Tem planos de colocá-las em prática? Lembre-se que o conhecimento hoje é o bem mais precioso de uma organização. Então não deixe de investir nessas técnicas!

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias