Gestão do conhecimento e educação corporativa

Gestão do conhecimento e educação corporativa: saiba como aliar

A educação corporativa está sendo cada vez mais necessária dentro das empresas, pois os colaboradores precisam se manter atualizados. Visto o cenário mercadológico em que nos encontramos que está em constantes mudanças, a melhor estratégia para seguir é associar a gestão do conhecimento e educação corporativa. Dessa forma, é possível ter uma melhora no desempenho dos colaboradores e resultados cada vez mais satisfatórios.

Veja também: gestão do conhecimento: comece a aplicar em sua empresa.

Case WiseUP - MOFU Enterprise

Quanto mais conhecimento um gestor ou colaborador tiver, melhor para ele e para a empresa. Contudo, conhecimento sem objetivo pode ser um tiro no pé. É necessário aliar o conhecimento com gestão, assim, é possível ter um crescimento pessoal e profissional. Isso acontece porque a sabedoria por si só não dá vantagem competitiva, principalmente dentro do ambiente corporativo. É imprescindível ter uma gestão do conhecimento para nortear o aprendizado para que ele seja utilizado da melhor forma. Portanto, aliar gestão do conhecimento e educação corporativa é uma excelente estratégia a ser seguida.

Gestão do conhecimento e educação corporativa

Faça da gestão do conhecimento e educação corporativa aliados

A gestão do conhecimento consiste na coordenação dos conhecimentos necessários para um bom desempenho no trabalho. Isso envolve conhecimentos internos e externos, pessoais e profissionais. Um colaborador no momento em que chega na empresa já possui um conhecimento prévio que deve ser mantido e moldado de acordo com as necessidades e estratégias da empresa.

A educação corporativa é uma ferramenta utilizada pela gestão do conhecimento para desenvolver e capacitar os colaboradores. É a partir dela que o conhecimento necessário para a realização de atividades diárias e para as relações interpessoais no trabalho começam a ser moldadas. Portanto, uma se torna co dependente da outra. Enquanto a gestão do conhecimento trabalha através de estratégias traçadas para a obtenção de resultados esperados, a educação corporativa é o processo ativo para a realização destas metas.

Benefícios da gestão do conhecimento e educação corporativa

Quando a gestão do conhecimento é colocada em prática de forma eficaz é possível ver uma mudança no ambiente organizacional. É a partir dela que toda a aprendizagem – seja ela interna ou externa a empresa – é gerenciada de forma com que  todo o conhecimento adquirido seja colocado em prática da forma correta. Sendo coerente com as reais necessidades da empresa e do próprio colaborador.

Quanto mais educados os colaboradores e gestores estiverem, melhor serão os resultados individuais e coletivos. Dessa forma, a empresa – e o colaborador –  ganha valor competitivo no mercado. O colaborador se torna mais eficiente em suas atividades, deixando-o mais engajado com seu trabalho. Com isso muitos custos da empresa diminuem, pois há redução dos erros e da rotatividade de colaboradores.

Ter uma gestão voltada ao aprendizado e conhecimento faz com que gestores e profissionais do RH tenham um maior controle das informações e procedimentos dentro da empresa. Tornando o trabalho de administração muito mais fácil.

É importante lembrar que empresas que investem em uma educação corporativa e na gestão do conhecimento com toda certeza conseguem alcançar o sucesso com mais facilidade.

O post foi esclarecedor? Deixe um comentário com sua opinião.

Teste gratuito - enterprise


Categorias